Impactos da Reforma do Novo Ensino Médio na formação cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3169

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Currículo, Formação, Cidadania

Resumo

Este artigo é resultado das reflexões, leituras e debates realizados acerca das políticas educacionais e sobre o papel da Geografia Escolar na formação cidadã. Tendo em vista a nova reforma do Ensino Médio que entrou em vigor na rede de ensino de todo o país no ano de 2022, este ensaio teve o objetivo de investigar as mudanças promovidas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e seus impactos na formação cidadã no que tange à etapa do Ensino Médio, principalmente no itinerário formativo em que engloba a Geografia Escolar. A alteração mais explícita foi marcada pela prevalência da obrigatoriedade e supervalorização da Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, enquanto as demais disciplinas foram postas como optativas, dentre elas, a Geografia. Ademais, os resultados obtidos, através da revisão bibliográfica e documental,apontam para um paradigma de ensino pautado no individualismo e de uma formação direcionada às demandas do mercado de trabalho em detrimento da formação cidadã.

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Biografia do Autor

Maria Roselândia Barros Cunha , Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada e Mestra em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), pós-graduanda em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e também em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, ambas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante a graduação atuei como bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Permanência Universitária (IC/PBPU) da UVA e, como membro do grupo de pesquisa e estudos sobre Geografia escolar e Educação, capitalismo e território no semiárido cearense vinculado ao laboratório de estudos de Geografia (LEGEO/UVA). Estive presente como monitora da disciplina de estagio supervisionado I. Fui professora da rede pública do município de Ipu-Ceará, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, alfabetização cartográfica Ensino de Geografia, Ensino de História, Ensino Religioso e Formação para Cidadania. Durante a formação stricto sensu, elaborei um estudo voltado para formação de professores, políticas públicas educacionais, testes avaliativos, currículo e atuação docente com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Ademais, possuo formação em nível de aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional e Letramento Digital pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Luiz Antonio Araújo Gonçalves , Universidade Estadual Vale do Acaraú

É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2006/2009), possui mestrado em Geografia (2009) e doutorado em Geografia (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PROPGeo/UECE. Foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2020-2021) e Coordenador adjunto do Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG/UVA. Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolvendo a Pesquisa: "As novas centralidades e dinâmicas territoriais da rede urbana no Noroeste do Ceará.". Atualmente é Professor Adjunto dos Cursos de Geografia (Bach. e Licenc.) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Mestrado Acadêmico da UVA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, do comércio e serviços, geografia do turismo e geografia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: circuitos da economia urbana, territórios urbanos, Cidades médias e pequenas, comércio e serviços, cultura e consumo, mercados e feiras, mobilidades e redes. É membro da Rede Brasileira de Estudos sobre Comércio e Consumo (ReBECCa), da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), da Rede Brasil-Portugal de Investigações Costeiras (REDE BRASPOR) e da Rede Norte-Nordeste de Pesquisadores na Pós-Graduação em Geografia (RENNEGEO).

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

BARROS CUNHA , M. R.; ARAÚJO GONÇALVES , L. A. Impactos da Reforma do Novo Ensino Médio na formação cidadã. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 341–368, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3169. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3169. Acesso em: 19 nov. 2024.

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