Prática docente em Geografia

reflexões e experiências

Autores

  • Danilo Carneiro Magalhães Seduc/CE; SME Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3164

Palavras-chave:

Práxis, Docência, Geografia

Resumo

Pensar a práxis docente é um ato, ao mesmo tempo, desafiador e necessário. Ao considerarmos que a (re)construção de práticas pedagógicas se dá pelo movimento dialético de elaboração/aplicação/avaliação de situações de ensino-aprendizagem, refletir este processo é o esforço que empreendemos neste trabalho. Para além da descrição de atividades empíricas, foi realizada pesquisa bibliográfica. O artigo se divide em três momentos: no primeiro, situa teoricamente a compreensão de práxis docente; em seguida, relata práticas de ensino de Geografia realizadas em escolas da rede pública municipal de Fortaleza e estadual do Ceará; finaliza com um exercício de reflexão acerca das múltiplas dimensões que envolvem a experiência docente. O trabalho conclui que o ensino de Geografia está para além dos limites das salas de aula, e que a docência se concretiza também em uma dimensão classista, superando a mera aplicação de metodologias.

Referências

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

CARNEIRO MAGALHÃES, D. Prática docente em Geografia: reflexões e experiências. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 59–80, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3164. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3164. Acesso em: 17 abr. 2024.