Anúncios


 

  • Terra Livre n. 60 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS ATÉ O DIA 26/09/23

    2023-09-10

    Cara (os) agebeanas, agebeanos e comunidade geográfica,

    É com satisfação que informamos que está aberta a chamada para submissão de manuscritos da revista Terra Livre. Como deliberado na 136ª Reunião de Gestão Coletiva (Fortaleza/CE, janeiro de 2019), em anos de encontros nacionais da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), uma das chamadas da Terra Livre será realizada, a partir do tema deste encontro. Desta forma, a chamada para submissões para o número 60 (jan./jul. 2023) é denominada É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil, temática do X Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor(a)!, que ocorreu entre os dias 13 a 17 de julho de 2023 em Fortaleza/CE. Apresentamos a ementa:

    Saiba mais sobre Terra Livre n. 60 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS ATÉ O DIA 26/09/23
  • Terra Livre n. 60 - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2023-08-09

    Cara (os) agebeanas, agebeanos e comunidade geográfica,

    É com satisfação que informamos que está aberta a chamada para submissão de manuscritos da revista Terra Livre. Como deliberado na 136ª Reunião de Gestão Coletiva (Fortaleza/CE, janeiro de 2019), em anos de encontros nacionais da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), uma das chamadas da Terra Livre será realizada a partir do tema deste encontro. Desta forma, a chamada para submissões para o número 60 (jan./jul. 2023) é denominada É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil, temática do X Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor(a)!, que ocorreu entre os dias 13 a 17 de julho de 2023 em Fortaleza/CE. 

    Saiba mais sobre Terra Livre n. 60 - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  • Divulgação da edição Terra Livre n. 59 -v.2 , ago/dez de 2022

    2023-08-06
    Divulgação da edição Terra Livre n. 59 -v.2 , ago/dez de 2022

    É  com enorme satisfação que divulgamos a  publicação da  edição temática da Terra Livre intitulada  Brasil-Periferia: a Geografia para resistir e a AGB para construir”:  “As conjunturas neoconservadoras e neoliberais que se desenham em escala mundo no primeiro quartel do século XXI têm se expressado de modo particular nas periferias do capitalismo mundial.

     

    Saiba mais sobre Divulgação da edição Terra Livre n. 59 -v.2 , ago/dez de 2022
  • Terra Livre n. 59 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2023-02-28

    Caras Agebeanas, Agebeanos e toda a comunidade geográfica,

    É com enorme satisfação que informamos que está aberta a chamada da Revista Terra Livre, com edição temática intitulada “Brasil-Periferia: a Geografia para resistir e a AGB para construir”. O tema desta edição segue o tema do XX Encontro Nacional de Geógrafos e Geógrafas (ENG), que ocorreu entre 20 a 24 de julho de 2022.

    Novo prazo para submissões até 15  de março de 2023.

    Qualis: A2  (avaliação do Quadriênio 2017- 2020).

    Quantidade de autores: No máximo 4.

    Submissões via sistema SEER: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre

    Políticas editoriais e diretrizes para autores disponíveis em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/about/submissions

    Contato: terralivreagb@gmail.com

    Solicitamos ampla divulgação!

    Articulação do Coletivo de Publicações da DEN

    Saiba mais sobre Terra Livre n. 59 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  • Terra Livre n. 59 - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2023-01-31

    Caras Agebeanas, Agebeanos e toda a comunidade geográfica,

    É com enorme satisfação que informamos que está aberta a chamada da Revista Terra Livre, com edição temática intitulada “Brasil-Periferia: a Geografia para resistir e a AGB para construir”. O tema desta edição segue o tema do XX Encontro Nacional de Geógrafos e Geógrafas (ENG), que ocorreu entre 20 a 24 de julho de 2022.

    Prazo para submissões: De 1  de fevereiro a 1  de março de 2023.

    Qualis: A2  (avaliação do Quadriênio 2017- 2020).

    Quantidade de autores: No máximo 4.

    Saiba mais sobre Terra Livre n. 59 - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  • Terra Livre n. 57 e 58 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2022-05-06

    É com satisfação que a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) convida toda a comunidade acadêmica para compor a publicação do número 56 (2021) da Revista Terra Livre (ISSN 2674-8355).

     

    Novo prazo para submissão: 23 de Maio de 2022.

    Qualis Periódico: B1 (referente à classificação de periódico do Quadriênio 2013- 2016).

     

     

    Saiba mais sobre Terra Livre n. 57 e 58 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  • Terra Livre n. 57 e 58 - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2022-04-16

    Caras Agebeanas, Agebeanos e comunidade geográfica,

    Informamos que está aberta a chamada da Revista Terra Livre, com temática livre para submissão de textos para os números 57 e 58 do periódico, referentes ao segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022.
    Os textos submetidos à revista Terra Livre devem ser manuscritos originais, de diversos temas da ciência geográfica. Nosso objetivo é divulgar e fomentar a produção do conhecimento da ciência em diálogo com pautas sociais da atualidade. Serão aceitos artigos, resenhas, entrevistas, notas de pesquisa e documentos de grupos de trabalho das Seções Locais da AGB.
    Pedimos aos autores que, ao submeter os textos, leiam com atenção nossas políticas editoriais, além das normas e diretrizes de submissão e publicação. Enfatizamos que todas as submissões devem ser formatadas segundo o template disponibilizado em nosso site.

     

    Saiba mais sobre Terra Livre n. 57 e 58 - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  • Terra Livre n. 55 - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2020-11-20

    É com satisfação que a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) convida toda a comunidade acadêmica para compor a publicação do número 55 (2020) da Revista Terra Livre (ISSN 2674-8355).

    Prazo para submissões: De 20 de novembro a 20 de dezembro de 2021.

    Prorrogação de prazo de sumissão: Devido a Pandemia do COVID-19 que ainda persiste e insiste  resolvemos prorrogar prazo de submissão até dia 10/01/2020.

    Contato: terralivreagb@gmail.com

    Saiba mais sobre Terra Livre n. 55 - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  • Terra Livre n. 53 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2019-09-30

    O envio de submissão de contibuições para o número 53 da Terra Livre foi prorrogado. 

    O número 53 tem como tema “A prática do (a) professor (a) à margem: resistências, saberes e poderes”, temática do IX Fala Professor (a)!, realizado entre os dias 17 e 21 de julho de 2019 em Belo Horizonte (MG).

    Novo prazo para submissão: 12 de outubro de 2019.

    Saiba mais sobre Terra Livre n. 53 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  • Terra Livre n. 50 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2018-05-07

    Novo prazo para submissão: 30 de maio de 2018

    Ementa – “A Geografia toma partido”.

                A atual conjuntura se assenta no processo de reestruturação programática da ofensiva neoliberal no Brasil. As novas predileções da agenda do capital, no contexto da recomposição burguesa, estão sendo sentidas em todos os setores da sociedade de modo indissociável da totalidade sistêmica, ficando evidentes os fatores determinantes da crise orgânica do capital. Em seu emaranhado caleidoscópico, as ações para a manutenção e ampliação da reprodução do capital se materializam por meio das contrarreformas de caráter intersetorial, aglutinando na extensa pauta a redefinição da relação capital-trabalho-Estado. Isto significa no primeiro momento a intensificação da precariedade do trabalho, concomitante à a criminalização dos movimentos sociais e representativos da classe trabalhadora. Soma-se a isso, a imanência de conflitos territoriais e ambientais de toda ordem escalar e histórico-identitária, o esgarçamento objetivo-subjetivo da vida metropolitana, o recrudescimento das teses ancoradas na Teoria do Capital Humano para a orientação das finalidades formativas nos diferentes níveis e modalidades da educação brasileira, a ascensão do neoconservadorismo, e a persistência em novo patamar do racismo, sexismo-homofobia, xenofobia, etc.

                Diante de tal cenário urge, sobretudo no campo das ciências sociais e humanas, a necessária produção de respostas e contraposições de cunho científico para o desvelo das contradições e suas bases etiológicas, indicando de modo incisivo a irrefutável potencialidade destrutiva de tal ordenamento geográfico na contemporaneidade, conciliado aos novos horizontes para a sociedade brasileira. Neste sentido, reiterando a historicidade da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) para a construção de uma sociedade mais justa e humana, seu papel no campo científico nacional sob tal intento, assim como sua militância ao lado dos povos oprimidos e classes subalternas, convidamos as geógrafas e os geógrafos para a socialização de suas pesquisas, ensaios e resenhas na 50º edição da Revista Terra Livre, que tem como tema “A Geografia toma partido”.

                A presente temática se deriva do indispensável posicionamento da Geografia brasileira ante os dilemas societários em jogo nos dias atuais, refutando no primeiro momento o significado que o mesmo se pulveriza no senso comum, como representatividade de classe no corpo da sociedade política. Ao mesmo tempo, se recusa o caráter dirigente e organizativo da consciência social, assim como a proposição vertical da pauta para os movimentos sociais.

    O “tomar partido” aqui em voga se funde às possibilidades polissêmicas que o termo permite, sendo concebido de modo primário como a necessária tomada de ação no contexto de disputa política, científica, ideológica e programática na escala nacional. No segundo momento reiteramos sua peculiaridade enquanto coadunação e organicidade às demais associações científicas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e entes representativos de classe, tendo como premissa a produção de novos significados e posicionamentos para a reprodução social e material da vida. E por fim, cientes da importância do papel político da ciência geográfica na formação socioespacial brasileira, o presente dossiê temático tem como prerrogativa a conjunção dos temas que abrangem a realidade e sua concreticidade, no contexto de disputa sobre seus significados, projetos, determinantes e intencionalidades, para o endosso das lutas sociais que emergem em tempos sombrios, assim como contribuições para a solidificação do método geográfico para a práxis.

    Saiba mais sobre Terra Livre n. 50 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  • PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS À REVISTA TERRA LIVRE

    2017-10-04

    Comunidade Agebeana

    Comunicamos que a Revista Terra Livre continua recebendo submissões de artigos para os números 47, 48 e 49, até o dia 31 de outubro de 2017. Os temas e ementas de chamada encontram-se reproduzidos abaixo. As submissões devem ser feitas através do portal da revista (www.agb.org.br/publicacoes), onde estão também disponíveis as Normas de Publicações.

    Atenciosamente

    Comissão de Publicações da AGB

     

     

    Terra Livre 47 - “OS RETROCESSOS DO NOVO CONSERVADORISMO, LIBERALISMO E FUNDAMENTALISMO”

    A Revista Terra Livre da AGB, desde sua primeira edição pretende ser um instrumento para reflexão acerca das demandas da comunidade geográfica brasileira, bem como da sociedade como um todo, entendendo a necessidade de organizar o saber para planejar melhor a luta. A conjuntura mundial apresenta a expansão de uma forte onda conservadora alimentada pelos diversos movimentos de direita atuantes em vários países, com uma pauta de grandes retrocessos no campo dos direitos humanos e trabalhistas, somada a um aprofundamento brutal do capitalismo na sua capacidade de exploração da classe trabalhadora. Em diversos casos, apenas para nos atermos ao âmbito governamental, observamos a ascensão de líderes alinhados ao espectro da direita, seja pela via eleitoral como a Argentina via Maurício Macri ou os Estados Unidos via Donald Trump; seja através de golpe institucional de Estado, como no Brasil com a chegada de Michel Temer à presidência da República. A composição de forças que marcam esse avanço dos setores da direita, no caso brasileiro assume de forma cada vez mais explícita uma configuração que articula um tripé: neoconservadorismo, fundamentalismo religioso e neoliberalismo. Neoconservadorismo, marcado pela re-emergência da hegemonia do pensamento reacionário e conservador, presentes na nossa sociedade desde o início do nosso processo colonial. Daí derivam-se diversas manifestações de subalternização: o patriarcalismo, o racismo, o machismo, o ódio à diferença, que marcam há séculos o cotidiano das lutas de classe no Brasil. Fundamentalismo religioso, que no Brasil é dirigido por grupos políticos orientados por um projeto nacional moralista e teológico, que dentre outras expressões pode ser exemplificado na chamada bancada evangélica. Estes grupos ancoram-se no discurso ideológico da “teologia da prosperidade” e por via deste ampliam seu poderio econômico, político-midiático e institucional, a ponto de compor bancadas legislativas que defendem pautas retrógradas e a institucionalização de uma moral religiosa que, na maioria das vezes é, no mínimo, conveniente ao neoconservadorismo. O Neoliberalismo como terceira ponte deste tripé apresenta o aprofundamento das estratégias que a acumulação do capital vem implementando no mundo e na América Latina, especificamente desde os anos 90 atingindo as camadas mais vulneráveis pelo arrocho crescente dos salários e precarização do trabalho, além do desmonte do Estado através de uma mercadorização progressiva dos serviços públicos e dos recursos naturais. A combinação deste tripé pode ser encontrada nas diversas ações que hoje montam o conjunto das polêmicas que envolvem os projetos de Brasil e de Mundo, das políticas educacionais à Reforma de Previdência, passando pela política de matriz energética, o modelo produtivo agroexportador e a crise do sistema prisional. Em todos estes, apenas para citar, a disputa por território exige uma grande capacidade de articulação das forças que resistem num projeto emancipador de sociedade não apenas do ponto de vista analítico conceitual, mas sobretudo, do ponto de vista político, haja vista a enorme fragmentação da esquerda hoje, que inviabiliza dar respostas rápidas e concretas a essas demandas. A Terra Livre, como sempre e mais ainda nesta edição, anseia ser mais um veículo na busca de uma geografia comprometida com uma sociedade que, mais do que nunca, exige sua posição. Convocamos a comunidade a submeter artigos que, a partir do arcabouço da Geografia (ou, no diálogo com ela), contribuam na reflexão sobre tais questões.

    Terra Livre 48 – “OPRESSÕES, TRABALHO E CONTRADIÇÕES DA DEMOCRACIA: A GEOGRAFIA DAS (RE)EXISTÊNCIAS”
     
    Convocamos a comunidade a submeter artigos que, a partir do arcabouço da Geografia (ou, no diálogo com ela), contribuam na reflexão sobre as seguintes questões e temáticas: Múltiplas formas de opressão e suas dimensões espaciais; A interseccionalidade das opressões na atual configuração da sociedade capitalista; Democracia brasileira e sua base histórica, política e social na produção de desigualdade; Opressões e reprodução de desigualdades; As relações sociais de gênero no país e o espaço social político das lutas; Políticas públicas nas relações de gênero e sexualidade em suas intersecções com classe, raça/etnia; Políticas públicas para população LGBTT e a transversalidade de gênero e orientação sexual; As políticas públicas e a estruturas de desigualdade; A desigualdade social brasileira e as relações étnicas raciais; As questões indígenas: desdobramentos, transformações e espaço; Múltiplas formas de opressão e suas dimensões na produção de conhecimento e de luta política; Convergência das opressões, suas relações sócio espaciais e suas resistências; Retrocessos da Democracia; Trabalho em flexibilização; Trajetórias espaciais, trabalho e violência; Ataques à democracia e as leis trabalhistas na atualidade; Liberdade, direitos, participação e cidadania.
     
     

    Terra Livre 49 – “AS GEOGRAFIAS DA NATUREZA E AS NATUREZAS DA GEOGRAFIA”
     
     Convocamos a comunidade a submeter artigos que, a partir do arcabouço da Geografia (ou, no diálogo com ela), contribuam na reflexão sobre as seguintes questões e temáticas: Espaço, trabalho e natureza: ontologias, epistemologias e contradições; Dinâmicas da natureza e produção do espaço geográfico; A relação sociedade/natureza, apropriação e políticas públicas; Grandes projetos de desenvolvimento capitalista e impactos ambientais; Flutuações, alterações, oscilações, tendências e mudanças climáticas e seus impactos no território; Análise ecológica da paisagem; Geomorfologia geográfica, sociedade e natureza; Pensamento geomorfológico brasileiro; Soberania alimentar, dinâmicas da natureza e ecologia de saberes; Ruptura metabólica, natureza e alienação; Risco natural, socionatural, tecnológico; Vulnerabilidade e resiliência; Susceptibilidade em sistemas climáticos, geomorfológicos e geoecológicos e suas relações socioespaciais; Fragilidade ambiental; Geossistemas, Geossistema-Território-Paisage m e Sistemas ambientais: potencialidades e aplicações; Processos gemorfológico-pedológicos na produção das paisagens; Impactos ambientais urbanos; Resíduos sólidos, poluição hídrica e atmosférica; Bacias hidrográficas rurais e urbanas, planejamento e gerenciamento; Água: recurso, bem e/ou direito; Excepcionalidades, eventos e episódios extremos e a produção do espaço em ambientes continentais e costeiros; Políticas públicas e desastres; Geografia física e turismo; Novas interfaces a partir da Geografia Física. Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS À REVISTA TERRA LIVRE
  • NOVA CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2017-07-02
    Caros agebeanos,

    A revista Terra Livre está recebendo, através de seu portal (www.agb.org.br/publicacoes), artigos para as edições 47, 48 e 49.  O prazo das submissões para estes três números vai até 30 de setembro de 2017.
    Os artigos deverão observar as Normas de Publicação disponíveis no site. Os temas de chamada destas edições, bem como suas ementas (construídos pelas Seções Locais da entidade nas Reuniões de Gestão Coletiva) são apresentados abaixo.

    Convidamos também a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

    Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,
    Comissão de Publicações da AGB


    Terra Livre 47 - “OS RETROCESSOS DO NOVO CONSERVADORISMO, LIBERALISMO E FUNDAMENTALISMO”

    A Revista Terra Livre da AGB, desde sua primeira edição pretende ser um instrumento para reflexão acerca das demandas da comunidade geográfica brasileira, bem como da sociedade como um todo, entendendo a necessidade de organizar o saber para planejar melhor a luta. A conjuntura mundial apresenta a expansão de uma forte onda conservadora alimentada pelos diversos movimentos de direita atuantes em vários países, com uma pauta de grandes retrocessos no campo dos direitos humanos e trabalhistas, somada a um aprofundamento brutal do capitalismo na sua capacidade de exploração da classe trabalhadora. Em diversos casos, apenas para nos atermos ao âmbito governamental, observamos a ascensão de líderes alinhados ao espectro da direita, seja pela via eleitoral como a Argentina via Maurício Macri ou os Estados Unidos via Donald Trump; seja através de golpe institucional de Estado, como no Brasil com a chegada de Michel Temer à presidência da República. A composição de forças que marcam esse avanço dos setores da direita, no caso brasileiro assume de forma cada vez mais explícita uma configuração que articula um tripé: neoconservadorismo, fundamentalismo religioso e neoliberalismo. Neoconservadorismo, marcado pela re-emergência da hegemonia do pensamento reacionário e conservador, presentes na nossa sociedade desde o início do nosso processo colonial. Daí derivam-se diversas manifestações de subalternização: o patriarcalismo, o racismo, o machismo, o ódio à diferença, que marcam há séculos o cotidiano das lutas de classe no Brasil. Fundamentalismo religioso, que no Brasil é dirigido por grupos políticos orientados por um projeto nacional moralista e teológico, que dentre outras expressões pode ser exemplificado na chamada bancada evangélica. Estes grupos ancoram-se no discurso ideológico da “teologia da prosperidade” e por via deste ampliam seu poderio econômico, político-midiático e institucional, a ponto de compor bancadas legislativas que defendem pautas retrógradas e a institucionalização de uma moral religiosa que, na maioria das vezes é, no mínimo, conveniente ao neoconservadorismo. O Neoliberalismo como terceira ponte deste tripé apresenta o aprofundamento das estratégias que a acumulação do capital vem implementando no mundo e na América Latina, especificamente desde os anos 90 atingindo as camadas mais vulneráveis pelo arrocho crescente dos salários e precarização do trabalho, além do desmonte do Estado através de uma mercadorização progressiva dos serviços públicos e dos recursos naturais. A combinação deste tripé pode ser encontrada nas diversas ações que hoje montam o conjunto das polêmicas que envolvem os projetos de Brasil e de Mundo, das políticas educacionais à Reforma de Previdência, passando pela política de matriz energética, o modelo produtivo agroexportador e a crise do sistema prisional. Em todos estes, apenas para citar, a disputa por território exige uma grande capacidade de articulação das forças que resistem num projeto emancipador de sociedade não apenas do ponto de vista analítico conceitual, mas sobretudo, do ponto de vista político, haja vista a enorme fragmentação da esquerda hoje, que inviabiliza dar respostas rápidas e concretas a essas demandas. A Terra Livre, como sempre e mais ainda nesta edição, anseia ser mais um veículo na busca de uma geografia comprometida com uma sociedade que, mais do que nunca, exige sua posição. Convocamos a comunidade a submeter artigos que, a partir do arcabouço da Geografia (ou, no diálogo com ela), contribuam na reflexão sobre tais questões.

    Terra Livre 48 – “OPRESSÕES, TRABALHO E CONTRADIÇÕES DA DEMOCRACIA: A GEOGRAFIA DAS (RE)EXISTÊNCIAS”
     
    Convocamos a comunidade a submeter artigos que, a partir do arcabouço da Geografia (ou, no diálogo com ela), contribuam na reflexão sobre as seguintes questões e temáticas: Múltiplas formas de opressão e suas dimensões espaciais; A interseccionalidade das opressões na atual configuração da sociedade capitalista; Democracia brasileira e sua base histórica, política e social na produção de desigualdade; Opressões e reprodução de desigualdades; As relações sociais de gênero no país e o espaço social político das lutas; Políticas públicas nas relações de gênero e sexualidade em suas intersecções com classe, raça/etnia; Políticas públicas para população LGBTT e a transversalidade de gênero e orientação sexual; As políticas públicas e a estruturas de desigualdade; A desigualdade social brasileira e as relações étnicas raciais; As questões indígenas: desdobramentos, transformações e espaço; Múltiplas formas de opressão e suas dimensões na produção de conhecimento e de luta política; Convergência das opressões, suas relações sócio espaciais e suas resistências; Retrocessos da Democracia; Trabalho em flexibilização; Trajetórias espaciais, trabalho e violência; Ataques à democracia e as leis trabalhistas na atualidade; Liberdade, direitos, participação e cidadania.
     
     

    Terra Livre 49 – “AS GEOGRAFIAS DA NATUREZA E AS NATUREZAS DA GEOGRAFIA”
     
     Convocamos a comunidade a submeter artigos que, a partir do arcabouço da Geografia (ou, no diálogo com ela), contribuam na reflexão sobre as seguintes questões e temáticas: Espaço, trabalho e natureza: ontologias, epistemologias e contradições; Dinâmicas da natureza e produção do espaço geográfico; A relação sociedade/natureza, apropriação e políticas públicas; Grandes projetos de desenvolvimento capitalista e impactos ambientais; Flutuações, alterações, oscilações, tendências e mudanças climáticas e seus impactos no território; Análise ecológica da paisagem; Geomorfologia geográfica, sociedade e natureza; Pensamento geomorfológico brasileiro; Soberania alimentar, dinâmicas da natureza e ecologia de saberes; Ruptura metabólica, natureza e alienação; Risco natural, socionatural, tecnológico; Vulnerabilidade e resiliência; Susceptibilidade em sistemas climáticos, geomorfológicos e geoecológicos e suas relações socioespaciais; Fragilidade ambiental; Geossistemas, Geossistema-Território-Paisage m e Sistemas ambientais: potencialidades e aplicações; Processos gemorfológico-pedológicos na produção das paisagens; Impactos ambientais urbanos; Resíduos sólidos, poluição hídrica e atmosférica; Bacias hidrográficas rurais e urbanas, planejamento e gerenciamento; Água: recurso, bem e/ou direito; Excepcionalidades, eventos e episódios extremos e a produção do espaço em ambientes continentais e costeiros; Políticas públicas e desastres; Geografia física e turismo; Novas interfaces a partir da Geografia Física.

    Saiba mais sobre NOVA CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  • COMUNICADO SOBRE A REVISTA TERRA LIVRE

    2017-02-04
    Comunidade AgebeanaDesde o início do mês de novembro de 2016, quando o sítio eletrônico da AGB sofreu um ataque de hackers, o portal de publicações da entidade esteve inacessível. Apenas agora, no início de janeiro de 2017, conseguimos restabelecer o nosso portal, que comporta as revistas Terra Livre e Boletim Paulista de Geografia.Convidamos toda nossa comunidade a acessar novamente nossas revistas, tanto para leitura e consulta quanto para submissão de artigos para publicação. No caso da Terra Livre, estamos recebendo já, através do sistema SEER, submissões para o número 46 (ver chamada abaixo). Agora que restauramos o sistema, podemos retomar a edição dos números 43 a 45, que sairão em breve.Agradecemos a tod@s, e pedimos desculpas pelo inconveniente causado por este ataque.Saudações agebeanasComissão de Publicações da AGB Nacional Saiba mais sobre COMUNICADO SOBRE A REVISTA TERRA LIVRE
  • NOVA CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2017-02-04

    TERRA LIVRE 46 - “A construção do Brasil: geografia, ação política e democracia

    A construção do Brasil é um tema de extrema relevância para a compreensão da disputa pelo exercício do poder que se dá de forma profundamente desigual entre os mais diversos grupos sociais. Ao mesmo tempo esse processo condiciona as ações sociais presentes e a efetivação de projetos emancipatórios. Tal construção marca o país com profundas disparidades sociais e regionais e, até o presente momento histórico, não permite a realização de uma democracia plena, tampouco possibilita afirmar uma realidade concreta que garanta a reprodução social dos sujeitos. Em decorrência disso, a cidade e o campo são concebidos e projetados para interditar as coexistências. Em uma conjuntura na qual os poucos avanços sociais e territoriais conquistados historicamente são colocados em causa, a AGB objetiva problematizar os nexos entre a ciência geográfica, a ação política transformadora e o exercício democrático e conclama todas(os) as(os) geógrafas(os) a pensar o Brasil que queremos, através da submissão de artigos para a nossa revista. Serão aceitos para avaliação pelo Conselho Editorial artigos sobre os diferentes campos da ciência geográfica, o que contempla, entre outros, aqueles que no XVIII ENG (Encontro Nacional de Geógrafos) foram organizados em ÁREAS GERAIS (1. Cidade/Urbano; 2. Campo/Rural; 3. Pensamento Geográfico; 4. Natureza/Meio Ambiente; 5. Educação) e EIXOS TEMÁTICOS (1. A produção social do Brasil e a construção de suas geografias; 2. A urbanização brasileira: que cidade queremos?; 3. Geografia, crise ambiental e desenvolvimento econômico. 4. Ação política, lutas sociais e representação: por um outro projeto de sociedade;  5. As transformações no mundo da Educação: educar para que Brasil?  6. Questão agrária: conflitos, tensões e projetos;  7. Disputas cartográficas nas dimensões do poder;  8.Estado, capital e poder: geografia política do Brasil;  9.Para transformar o Brasil: raça e gênero nos debates geográficos). O prazo das submissões para a Terra Livre 46 vai até o dia 28 de fevereiro de 2017.


     

    Notícias

     

    Comunidade agebeana

     

    A Revista Terra Livre está aderindo também ao formato online, através do sistema SEER - o formato impresso continua, mas agora agregamos também o meio digital. O novo formato encontra-se ainda em fase de finalização da inserção de todas as edições, e pedimos desculpas por alguma falha, falta ou incorreção que ainda não acertamos, mas  convidamos para uma visita em nossa página. 

     

    Hoje, em nosso endereço eletrônico (indicado abaixo), já encontram-se disponíveis os números de 01 a 40 - ressalvando-se algumas lacunas, como a TL 11-12, pelas dificuldades envolvidas no processo de digitalização página por página de cada revista impressa. Em breve, os números 41 e 42, que estão já finalizados em processo de editoração, serão também disponibilizados.

     

    Convidamos também nossa comunidade para novas submissões de artigos, para os números 43, 44 e 45, cujas ementas de chamadas encontram-se abaixo. O prazo para submissão desta chamada tripla  encerra-se no dia 31 de março de 2016.

     

    A tod@s que, ao longo deste último período, fizeram submissões através do email terralivreagb@gmail.com, informamos que entraremos em contato individualizado. Este endereço de email continuará sendo nosso canal de comunicação com a comunidade.

     

    Contamos com o apoio de toda a comunidade para o fortalecimento deste importante instrumento de nossa entidade.

     

    Saudações agebeanas

     

    Comissão de Publicações da AGB-DEN (2014-2016)

     

    Renato Emerson dos Santos

     

    André Pasti

    REVISTA TERRA LIVRE (versão online)
    http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/index

     

     

     

    NOVAS CHAMADAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

     

    Revista Terra Livre n. 43 – “O Brasil e a construção endógena do pensamento geográfico”

     

    O que constrói a unidade do pensamento geográfico brasileiro? Escolas de pensamento se constituem a partir da organicidade e circularidade de referenciais de construção das ideias, que delineiam as agendas legitimadas, percursos válidos, bases teóricas e cânones epistêmicos. Existe uma “Escola Brasileira de Geografia”? A geografia brasileira pode ser chamada de “Escola Brasileira de Geografia”? Qual a relação entre o predomínio do remetimento à realidade brasileira e a constituição do pensamento geográfico brasileiro? Este número deverá abordar problemáticas como: a construção do pensamento geográfico a partir da realidade brasileira; a unidade e relações/conexões dos processos geográficos que ocorrem no Território Brasileiro; a Educação e Ensino de Geografia tendo em vista o pensamento da geografia e o Brasil; entre outros temas afins.

     

     

     

    Revista Terra Livre n. 44 – “Das transformações do mundo do trabalho à precarização da educação”

     

    As transformações do mundo do trabalho implicam em um conjunto de ações como: flexibilização, terceirização, racionalização de processos e exploração que desregulamentam direitos e criminalizam as lutas dos trabalhadores, constituindo um quadro de precarização.  No âmbito da educação a precarização envolve o controle do quê ensinar, como ensinar e para quem ensinar. Isso implica na análise da formação docente e dos conteúdos da geografia.  Reconhecendo essas condições históricas, é urgente que neste número da Revista Terra Livre sejam debatidos: qual o significado de ensinar geografia atualmente? Qual o papel da geografia na educação brasileira? Qual o papel da geografia na análise e na transformação da sociedade?

     

     

     

    Revista Terra Livre n. 45 – “(Qual) é o fim do Ensino de Geografia?”

     

    Esta edição se agrega ao processo de organização do VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia – Fala Professor, realizado pela AGB em Catalão (GO) em outubro de 2015. Neste sentido, o dossiê conclama artigos relacionados aos Eixos Temáticos delineados para o evento, a saber: 1. Educação popular e contra-hegemônica (Educação do campo, Educação popular, Educação indígena); 2. Direitos humanos (Diversidade cultural, Étnico-racial, Inclusão, Questão de gênero e sexualidade); 3. Políticas e lutas educacionais (Precarização do trabalho docente, Políticas educacionais, currículo e mecanismo de avaliação, A geografia na sala de aula frente à mídia e as geografias hegemônicas); 4. Práticas de Ensino (Novas tecnologias e outras geografias, Práticas pedagógicas e materiais didáticos). Outros temas associados à provocação trazida no tema do evento "(Qual) é o fim do Ensino de Geografia?" – como outras políticas públicas e ações no campo da educação e do ensino da geografia também serão aceitos.

     

     

     

    --

     

    Coordenação de Publicações DEN / Terra Livre



    Saiba mais sobre NOVA CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS