Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Terra Livre tem como foco principal a publicação de temas relacionados à Geografia, cujo objetivo é divulgar a produção do conhecimento geográfico. Por ser um periódico com ampla temática, é indicada a submissão de contribuições do conhecimento geográfico de caráter mais geral. São publicados textos em português e, excepcionalmente em outros idiomas. Os textos submetidos à Terra Livre devem ser inéditos. Os tipos de trabalho aceitos pela Terra Livre são:
- artigos científicos apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa;
- notas, observações, opiniões, críticas, comentários e explicações sobre temas relacionados à temática da revista;
- Grupos de Trabalhos (GTs) da Associação dos Geógrafos Brasileiros. Para saber mais sobre os GTs da AGB, favor consultar: https://www.agb.org.br/grupos-de-trabalho/;
- resenhas críticas de livros, artigos, teses e dissertações;
- traduções de textos envolvendo temática relevante e inovadora em Geografia;
- relatórios de trabalhos de campo;
- transcrições de palestras e conferências ministradas em eventos acadêmico-científicos;
- entrevistas;
Os originais serão apreciados pela coordenação de publicações, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais. Os artigos serão enviados aos pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o(s) nome(s) do(s) autor(es).
Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da coordenação de publicações e/ou do conselho editorial.
Processo de Avaliação pelos Pares
Primeiramente, os artigos submetidos a Terra Livre são encaminhados para uma avaliação prévia realizada pela equipe editorial, considerando os seguintes critérios:
1. Vínculo com o escopo da Terra Livre;
2. Contribuições atuais e pertinentes do manuscrito submetido;
3. Procedimentos metodológicos coerentes com os objetivos do artigo e adequadamente apresentados;
4. Respeito as diretrizes para os (as) autores (as) e políticas editoriais estabelecidas pela Terra Livre;
As submissões que não respeitarem qualquer dos critérios serão arquivadas.
Após esta etapa, cada trabalho submetido à Terra Livre é avaliado por dois pareceristas do conselho científico e, em havendo grande discrepância entre os pareceres o trabalho é submetido a um terceiro avaliador. O prazo dado aos pareceristas para a emissão do parecer é de 30 dias, podendo haver prorrogação em casos especiais. Aos autores é dado um prazo de 30 dias para realizar as alterações sugeridas pelos avaliadores. Caso haja discordância dos autores em relação à avaliação feita pelos membros do corpo editorial, a coordenação de edição da revista intermedia a discussão entre as duas partes.
Periodicidade
São publicados dois números por ano na versão eletrônica - semestralmente em junho e dezembro.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Idiomas
São publicados textos em português e, excepcionalmente, em outros idiomas.
Políticas editoriais da Terra Livre – Compromissos e Responsabilidades
Em consonância com a política de ética e integridade na prática científica instaurada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/106200), a comissão editorial da Terra Livre ressalta que:
É de competência do(s) autor(es):
- Submeter à revista apenas artigos inéditos, os quais devem fazer referência ao apoio financeiro (quando houver) e as referências bibliográficas;
- Não é admitido plágio ou a publicação do mesmo artigo em outro periódico científico;
- Não é admitido o emprego de dados fraudulentos ou sem referência à(s) fonte(s);
- Todos os dados apresentados devem ser idôneos e autênticos;
- O(s) autor(es) indicados no(s) artigo(s) devem ter participado da elaboração do(s) artigo(s). E, quando solicitado(s), deve(m) revisar e corrigir o artigo.
É de competência da comissão editorial:
- Rejeitar ou aceitar os artigos submetidos para avaliação por pares;
- Conduzir o processo avaliativo de forma confidencial e sigilosa;
- Preservar o anonimato do(s) revisor(es), que deve(m) ser imparcial(is) no caso de possíveis conflitos de interesses com a pesquisa, autores e/ou agências de fomento;
- Apresentar ao(s) autor(es) uma avaliação clara e objetiva dos artigos submetidos;
- Publicar, somente, artigo(s) corrigido(os) pelo(s) autor(es);
- Corrigir possíveis erros editoriais e, caso necessário, publicar retratações.
Responsabilidade pelos Conteúdos Publicados
Os conteúdos submetidos e publicados na Terra Livre são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, mesmo que reservado aos editores do periódico o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas de publicação na Terra Livre.
Encargos e Taxas
A Terra Livre não cobra quaisquer taxas ou encargos financeiros para a submissão, publicação e acesso aos artigos publicados no sistema da Revista.
Autoria
Não há limites pré-estabelecidos referente a quantidade de autoras (es). Porém, ressalta-se que tanto as (os) autoras (es, quanto as (os) co-autoras (es) devem participar de todas as fases de produção do artigo.
Todas (os) autoras (es) devem ser incluidos na etapa 03 "inclusão de metadados". Não será aceita a inclusão de novas (os) autoras (es) após a avaliação e aprovação do artigo.