Pegar para ver outras Cartografias
desafios e possibilidades do uso do mapa tátil no Ensino de Geografia para alunos não videntes
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3194Palavras-chave:
Ensino de Geografia, cartografia, inclusãoResumo
Diante das diversas peculiaridades presentes na realidade do não vidente no ambiente escolar, se faz necessário a problematização a respeito das múltiplas possibilidades de construção do conhecimento geográfico. A compreensão do espaço geográfico por parte dos estudantes está diretamente relacionada ao processo de ensino-aprendizagem, onde os instrumentos que compõem esse processo tem fundamental importância. O presente trabalho procura justamente destacar a potencialidade de um desses possíveis instrumentos, o mapa tátil. Nesse sentido tratamos o mesmo enquanto uma ferramenta “suleadora” que possibilita a construção de educação de caráter inclusivo. Dessa forma, buscamos expandir a compreensão sobre a realidade dos indivíduos com deficiência visual em seu contexto escolar, possibilitando identificar as dificuldades existentes nesse processo assim como os caminhos possíveis de serem traçados ansiando uma Educação Inclusiva.
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