Prática docente em Geografia

reflexões e experiências

Autores

  • Danilo Carneiro Magalhães Seduc/CE; SME Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3164

Palavras-chave:

Práxis, Docência, Geografia

Resumo

Pensar a práxis docente é um ato, ao mesmo tempo, desafiador e necessário. Ao considerarmos que a (re)construção de práticas pedagógicas se dá pelo movimento dialético de elaboração/aplicação/avaliação de situações de ensino-aprendizagem, refletir este processo é o esforço que empreendemos neste trabalho. Para além da descrição de atividades empíricas, foi realizada pesquisa bibliográfica. O artigo se divide em três momentos: no primeiro, situa teoricamente a compreensão de práxis docente; em seguida, relata práticas de ensino de Geografia realizadas em escolas da rede pública municipal de Fortaleza e estadual do Ceará; finaliza com um exercício de reflexão acerca das múltiplas dimensões que envolvem a experiência docente. O trabalho conclui que o ensino de Geografia está para além dos limites das salas de aula, e que a docência se concretiza também em uma dimensão classista, superando a mera aplicação de metodologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCÂNTARA, W. M. de; FIORAVANTI, L. M. Exibição de filmes no ensino de Geografia: relato de uma experiência. Revista Ensino de Geografia (Recife), Recife, v. 1, n. 2, p. 163-177, mai./ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240431/31714. Acesso em: 27/06/2020. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240431

BRASIL. Lei 11.738, de 16 de Julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília: Câmara Federal, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 19/06/2020.

CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KAERCHER, N. A. O gato comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 4 ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 221-231.

KIMURA, S. Geografia no ensino básico – questões e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

OLIVEIRA, C. D. M. de; ASSIS, R. J. S. de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n.1, p. 195-209, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a13v35n1.pdf. Acesso em: 21/06/2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100013

OLIVEIRA, V. H. N; HOLGADO, F. L. Conhecendo novos sons, novos espaços: a música como elemento didático para as aulas de Geografia. In: DOZENA, A. (org.). Geografia e Música: Diálogos. 1 ed. Natal: EDUFRN, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21381/1/Geografia%20e%20M%c3%basica%20%28livro%20digital%29.pdf. Acesso em: 27/06/2020.

PEREIRA, D. A.; ROCHA, S. F. M.; CHAVES, P. M. O Conceito de práxis e a formação docente como ciência da educação. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 17, n. 9, p. 31-45, dez. 2016. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2307/2182>. Acesso em: 26/09/2019.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

ROSSI, R. Ensino de Geografia e Sociedade. Revista Espaço Acadêmico, n. 208 set. 2018. Disponível em:

<http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43066>. Acesso em: 19/06/2020.

SANTOS, C. Desenhos e mapas no ensino de Geografia: a linguagem visual que não é vista. Geograficidade, Volume 3, Número Especial Primavera, 2013. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/12876/pdf>. Acesso em: 25/06/2020. DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12876

SANTOS, K. M. C. dos; MACHADO NETO, E. P.; MAGALHÃES, D. C. Metodologia para o ensino de Geografia Física: uma experiência sobre a produção de fanzines como instrumentos pedagógicos. In: Congresso Nacional de Educação, 6., 2019, Fortaleza. Anais. Campina Grande: Editora Realize, 2019.

SOUSA, S. M. Z. L. Avaliação escolar em uma perspectiva participativa. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 4 ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 367-371.

SOUSA NETO, M. F. de. Aula de Geografia e algumas crônicas. 2 ed. Campina Grande: Bagagem, 2008.

VESENTINI, J. W. A questão do livro didático no ensino de Geografia. In: VESENTINI, J. W. (org.). Geografia e ensino: textos críticos. 11ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. p. 161-180.

ZABALA, A. A prática educativa - como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

CARNEIRO MAGALHÃES, D. Prática docente em Geografia: reflexões e experiências. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 59–80, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3164. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3164. Acesso em: 19 nov. 2024.