Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Terra Livre
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 60 (2023): É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil
v. 1 n. 60 (2023): É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.v1i60
Publicado:
2024-02-23
Edição completa
pdf
Capa
Capa
É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil
Igor Carlos Feitosa Alencar
pdf
Sumário
Expediente e Sumário
Terra Livre AGB
i-xiv
pdf
Editorial
Editorial
Terra Livre AGB
xv-xix
pdf
Artigos
Do ensino remoto ao ensino presencial em contexto pandêmico
desafios no Ensino de Geografia de uma escola pública em Tefé (Amazonas/Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3107
Hanah Clara Farias Ribeiro, Hikaro Kayo de Brito Nunes
20-58
pdf
Prática docente em Geografia
reflexões e experiências
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3164
Danilo Carneiro Magalhães
59-80
pdf
As implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente de Geografia e seus desdobramentos na prática pedagógica e na luta política
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3213
Janeide Bispo dos Santos, Marcos Antônio Campos Couto
81-120
pdf
Considerações acerca da BNC-Formação e as novas morfologias do trabalho
o professor de novo tipo
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3210
Rodrigo Coutinho Andrade
121-156
pdf
Diversidade de corpos no Estágio Supervisionado
"a dor e a delícia de ser o que é"
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3195
Clesley Nascimento, Renata Silva Barbosa
157-186
pdf
Residência Pedagógica no contexto do avanço das Reformas Neoliberais para a educação
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3191
Claudia Lúcia Costa
187-208
pdf
Precarização da educação e da atividade docente
notas sobre a experiência na rede pública estadual de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3207
Wesley Valentim Anacleto da Silva
209-236
pdf
Jovens cotistas e espaço
a juventude como direito
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3122
Aline de Vieira Souza
237-276
pdf
Por um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3179
Leandro Vieira Cavalcante
277-303
pdf
A disciplina escolar de Geografia frente à apropriação neoliberal da transposição didática na educação
pensamento crítico a respeito da desvalorização docente no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3182
Anderson Felipe Leite dos Santos
304-340
pdf
Impactos da Reforma do Novo Ensino Médio na formação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3169
Maria Roselândia Barros Cunha , Luiz Antonio Araújo Gonçalves
341-368
pdf
Educação e território quilombola
o processo de construção do Plano Político Pedagógico da Escola da Comunidade de Raiz
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3187
Maria Clara Salim Cerqueira
369-402
pdf
A politica de cotas da universidade do Estado do Rio de Janeiro e permanência de corpos negros no espaço universitário- Campus Maracanã
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3205
Nilton Abranches Junior, Camila Reis Tomaz, Carolina da Silva Santos, Rachel Cabral da Silva
403-433
pdf
Abordagem geográfica e os desafios por uma construção ativa
natureza, meio ambiente e educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3119
Vitória Alves Lima
434-472
pdf
Natureza, bem viver e questão agrária
possibilidade para o Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3183
Dayane Galdino Brito, Katielly Santana Lúcio da Costa
473-511
pdf
O rio Poti (Teresina/PI) como objeto de estudo no âmbito da Geografia Física Escolar
a relação estudante-rio-escola
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3120
Edenilson Andrade Ferreira, Ernane Cortez Lima
512-545
pdf
Pegar para ver outras Cartografias
desafios e possibilidades do uso do mapa tátil no Ensino de Geografia para alunos não videntes
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3194
Flora Antonia Soares Ribeiro; Lucas Pereira Vieira
546-571
pdf
A (Re)produção dos saberes
educação e a cerâmica artesanal do distrito administrativo de Icoaraci, Belém - PA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3155
João Victor Rocha Leão, Wanessa Viviane Paixão Farias
572-610
pdf
Fazendo gênero no chão da escola
reflexões a partir do EDP Gênero, Sexualidade e Diversidade na escola, no X Fala Professor(a)
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3176
Rusvênia Luiza B. R. da Silva, Mariana Rabêlo Valença, Pedro Israel Mota Pinto
611-633
pdf
A Ciranda infantil no X Fala Professor (a)!
Ação afirmativa na construção de um espaço para a garantia de direitos
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3197
Silvana Chagas Holanda, Camila Dutra
634-657
pdf
O Estado Imperial brasileiro se vê no espelho
aproximações sobre o tema Brasil no Ensino de Geografia nos primórdios do Colégio de Pedro II
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3204
Jorge Luiz Barcellos da Silva
658-689
pdf
Proposta de análise de livros didáticos de Geografia dos anos iniciais
um olhar para linguagem cartográfica.
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3200
José Orian Garcia Matos, Sulivan Pereira Dantas
690-705
pdf
Normas
Normas de submissão
Terra Livre AGB
706-717
pdf
Idioma
English
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
viii cbg
discurso geográfico
produção acadêmica
participação social
inventários participativos
patrimônio cultural
programa cisternas
semiárido
gestão ambiental
resistência
condição periférica
mulher
família
seco
chuvoso
trigo
soja
Edição Atual
Homenagem
Indexadores
Licença