Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 60 (2023): É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil
v. 1 n. 60 (2023): É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.v1i60
Publicado:
2024-02-23
Edição completa
pdf
Capa
Capa
É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil
Igor Carlos Feitosa Alencar
pdf
Sumário
Expediente e Sumário
Terra Livre AGB
i-xiv
pdf
Editorial
Editorial
Terra Livre AGB
xv-xix
pdf
Artigos
Do ensino remoto ao ensino presencial em contexto pandêmico
desafios no Ensino de Geografia de uma escola pública em Tefé (Amazonas/Brasil)
Hanah Clara Farias Ribeiro, Hikaro Kayo de Brito Nunes
20-58
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3107
Prática docente em Geografia
reflexões e experiências
Danilo Carneiro Magalhães
59-80
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3164
As implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente de Geografia e seus desdobramentos na prática pedagógica e na luta política
Janeide Bispo dos Santos, Marcos Antônio Campos Couto
81-120
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3213
Considerações acerca da BNC-Formação e as novas morfologias do trabalho
o professor de novo tipo
Rodrigo Coutinho Andrade
121-156
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3210
Diversidade de corpos no Estágio Supervisionado
"a dor e a delícia de ser o que é"
Clesley Nascimento, Renata Silva Barbosa
157-186
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3195
Residência Pedagógica no contexto do avanço das Reformas Neoliberais para a educação
Claudia Lúcia Costa
187-208
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3191
Precarização da educação e da atividade docente
notas sobre a experiência na rede pública estadual de São Paulo
Wesley Valentim Anacleto da Silva
209-236
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3207
Jovens cotistas e espaço
a juventude como direito
Aline de Vieira Souza
237-276
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3122
Por um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido
Leandro Vieira Cavalcante
277-303
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3179
A disciplina escolar de Geografia frente à apropriação neoliberal da transposição didática na educação
pensamento crítico a respeito da desvalorização docente no ensino básico
Anderson Felipe Leite dos Santos
304-340
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3182
Impactos da Reforma do Novo Ensino Médio na formação cidadã
Maria Roselândia Barros Cunha , Luiz Antonio Araújo Gonçalves
341-368
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3169
Educação e território quilombola
o processo de construção do Plano Político Pedagógico da Escola da Comunidade de Raiz
Maria Clara Salim Cerqueira
369-402
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3187
A politica de cotas da universidade do Estado do Rio de Janeiro e permanência de corpos negros no espaço universitário- Campus Maracanã
Nilton Abranches Junior, Camila Reis Tomaz, Carolina da Silva Santos, Rachel Cabral da Silva
403-433
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3205
Abordagem geográfica e os desafios por uma construção ativa
natureza, meio ambiente e educação ambiental
Vitória Alves Lima
434-472
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3119
Natureza, bem viver e questão agrária
possibilidade para o Ensino de Geografia
Dayane Galdino Brito, Katielly Santana Lúcio da Costa
473-511
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3183
O rio Poti (Teresina/PI) como objeto de estudo no âmbito da Geografia Física Escolar
a relação estudante-rio-escola
Edenilson Andrade Ferreira, Ernane Cortez Lima
512-545
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3120
Pegar para ver outras Cartografias
desafios e possibilidades do uso do mapa tátil no Ensino de Geografia para alunos não videntes
Flora Antonia Soares Ribeiro; Lucas Pereira Vieira
546-571
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3194
A (Re)produção dos saberes
educação e a cerâmica artesanal do distrito administrativo de Icoaraci, Belém - PA
João Victor Rocha Leão, Wanessa Viviane Paixão Farias
572-610
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3155
Fazendo gênero no chão da escola
reflexões a partir do EDP Gênero, Sexualidade e Diversidade na escola, no X Fala Professor(a)
Rusvênia Luiza B. R. da Silva, Mariana Rabêlo Valença, Pedro Israel Mota Pinto
611-633
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3176
A Ciranda infantil no X Fala Professor (a)!
Ação afirmativa na construção de um espaço para a garantia de direitos
Silvana Chagas Holanda, Camila Dutra
634-657
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3197
O Estado Imperial brasileiro se vê no espelho
aproximações sobre o tema Brasil no Ensino de Geografia nos primórdios do Colégio de Pedro II
Jorge Luiz Barcellos da Silva
658-689
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3204
Proposta de análise de livros didáticos de Geografia dos anos iniciais
um olhar para linguagem cartográfica.
José Orian Garcia Matos, Sulivan Pereira Dantas
690-705
pdf
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3200
Normas
Normas de submissão
Terra Livre AGB
706-717
pdf
Idioma
English
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Edição Atual
Homenagem
Indexadores
Licença