Do ensino remoto ao ensino presencial em contexto pandêmico
desafios no Ensino de Geografia de uma escola pública em Tefé (Amazonas/Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3107Palavras-chave:
Ensino de Geografia, ´Pandemia, Ensino presencialResumo
O presente estudo tem como objetivo identificar as dificuldades encontradas pelos professores e estudantes em relação ao processo de ensino e aprendizagem em Geografia após o retorno das aulas presenciais diante do contexto da Covid-19 em uma escola pública de Tefé – AM. Metodologicamente, foram realizados levantamentos e análises teóricas e documentais, realização de entrevista, aplicação de questionário, organização de roda de conversa e, por fim, tabulação de dados em gráficos e nuvens de palavras. Os resultados apontaram comparativamente às duas turmas analisadas, situações semelhantes, principalmente na relação antes-durante-depois do ensino remoto, contribuindo para ampliação de aflições principalmente quanto associada ao vestibular, além dos prejuízos ocasionados durante o ensino remoto no campo do ensino de Geografia, com pouco rendimento, interação e ensino e aprendizagem, apontado tanto pelos estudantes quanto pela professora.
Downloads
Referências
ARAUJO, Susana Lima de Queiroz Pontes de; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Educação remota em tempos da COVID-19: inquietações acerca da pessoa com deficiência e o Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Thema, v.20, n. especial, p. 17-36, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.17-36.1831 DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.17-36.1831
BARBOSA, Maria Edivani Silva. A Geografia na Escola: Espaço, Tempo e Possibilidades. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 82-113, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N12/Art-7-Revista-Ensino-Geografia-v7-n12-Barbosa.pdf Acesso em 10 de ago. de 2022.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BECKER, Elsbeth Léia Spode. O ensino nos novos tempos e a relação professor-aluno. In: FARIA, Rivaldo Mauro de; BATISTA, Natália Lampert; RIZZATTI, Maurício. (Orgs). Os contextos geográficos da COVID-19: possibilidades em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: Eulim, 2020. DOI: https://doi.org/10.35417/978-65-87698-05-2_74
BENTO, Victor Régio da Silva; ALMEIDA, Lucilene Ferreira de. A Geografia e a BNCC do Ensino Médio: uma análise dos itinerários formativos da SEE-Acre. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, v. 12, n. 22, p. 05-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1010 DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1010
BRUCE, Antonio Jucivan Martins; RODRIGUES, Eubia Andréa; BILLACRÊS, Máximo Alfonso Rodrigues. Estágio Supervisionado de Licenciatura em Geografia em Tempos de Pandemia: Impactos e Desafios. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 12, n. 23, p. 75-91, jul./dez. 2021. Disponível em:< http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N23/Resumo-Art4-v12-n23.php> Acesso em 07 de ago. de 2022.
CAVALCANTI, Isabella Macário Ferro (Org). Tecnologias em tempos de isolamento social. Belém: RFB Editora, 2020. DOI: https://doi.org/10.46898/rfb.9786599152429
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.
COELHO, Leonardo Rafael Santos; SANTOS, Luís Eduardo Santiago dos; SOUSA, Leonardo Melo de. O ensino remoto de Geografia: experiências de professores em uma escola teresinense. Ensino em Perspectivas, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2023.
DUARTE, Daniel Edler; BENETTI, Pedro Rolo. Pela Ciência, contra os cientistas? Negacionismo e as disputas em torno das políticas de saúde durante a pandemia. Sociologias, v. 24, n. 60, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/18070337-120336 DOI: https://doi.org/10.1590/18070337-120336
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7SD7XHW9gbW54RKWHcL/?format=pdf&lang=pt> Acesso em 14 de set. de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013
GATTI, Bernadete Angelina. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003 DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GREGORY, John. The coronavirus ‘infodemic’ is real. We rated the websites responsible for it. Stat, Feb. 28, 2020. Disponível em: https://www.statnews.com/2020/02/28/websites-spreadingcoronavirus-misinformation-infodemic/ .
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19?. Ensino em Perspectivas¸ v. 2, n. 1, p. 1-15, 2021. Disponível em:< https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4577> Acesso em 10 de set. de 2022.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: estudos sobre Educação, v. 28, n. 1, p. 201-219. 2017. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4833 DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4833
REGO, Nelson; COSTELLA, Roselane Zordan. Educação geográfica e ensino de Geografia, distinções e relações em busca de estranhamentos. Signos Geográficos, v. 1, 1-15, 2019. Disponível em :< https://revistas.ufg.br/signos/article/view/59454> Acesso em 10 de ago. de 2022.
ROCHA, Elizabeth Matos; LIMA, Juliana Maria da Silva. Impactos e desafios do ensino on-line decorrentes da pandemia COVID-19. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 2, p. 377-390, 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14526 DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14526
SANTOS, Ana Beatriz Ribeiro dos. Ensino de Geografia nas escolas de tempo integral no Ensino Médio em Teresina/Piauí: de que realidade estamos falando?. Teresina, 2018. 117f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, 1978.
SILVA, Maria José Souza Da; NASCIMENTO, Luciene Fabrizia Alves Do; FELIX, Pedro Wallas Soares de Araújo. Ensino Remoto e Educação Geográfica em Tempos de Pandemia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2020.
SOUTO, Joyce Caroline de Souza; MORAIS, Nathalia Rocha. Ensino de Geografia em tempos de pandemia: desafios do ensino remoto e das tecnologias na prática docente. Revista Ensino de Geografia, v. 12, n. 22, p. 102-118, 2021. Disponível em:< http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N22/Art6-v12-n22-Revista-Ensino-Geografia-Souto-Morais.pdf> Acesso em 01 de set. de 2022.
STRAFORINI, Rafael. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, 175-195. 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180037 DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180037
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Busca Ativa Escolar: e o trabalho em rede. (Coord. Ana Carolina Fonseca). Brasília: UNICEF, 2022.
VENTURINI, Jamila Rodrigues; SOUZA, Joyce. Tecnologias e Covid-19 no Brasil: vigilância e desigualdade social na periferia do capitalismo. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll Stiftung, 2020. Disponível em: <https://br.boell.org/sites/default/files/2020-06/Tecnologias%20e%20Covid-19%20no%20Brasil%20vigil%C3%A2ncia%20e%20desigualdade%20social%20na%20periferia%20do%20capitalismo.pdf> Acesso em: 01 de maio de 2023.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marília Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Caderno de Saúde Pública, v. 36, n. 5, p. 1-4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00068820 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00068820
WORDCLOUDS. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=ice.lenor.nicewordplacer.app)> Acesso em: 10 de jul de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.