v. 1 n. 60 (2023): É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil

Edição completa

Sumário

Editorial

Artigos

  • Do ensino remoto ao ensino presencial em contexto pandêmico desafios no Ensino de Geografia de uma escola pública em Tefé (Amazonas/Brasil)

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3107
    Hanah Clara Farias Ribeiro, Hikaro Kayo de Brito Nunes
    20-58
  • Prática docente em Geografia reflexões e experiências

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3164
    Danilo Carneiro Magalhães
    59-80
  • As implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente de Geografia e seus desdobramentos na prática pedagógica e na luta política

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3213
    Janeide Bispo dos Santos, Marcos Antônio Campos Couto
    81-120
  • Considerações acerca da BNC-Formação e as novas morfologias do trabalho o professor de novo tipo

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3210
    Rodrigo Coutinho Andrade
    121-156
  • Diversidade de corpos no Estágio Supervisionado "a dor e a delícia de ser o que é"

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3195
    Clesley Nascimento, Renata Silva Barbosa
    157-186
  • Residência Pedagógica no contexto do avanço das Reformas Neoliberais para a educação

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3191
    Claudia Lúcia Costa
    187-208
  • Precarização da educação e da atividade docente notas sobre a experiência na rede pública estadual de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3207
    Wesley Valentim Anacleto da Silva
    209-236
  • Jovens cotistas e espaço a juventude como direito

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3122
    Aline de Vieira Souza
    237-276
  • Por um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3179
    Leandro Vieira Cavalcante
    277-303
  • A disciplina escolar de Geografia frente à apropriação neoliberal da transposição didática na educação pensamento crítico a respeito da desvalorização docente no ensino básico

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3182
    Anderson Felipe Leite dos Santos
    304-340
  • Impactos da Reforma do Novo Ensino Médio na formação cidadã

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3169
    Maria Roselândia Barros Cunha , Luiz Antonio Araújo Gonçalves
    341-368
  • Educação e território quilombola o processo de construção do Plano Político Pedagógico da Escola da Comunidade de Raiz

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3187
    Maria Clara Salim Cerqueira
    369-402
  • A politica de cotas da universidade do Estado do Rio de Janeiro e permanência de corpos negros no espaço universitário- Campus Maracanã

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3205
    Nilton Abranches Junior, Camila Reis Tomaz, Carolina da Silva Santos, Rachel Cabral da Silva
    403-433
  • Abordagem geográfica e os desafios por uma construção ativa natureza, meio ambiente e educação ambiental

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3119
    Vitória Alves Lima
    434-472
  • Natureza, bem viver e questão agrária possibilidade para o Ensino de Geografia

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3183
    Dayane Galdino Brito, Katielly Santana Lúcio da Costa
    473-511
  • O rio Poti (Teresina/PI) como objeto de estudo no âmbito da Geografia Física Escolar a relação estudante-rio-escola

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3120
    Edenilson Andrade Ferreira, Ernane Cortez Lima
    512-545
  • Pegar para ver outras Cartografias desafios e possibilidades do uso do mapa tátil no Ensino de Geografia para alunos não videntes

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3194
    Flora Antonia Soares Ribeiro; Lucas Pereira Vieira
    546-571
  • A (Re)produção dos saberes educação e a cerâmica artesanal do distrito administrativo de Icoaraci, Belém - PA

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3155
    João Victor Rocha Leão, Wanessa Viviane Paixão Farias
    572-610
  • Fazendo gênero no chão da escola reflexões a partir do EDP Gênero, Sexualidade e Diversidade na escola, no X Fala Professor(a)

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3176
    Rusvênia Luiza B. R. da Silva, Mariana Rabêlo Valença, Pedro Israel Mota Pinto
    611-633
  • A Ciranda infantil no X Fala Professor (a)! Ação afirmativa na construção de um espaço para a garantia de direitos

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3197
    Silvana Chagas Holanda, Camila Dutra
    634-657
  • O Estado Imperial brasileiro se vê no espelho aproximações sobre o tema Brasil no Ensino de Geografia nos primórdios do Colégio de Pedro II

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3204
    Jorge Luiz Barcellos da Silva
    658-689
  • Proposta de análise de livros didáticos de Geografia dos anos iniciais um olhar para linguagem cartográfica.

    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3200
    José Orian Garcia Matos, Sulivan Pereira Dantas
    690-705

Normas