Sobre a Revista
Histórico
A Terra Livre é uma publicação semestral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). A Revista foi criada em 1986, num contexto em que a AGB buscava superar o fato da entidade estar voltada para si e pouco preocupada em atender às demandas da sociedade. É nesta reformulação que o projeto editorial da Revista Terra Livre é pensado, com o objetivo de “veicular artigos que manifestem compromissos com as lutas da sociedade […] sobre questões mais gerais e diretamente relacionadas com os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira”.
Em suas décadas de existência, a revista Terra Livre consolidou-se como um espaço importante para a difusão do pensamento geográfico crítico, publicando uma ampla variedade de contribuições, incluindo artigos, documentos de Grupos de Trabalho das Seções Locais da AGB, entrevistas, notas e resenhas.
A Terra Livre destina-se à publicação de contribuições de temas relacionados à Geografia. Desde a publicação do número 01 (1986) da revista até o número 51 (2018), as edições foram temáticas, sendo reflexo dos debates da sociedade nos determinados momentos históricos.
A partir do número 52 (2019), visando a pluralidade da Geografia contemporânea, a política editorial da Terra Livre foi alterada de chamadas temáticas específicas para livres.
Em anos de encontros nacionais da AGB, como o Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), que ocorre a cada biênio, o Encontro Nacional de Ensino de Geografia (Fala Professor (a)!), que acontece quadrienalmente, e o Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), que ocorre a cada decênio, as chamadas de contribuições para a Terra Livre são direcionadas aos temas dos mesmos.
Mais do que um periódico científico, a Terra Livre tem um compromisso político com a comunidade geográfica e sociedade em geral.
Foco e Escopo
A revista Terra Livre tem como foco principal a publicação de temas relacionados à Geografia, cujo objetivo é divulgar a produção do conhecimento geográfico. Por ser um periódico com ampla temática, é indicada a submissão de contribuições do conhecimento geográfico de caráter mais geral. São publicados textos em português. Os textos submetidos devem ser inéditos. Os tipos de trabalho aceitos pela Terra Livre são:
- artigos científicos apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa.
- notas, observações, opiniões, críticas, comentários e explicações sobre temas relacionados à temática da revista.
- Grupos de Trabalhos (GTs) da Associação dos Geógrafos Brasileiros. Para saber mais sobre os GTs da AGB, favor consultar: https://www.agb.org.br/grupos-de-trabalho/.
- resenhas críticas de livros, teses e dissertações, com até cinco anos de publicação.
- traduções de textos envolvendo temática relevante e inovadora em Geografia, porém as traduções não serão consideradas artigos.
- relatórios de trabalhos de campo.
- transcrições de palestras e conferências ministradas em eventos acadêmico-científicos nos últimos cinco anos de interesse para a Geografia.
- entrevistas.
Os originais serão apreciados pela coordenação de publicações, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original as pessoas autoras com sugestões de alterações editoriais. Os artigos serão enviados ao conselho científico, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também a identificação das pessoas autoras.
Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da coordenação de publicações e/ou do conselho editorial.
POLÍTICA EDITORIAL
Processo de avaliação por pares
Os artigos submetidos à revista Terra Livre passam inicialmente por uma avaliação preliminar realizada pela equipe editorial, considerando os seguintes critérios:
- Relevância ao escopo da revista Terra Livre.
- Contribuições atuais e significativas do manuscrito para o campo de estudo.
- Consistência entre os procedimentos metodológicos e os objetivos do artigo, com uma apresentação clara e adequada.
- Conformidade com as diretrizes para autores e as políticas editoriais da Terra Livre.
Antes de serem direcionados à avaliação científica, os manuscritos passam por uma revisão inicial (desk review). Durante essa fase, os artigos são automaticamente arquivados caso:
- i) não estejam alinhados ao escopo da Terra Livre; ii) não estejam formatados conforme as diretrizes para autores; iii) não atendam às políticas editoriais da revista, incluindo a ausência de declaração de contribuição individual e critérios de similaridade; iv) não apresentem objetivos claros e metodologias adequadas; v) não sejam originados de pesquisas científicas.
Submissões que não atenderem a qualquer um dos critérios acima serão arquivadas.
Após esta etapa, cada trabalho submetido à Terra Livre é avaliado por dois pareceristas do conselho científico e, em havendo grande discrepância entre os pareceres, o trabalho é submetido a um terceiro avaliador. O prazo dado aos pareceristas para a emissão do parecer é de 30 dias, podendo haver prorrogação em casos especiais. Aos autores é dado um prazo de 30 dias para realizar as alterações sugeridas pelas/os avaliadoras/es. Caso haja discordância das/os autoras/es em relação à avaliação feita pelos membros do corpo editorial, a coordenação de edição da revista intermedia a discussão entre as duas partes.
Normas da ABNT Os manuscritos devem seguir as normas da ABNT vigente, NBR 10520- 2023.
Periodicidade
São publicados dois números por ano na versão eletrônica - semestralmente em junho e dezembro.
Conformidade com a Ciência Aberta
A Terra Livre é um periódico de Acesso Aberto, que determina que a(o) autor(a) possui os direitos autorais e tem permissão para colocar cópias do artigo em outros repositórios, também corresponde a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a outros com uma licença aberta, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, transmita-os como dados para software, não podendo ser usado para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. A revista utiliza a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0. A Terra Livre oferece gratuitamente todo o seu conteúdo publicado para ser navegado, baixado e distribuído, desde que não seja para fins comerciais. A revista segue o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta da Coleção SciELO Brasil.
Idiomas
São publicados textos em português.
Ética na Publicação
A Terra Livre desenvolve seu trabalho em conformidade com os princípios éticos do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association, do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Council of Science Editors (CSE) em relação a publicação e as Diretrizes para a ética na pesquisa e a integridade científica estabelecidas pelo Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA),
Para promoção da integridade das pesquisas, o fortalecimento e a transparência no processo, todo o material submetido e publicado na revista deve estar de acordo com o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica.
Responsabilidades
É de competência das pessoas autoras:
- Submeter à revista apenas manuscritos inéditos, os quais devem fazer referência ao apoio financeiro (quando houver) e as referências bibliográficas.
- Não é admitida similaridade ou a submissão para avaliação e/ou publicação do mesmo artigo em outro periódico científico.
- Não é admitido o emprego de dados fraudulentos ou sem referência à(s) fonte(s).
- Todos os dados apresentados devem ser idôneos e autênticos.
- As pessoas autoras indicadas nos artigos devem ter participado da elaboração do mesmo. Para isso é necessário anexar como documento suplementar à submissão a declaração de contribuição individual, indicando a colaboração de cada pessoa a partir do Contributor Role Taxonomy (CRediT).
- Cadastrar todas as pessoas autoras no momento de submissão do manuscrito (etapa 3 - metadados), informando a filiação institucional e o OrcID das mesmas. Não será autorizada a inserção de novas pessoas autoras após a submissão, avaliação e/ou publicação do manuscrito.
É de competência da coordenação de publicações:
- Rejeitar ou aceitar os artigos submetidos para avaliação por pares.
- Conduzir o processo avaliativo de forma confidencial e sigilosa.
- Preservar o anonimato das pessoas revisoras, que devem ser imparciais no caso de possíveis conflitos de interesses com a pesquisa, pessoas autoras e/ou agências de fomento.
- Apresentar às pessoas autoras uma avaliação clara e objetiva dos artigos submetidos.
- Publicar, somente, artigo(s) corrigido(os) pelas pessoas autoras.
- Corrigir possíveis erros editoriais e, caso necessário, publicar retratações.
- Construir e gerir políticas editoriais em consonâncias as decisões políticas da entidade e diretrizes políticas editoriais e de organizações nacionais e internacionais, visando maior alcance e visibilidade da ciência geográfica.
É de competência do conselho científico:
- Avaliar se possui o conhecimento necessário para realizar a emissão do parecer científico do manuscrito em questão, conforme aponta a "Ethical guidelines for peer reviewers" do Comitê de Ética em Publicações (COPE).
- Avaliar os manuscritos designados respeitando o formulário de avaliação da Terra Livre e as diretrizes para pessoas avaliadoras.
- Informar possíveis conflitos de interesse antes de aceitar a tarefa editorial de emissão de parecer.
- Não conceder acesso ao manuscrito a colegas, não citar um manuscrito antes que seja publicado e não distribuir ou usar a informação contida em benefício próprio.
- Emitir pareceres construtivos que permitam um diálogo com as pessoas autoras, de forma respeitosa e inclusiva.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
A Terra Livre desenvolve seu trabalho em conformidade com os princípios éticos do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association, do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Council of Science Editors (CSE) em relação a publicação.
Para promoção da integridade das pesquisas, o fortalecimento e a transparência no processo, todo o material submetido e publicado deve estar de acordo com o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica.
A Terra Livre adota a definição de má-conduta proposta pelo Office of Research Integrity (ORI), entendendo-a como qualquer prática que envolva violações éticas, como a apresentação de dados falsificados, manipulação de dados, procedimentos ou resultados, e a apropriação indevida de ideias de outros, sem o devido reconhecimento. A organização reconhece que as boas práticas de pesquisa e ética também incluem o processo de avaliação científica, e, por isso, estabelece diretrizes claras para essa prática. Entre os principais elementos dessas diretrizes, destacam-se: a gestão de conflitos de interesse, a confidencialidade do manuscrito (que não deve ser compartilhado com terceiros) e a importância política do parecer científico.
Os manuscritos submetidos à Terra Livre não podem ser submetidos a nenhum outro periódico enquanto estiverem em avaliação. A prática de submeter o mesmo manuscrito em mais de um periódico é compreendida como publicação duplicata.
Caso seja detectada qualquer má prática de pesquisa e má conduta por parte das pessoas autoras durante a etapa de avaliação, a submissão será automaticamente arquivada.
Em casos de denúncias de más práticas de pesquisa e má conduta por parte das pessoas autoras em manuscritos já publicados, a denúncia será verificada internamente e caso seja confirmada, o manuscrito deverá ser retratado pelas(os) autoras(es).
A retratação é um mecanismo público destinado a corrigir erros em um manuscrito já publicado (retratação parcial) ou a anulá-lo por completo (retratação total). O objetivo central da política de retratação é preservar a integridade da pesquisa científica e garantir a confiança dos leitores na qualidade do periódico. A decisão de retratar um manuscrito é tomada com o compromisso de manter a ética e a credibilidade no contexto acadêmico. A Terra Livre segue as orientações estabelecidas no âmbito das Diretrizes para Retratação do Comitê de Ética em Publicações (COPE) e do Guia para o registro e publicação de retratação da Coleção SciELO Brasil. As retratações serão publicadas somente após análise e autorização da coordenação de publicação.
A decisão de retratar um manuscrito pode ocorrer nos seguintes casos:
- i) Apropriação indevida de dados e pesquisas de terceiros;
- ii) Autoria indevida, incluindo a exclusão de coautores que não contribuíram para a elaboração do trabalho;
iii) Indícios de que os dados e informações da pesquisa foram adulterados, falsificados ou manipulados para alcançar os resultados desejados;
- iv) Publicação duplicada, ou seja, o manuscrito está em avaliação ou já foi publicado em outro periódico e;
- v) Divulgação de informações sem a devida autorização de uso.
Não serão realizadas retratações nos seguintes casos:
- i) Contestação da autoria, mas sem evidências que comprometam a validade dos resultados;
- ii) Os principais resultados do trabalho ainda são confiáveis, e uma correção poderia resolver erros ou preocupações sem necessidade de retratação;
iii) Evidências inconclusivas que não justifiquem a retratação, ou quando se aguarda informações adicionais, como os resultados de uma investigação institucional e;
- iv) Relato de conflitos de interesse após a publicação, mas, na avaliação do conselho editorial, esses conflitos não têm impacto sobre as interpretações, recomendações ou conclusões do artigo.
As retratações serão divulgadas por meio da página eletrônica da Terra Livre, seguindo as orientações do Guia para o registro e publicação de retratação da Coleção SciELO Brasil. As retratações serão vinculadas aos manuscritos retratados, através de identificação do artigo e da autoria.
Encargos e Taxas
A Terra Livre não cobra taxas pelo processamento da submissão (taxas de submissão, taxas de processamento editorial, Taxas de Processamento de Artigos (APCs) ou taxas de página), nem pelos processos de revisão, publicação, distribuição ou download.
Fontes de Indexação
LivRe - Revistas de Livre Acesso
Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas
Miguilim - Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras
ASCI - Asian Science Citation Index
Ficha Bibliográfica
-
Título do periódico: Terra Livre
- ISSN (eletrônico): 2674-8355
-
Publicação de: Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
-
Periodicidade: Semestral
-
Modalidade de publicação: Chamada
-
Ano de criação do periódico: 1986
Autoria
Não há limites pré-estabelecidos referente a quantidade de autoras (es). As pessoas autoras indicadas nos artigos devem ter participado da elaboração do mesmo. Para isso é necessário anexar como documento suplementar à submissão a declaração de contribuição individual, indicando a colaboração de cada pessoa a partir do Contributor Role Taxonomy (CRediT). Todas as pessoas autoras devem ser incluídas na etapa 03 "inclusão de metadados". Não será aceita a inclusão de novas (os) autoras (es) após a avaliação e aprovação do artigo.
Política sobre Conflito de Interesses
Conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira e podem envolver pessoas autoras, revisoras ou editoras. As pessoas autoras devem divulgar qualquer possível conflito de interesse surgido durante o desenvolvimento do trabalho. Ao submeter o manuscrito, cabe a elas identificar e informar qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa ter influenciado o estudo. Caso exista algum conflito de interesse, ainda que em potencial, ele deve ser informado em documento próprio, assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais detalhes, consulte: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest. As pessoas que compõem o conselho científico também devem divulgar qualquer conflito de interesse antes de aceitar a tarefa de avaliação científica.
Questões de Sexo e Gênero
A equipe editorial da Terra Livre, assim como as pessoas autoras que publicam na revista, devem seguir as diretrizes SAGER (Sex and Gender Equity in Research: rationale for the SAGER guidelines and recommended use | EQUATOR Network), que promovem a equidade de sexo e gênero na pesquisa. Essas diretrizes orientam a apresentação de informações sobre sexo e gênero no delineamento do estudo, na análise de dados e na interpretação dos resultados. Além disso, a revista adota políticas de equidade de gênero na composição de seu corpo editorial.
Comitê de Ética
Nos casos de manuscritos resultantes de pesquisas que envolvam seres humanos, especificamente com material genético ou com impactos diretos na integridade corporal, as pessoas autoras devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.
Direitos Autorais
Os textos publicados em Terra Livre devem obrigatoriamente seguir as diretrizes estabelecidas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em caso de violação dessas normas, o texto poderá ser formalmente retirado de publicação, conforme práticas da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Terra Livre implica a aceitação integral deste procedimento. As ideias e conceitos apresentados nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Terra Livre utiliza a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0., que permite aos usuários copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material, não podendo usá-lo para fins comerciais .
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do site: Os termos de direitos autorais aplicados ao conteúdo publicado devem ser claramente declarados e separados dos termos de direitos autorais aplicados ao site.
Responsabilidade das pessoas autoras: As ideias e conceitos divulgados nos textos são de inteira responsabilidade das pessoas proponentes.
Confirme qual licença Creative Commons adotada pelo periódico: Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela Terra Livre, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0. As pessoas autoras de artigos publicados pela Terra Livre mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A coordenação de publicações encoraja a ampla divulgação dos textos por parte das pessoas autoras, recomenda autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
Informações Adicionais
A Revista Terra Livre é uma publicação da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) desde 1986. Ao longo dos anos, consolidou-se como um espaço de diálogo e análise geográfica, dedicado a investigar e debater profundamente a realidade brasileira. Os textos publicados refletem as conjunturas políticas no Brasil, abordando temas que vão do local ao global e explorando, por meio de diversas perspectivas geográficas, o compromisso da Geografia Brasileira com questões políticas e sociais de maneira engajada.
Recomendamos que as pessoas interessadas em submeter manuscritos estejam associadas à AGB, contribuindo para fortalecer nossa entidade além do produtivismo acadêmico. Isso permite que os textos preservem um tom crítico frente às injustiças que permeiam a sociedade patriarcal, capitalista e racista.