Por um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3179Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Educação Contextualizada, Convivência com o Semiárido, Geografia do SemiáridoResumo
A partir de relato de experiência mediado por debate teórico-prático, discorre-se sobre perspectivas de ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido, mediante contribuições da chamada Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Nesse sentido, discute-se a necessidade e a importância de um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido, para efetivamente contribuir com a produção de um conhecimento geograficamente situado que possibilite apreender essa região a partir de sua diversidade de relações, processos, dinâmicas, sujeitos, paisagens e territórios. Defende-se que reside também na Geografia a chave de leitura e tomada de consciência para a transformação do mundo, em particular nos rincões mais remotos do Semiárido, onde se observam experiências exitosas de uma educação portadora de sentidos e de práxis críticas e emancipatórias.
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