Considerações acerca da BNC-Formação e as novas morfologias do trabalho
o professor de novo tipo
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3210Palavras-chave:
BNC-Formação, gerencialismo, accountability educacional, pedagogia das competênciasResumo
Por meio do exame das atuais prescrições curriculares para os cursos superiores de licenciatura, das recomendações internacionais para a formação em todos os níveis de ensino, assim como dos contributos teóricos sobre o tema, observa-se a operação material e imaterial imersa nos novos léxicos e mecanismos gerenciais para a contemplação do atual estágio de reprodução sociometabólica do capital tanto no âmbito estrutural, quanto no corpo superestrutural, demandando para tal um trabalhador maleável e adaptável às novas morfologias do trabalho. Tal conteúdo alcança a educação por meio do controle sistemático dos entes fixos e variáveis, com relativa centralidade sobre o trabalho docente nos últimos para a concreção do currículo prescrito-aferido. Neste sentido, objetivamos analisar as incidências do receituário da frente ampla do capital na BNC-Formação para a consolidação do “professor de novo tipo”. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter explicativo, que se ancora no exame bibliográfico-documental. Como resultado indicamos que análise do documento acima discriminado imputa uma série de predileções pertinentes à adequação do trabalho docente ao princípio gerencial-quantofrênico.
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