Prática docente em Geografia
reflexões e experiências
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3164Palavras-chave:
Práxis, Docência, GeografiaResumo
Pensar a práxis docente é um ato, ao mesmo tempo, desafiador e necessário. Ao considerarmos que a (re)construção de práticas pedagógicas se dá pelo movimento dialético de elaboração/aplicação/avaliação de situações de ensino-aprendizagem, refletir este processo é o esforço que empreendemos neste trabalho. Para além da descrição de atividades empíricas, foi realizada pesquisa bibliográfica. O artigo se divide em três momentos: no primeiro, situa teoricamente a compreensão de práxis docente; em seguida, relata práticas de ensino de Geografia realizadas em escolas da rede pública municipal de Fortaleza e estadual do Ceará; finaliza com um exercício de reflexão acerca das múltiplas dimensões que envolvem a experiência docente. O trabalho conclui que o ensino de Geografia está para além dos limites das salas de aula, e que a docência se concretiza também em uma dimensão classista, superando a mera aplicação de metodologias.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, W. M. de; FIORAVANTI, L. M. Exibição de filmes no ensino de Geografia: relato de uma experiência. Revista Ensino de Geografia (Recife), Recife, v. 1, n. 2, p. 163-177, mai./ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240431/31714. Acesso em: 27/06/2020. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240431
BRASIL. Lei 11.738, de 16 de Julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília: Câmara Federal, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 19/06/2020.
CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KAERCHER, N. A. O gato comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 4 ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 221-231.
KIMURA, S. Geografia no ensino básico – questões e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
OLIVEIRA, C. D. M. de; ASSIS, R. J. S. de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n.1, p. 195-209, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a13v35n1.pdf. Acesso em: 21/06/2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100013
OLIVEIRA, V. H. N; HOLGADO, F. L. Conhecendo novos sons, novos espaços: a música como elemento didático para as aulas de Geografia. In: DOZENA, A. (org.). Geografia e Música: Diálogos. 1 ed. Natal: EDUFRN, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21381/1/Geografia%20e%20M%c3%basica%20%28livro%20digital%29.pdf. Acesso em: 27/06/2020.
PEREIRA, D. A.; ROCHA, S. F. M.; CHAVES, P. M. O Conceito de práxis e a formação docente como ciência da educação. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 17, n. 9, p. 31-45, dez. 2016. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2307/2182>. Acesso em: 26/09/2019.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ROSSI, R. Ensino de Geografia e Sociedade. Revista Espaço Acadêmico, n. 208 set. 2018. Disponível em:
<http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43066>. Acesso em: 19/06/2020.
SANTOS, C. Desenhos e mapas no ensino de Geografia: a linguagem visual que não é vista. Geograficidade, Volume 3, Número Especial Primavera, 2013. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/12876/pdf>. Acesso em: 25/06/2020. DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12876
SANTOS, K. M. C. dos; MACHADO NETO, E. P.; MAGALHÃES, D. C. Metodologia para o ensino de Geografia Física: uma experiência sobre a produção de fanzines como instrumentos pedagógicos. In: Congresso Nacional de Educação, 6., 2019, Fortaleza. Anais. Campina Grande: Editora Realize, 2019.
SOUSA, S. M. Z. L. Avaliação escolar em uma perspectiva participativa. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 4 ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 367-371.
SOUSA NETO, M. F. de. Aula de Geografia e algumas crônicas. 2 ed. Campina Grande: Bagagem, 2008.
VESENTINI, J. W. A questão do livro didático no ensino de Geografia. In: VESENTINI, J. W. (org.). Geografia e ensino: textos críticos. 11ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. p. 161-180.
ZABALA, A. A prática educativa - como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.