As implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente de Geografia e seus desdobramentos na prática pedagógica e na luta política
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3213Palavras-chave:
ensino de geografia, pedagogia histórico-crítica, geografia histórico-críticaResumo
O artigo analisa implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente em Geografia, teorias que explicam e dão direção aos processos de ensino-aprendizagem e às finalidade políticas da educação escolar. A metodologia explicita a relação entre a teoria pedagógica e a sua finalidade política, mediadas pelo papel da escola, do professor e de sua prática pedagógica. Focaliza três situações de contexto de ensino às quais o/a professor(a) de Geografia são submetido(a)s, com o objetivo de demonstrar como as teorias pedagógicas dão rumo ao trabalho docente. O trabalho pedagógico é ato intencional que tem fins de formação de sujeitos que estão em processo de aprendizagem. O trato pedagógico aos conhecimentos da ciência geográfica nos processos de ensino, implica na intenção de que os estudantes desenvolvam consciência acerca da organização espacial da sociedade no contexto das classes em luta
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