Por um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3179

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Contextualizada, Convivência com o Semiárido, Geografia do Semiárido

Resumo

A partir de relato de experiência mediado por debate teórico-prático, discorre-se sobre perspectivas de ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido, mediante contribuições da chamada Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Nesse sentido, discute-se a necessidade e a importância de um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido, para efetivamente contribuir com a produção de um conhecimento geograficamente situado que possibilite apreender essa região a partir de sua diversidade de relações, processos, dinâmicas, sujeitos, paisagens e territórios. Defende-se que reside também na Geografia a chave de leitura e tomada de consciência para a transformação do mundo, em particular nos rincões mais remotos do Semiárido, onde se observam experiências exitosas de uma educação portadora de sentidos e de práxis críticas e emancipatórias.

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Biografia do Autor

Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do Grupo de Pesquisa Territórios do Semiárido (SEMIAR/CNPq).

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

CAVALCANTE, L. V. Por um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 277–303, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3179. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3179. Acesso em: 3 nov. 2024.