Do ensino remoto ao ensino presencial em contexto pandêmico

desafios no Ensino de Geografia de uma escola pública em Tefé (Amazonas/Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3107

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, ´Pandemia, Ensino presencial

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as dificuldades encontradas pelos professores e estudantes em relação ao processo de ensino e aprendizagem em Geografia após o retorno das aulas presenciais diante do contexto da Covid-19 em uma escola pública de Tefé – AM. Metodologicamente, foram realizados levantamentos e análises teóricas e documentais, realização de entrevista, aplicação de questionário, organização de roda de conversa e, por fim, tabulação de dados em gráficos e nuvens de palavras. Os resultados apontaram comparativamente às duas turmas analisadas, situações semelhantes, principalmente na relação antes-durante-depois do ensino remoto, contribuindo para ampliação de aflições principalmente quanto associada ao vestibular, além dos prejuízos ocasionados durante o ensino remoto no campo do ensino de Geografia, com pouco rendimento, interação e ensino e aprendizagem, apontado tanto pelos estudantes quanto pela professora.

Biografia do Autor

Hanah Clara Farias Ribeiro, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Licenciada em Geografia (UEA) e cursando Especialização em Geografia Aplicada à Amazonia (UEA)

Hikaro Kayo de Brito Nunes, Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA)

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA) e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (PROPGEO/UECE)

Referências

ARAUJO, Susana Lima de Queiroz Pontes de; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Educação remota em tempos da COVID-19: inquietações acerca da pessoa com deficiência e o Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Thema, v.20, n. especial, p. 17-36, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.17-36.1831 DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.17-36.1831

BARBOSA, Maria Edivani Silva. A Geografia na Escola: Espaço, Tempo e Possibilidades. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 82-113, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N12/Art-7-Revista-Ensino-Geografia-v7-n12-Barbosa.pdf Acesso em 10 de ago. de 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BECKER, Elsbeth Léia Spode. O ensino nos novos tempos e a relação professor-aluno. In: FARIA, Rivaldo Mauro de; BATISTA, Natália Lampert; RIZZATTI, Maurício. (Orgs). Os contextos geográficos da COVID-19: possibilidades em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: Eulim, 2020. DOI: https://doi.org/10.35417/978-65-87698-05-2_74

BENTO, Victor Régio da Silva; ALMEIDA, Lucilene Ferreira de. A Geografia e a BNCC do Ensino Médio: uma análise dos itinerários formativos da SEE-Acre. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, v. 12, n. 22, p. 05-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1010 DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1010

BRUCE, Antonio Jucivan Martins; RODRIGUES, Eubia Andréa; BILLACRÊS, Máximo Alfonso Rodrigues. Estágio Supervisionado de Licenciatura em Geografia em Tempos de Pandemia: Impactos e Desafios. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 12, n. 23, p. 75-91, jul./dez. 2021. Disponível em:< http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N23/Resumo-Art4-v12-n23.php> Acesso em 07 de ago. de 2022.

CAVALCANTI, Isabella Macário Ferro (Org). Tecnologias em tempos de isolamento social. Belém: RFB Editora, 2020. DOI: https://doi.org/10.46898/rfb.9786599152429

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.

COELHO, Leonardo Rafael Santos; SANTOS, Luís Eduardo Santiago dos; SOUSA, Leonardo Melo de. O ensino remoto de Geografia: experiências de professores em uma escola teresinense. Ensino em Perspectivas, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2023.

DUARTE, Daniel Edler; BENETTI, Pedro Rolo. Pela Ciência, contra os cientistas? Negacionismo e as disputas em torno das políticas de saúde durante a pandemia. Sociologias, v. 24, n. 60, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/18070337-120336 DOI: https://doi.org/10.1590/18070337-120336

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7SD7XHW9gbW54RKWHcL/?format=pdf&lang=pt> Acesso em 14 de set. de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013

GATTI, Bernadete Angelina. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003 DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GREGORY, John. The coronavirus ‘infodemic’ is real. We rated the websites responsible for it. Stat, Feb. 28, 2020. Disponível em: https://www.statnews.com/2020/02/28/websites-spreadingcoronavirus-misinformation-infodemic/ .

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19?. Ensino em Perspectivas¸ v. 2, n. 1, p. 1-15, 2021. Disponível em:< https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4577> Acesso em 10 de set. de 2022.

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: estudos sobre Educação, v. 28, n. 1, p. 201-219. 2017. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4833 DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4833

REGO, Nelson; COSTELLA, Roselane Zordan. Educação geográfica e ensino de Geografia, distinções e relações em busca de estranhamentos. Signos Geográficos, v. 1, 1-15, 2019. Disponível em :< https://revistas.ufg.br/signos/article/view/59454> Acesso em 10 de ago. de 2022.

ROCHA, Elizabeth Matos; LIMA, Juliana Maria da Silva. Impactos e desafios do ensino on-line decorrentes da pandemia COVID-19. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 2, p. 377-390, 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14526 DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14526

SANTOS, Ana Beatriz Ribeiro dos. Ensino de Geografia nas escolas de tempo integral no Ensino Médio em Teresina/Piauí: de que realidade estamos falando?. Teresina, 2018. 117f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, 1978.

SILVA, Maria José Souza Da; NASCIMENTO, Luciene Fabrizia Alves Do; FELIX, Pedro Wallas Soares de Araújo. Ensino Remoto e Educação Geográfica em Tempos de Pandemia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2020.

SOUTO, Joyce Caroline de Souza; MORAIS, Nathalia Rocha. Ensino de Geografia em tempos de pandemia: desafios do ensino remoto e das tecnologias na prática docente. Revista Ensino de Geografia, v. 12, n. 22, p. 102-118, 2021. Disponível em:< http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N22/Art6-v12-n22-Revista-Ensino-Geografia-Souto-Morais.pdf> Acesso em 01 de set. de 2022.

STRAFORINI, Rafael. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, 175-195. 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180037 DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180037

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Busca Ativa Escolar: e o trabalho em rede. (Coord. Ana Carolina Fonseca). Brasília: UNICEF, 2022.

VENTURINI, Jamila Rodrigues; SOUZA, Joyce. Tecnologias e Covid-19 no Brasil: vigilância e desigualdade social na periferia do capitalismo. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll Stiftung, 2020. Disponível em: <https://br.boell.org/sites/default/files/2020-06/Tecnologias%20e%20Covid-19%20no%20Brasil%20vigil%C3%A2ncia%20e%20desigualdade%20social%20na%20periferia%20do%20capitalismo.pdf> Acesso em: 01 de maio de 2023.

WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marília Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Caderno de Saúde Pública, v. 36, n. 5, p. 1-4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00068820 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00068820

WORDCLOUDS. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=ice.lenor.nicewordplacer.app)> Acesso em: 10 de jul de 2022.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

FARIAS RIBEIRO, H. C.; DE BRITO NUNES, H. K. Do ensino remoto ao ensino presencial em contexto pandêmico: desafios no Ensino de Geografia de uma escola pública em Tefé (Amazonas/Brasil). Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 20–58, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3107. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3107. Acesso em: 17 abr. 2024.