https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/issue/feed Terra Livre 2024-03-04T00:35:46+00:00 Coordenação de Publicações - AGB terralivreagb@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Terra Livre</strong> é uma publicação semestral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) cujo objetivo é divulgar a produção do conhecimento geográfico. Publicam-se textos na forma de artigos, notas, resenhas, comunicações e textos dos GTs (Grupos de Trabalhos) da entidade. Criada em 1986, num contexto em que a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) buscava superar o fato da entidade estar voltada para si e pouco preocupada em atender às demandas da sociedade. É nesta reformulação que o projeto editorial da Revista Terra Livre é pensado, com o objetivo de “veicular artigos que manifestem compromissos com as lutas da sociedade [...] sobre questões mais gerais e diretamente relacionadas com os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira”. Nestas três décadas de história foram publicados mais de cinquenta números, totalizando cerca de 500 contribuições (artigos, documentos de Grupos de Trabalho das Seções Locais da AGB, entrevistas, notas e resenhas). Mais do que um periódico científico, a Terra Livre tem um compromisso político com a comunidade geográfica e sociedade em geral. </p> <p>Classificada no Qualis CAPES (2017-2020) como A2 na sua versão online.</p> https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3306 Editorial 2024-02-23T17:02:28+00:00 Terra Livre AGB terralivreagb@gmail.com 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3304 Expediente e Sumário 2024-02-23T16:58:12+00:00 Terra Livre AGB terralivreagb@gmail.com 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3107 Do ensino remoto ao ensino presencial em contexto pandêmico 2024-03-04T00:33:36+00:00 Hanah Clara Farias Ribeiro hanahcribeiro62@gmail.com Hikaro Kayo de Brito Nunes hikarobrito@gmail.com <p class="Resumo">O presente estudo tem como objetivo identificar as dificuldades encontradas pelos professores e estudantes em relação ao processo de ensino e aprendizagem em Geografia após o retorno das aulas presenciais diante do contexto da Covid-19 em uma escola pública de Tefé – AM. Metodologicamente, foram realizados levantamentos e análises teóricas e documentais, realização de entrevista, aplicação de questionário, organização de roda de conversa e, por fim, tabulação de dados em gráficos e nuvens de palavras. Os resultados apontaram comparativamente às duas turmas analisadas, situações semelhantes, principalmente na relação antes-durante-depois do ensino remoto, contribuindo para ampliação de aflições principalmente quanto associada ao vestibular, além dos prejuízos ocasionados durante o ensino remoto no campo do ensino de Geografia, com pouco rendimento, interação e ensino e aprendizagem, apontado tanto pelos estudantes quanto pela professora.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3164 Prática docente em Geografia 2024-03-04T00:35:37+00:00 Danilo Carneiro Magalhães danilocarmag@gmail.com <p>Pensar a práxis docente é um ato, ao mesmo tempo, desafiador e necessário. Ao considerarmos que a (re)construção de práticas pedagógicas se dá pelo movimento dialético de elaboração/aplicação/avaliação de situações de ensino-aprendizagem, refletir este processo é o esforço que empreendemos neste trabalho. Para além da descrição de atividades empíricas, foi realizada pesquisa bibliográfica. O artigo se divide em três momentos: no primeiro, situa teoricamente a compreensão de práxis docente; em seguida, relata práticas de ensino de Geografia realizadas em escolas da rede pública municipal de Fortaleza e estadual do Ceará; finaliza com um exercício de reflexão acerca das múltiplas dimensões que envolvem a experiência docente. O trabalho conclui que o ensino de Geografia está para além dos limites das salas de aula, e que a docência se concretiza também em uma dimensão classista, superando a mera aplicação de metodologias.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3213 As implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente de Geografia e seus desdobramentos na prática pedagógica e na luta política 2024-03-04T00:33:19+00:00 Janeide Bispo dos Santos janeidebsantos@gmail.com Marcos Antônio Campos Couto professormarcoscouto@gmail.com <p>O artigo analisa implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente em Geografia,&nbsp; teorias que explicam e dão direção aos processos de ensino-aprendizagem e às finalidade políticas da educação escolar. A metodologia explicita a relação entre a teoria pedagógica e a sua finalidade política, mediadas pelo papel da escola, do professor e de sua prática pedagógica. Focaliza três situações de contexto de ensino às quais o/a professor(a) de Geografia são submetido(a)s, com o objetivo de demonstrar como as teorias pedagógicas dão rumo ao trabalho docente. O trabalho pedagógico é ato intencional que tem fins de formação de sujeitos que estão em processo de aprendizagem. O trato pedagógico aos conhecimentos da ciência geográfica nos processos de ensino, implica na intenção de que os estudantes desenvolvam consciência acerca da organização espacial da sociedade no contexto das classes em luta</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3210 Considerações acerca da BNC-Formação e as novas morfologias do trabalho 2024-03-04T00:33:58+00:00 Rodrigo Coutinho Andrade rodrigoandrade@ufrrj.br <p>Por meio do exame das atuais prescrições curriculares para os cursos superiores de licenciatura, das recomendações internacionais para a formação em todos os níveis de ensino, assim como dos contributos teóricos sobre o tema, observa-se a operação material e imaterial imersa nos novos léxicos e mecanismos gerenciais para a contemplação do atual estágio de reprodução sociometabólica do capital tanto no âmbito estrutural, quanto no corpo superestrutural, demandando para tal um trabalhador maleável e adaptável às novas morfologias do trabalho. Tal conteúdo alcança a educação por meio do controle sistemático dos entes fixos e variáveis, com relativa centralidade sobre o trabalho docente nos últimos para a concreção do currículo prescrito-aferido. Neste sentido, objetivamos analisar as incidências do receituário da frente ampla do capital na BNC-Formação para a consolidação do “professor de novo tipo”. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter explicativo, que se ancora no exame bibliográfico-documental. Como resultado indicamos que análise do documento acima discriminado imputa uma série de predileções pertinentes à adequação do trabalho docente ao princípio gerencial-<em>quantofrênico</em>.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3195 Diversidade de corpos no Estágio Supervisionado 2024-03-04T00:34:35+00:00 Clesley Nascimento clesley.tavares@urca.br Renata Silva Barbosa renata.geo.barbosa@gmail.com <p>O espaço escolar está estruturado em políticas e práticas educacionais que cotidianamente refletem e perpetuam normas de gênero e poder que excluem ou marginalizam certos corpos e identidades. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender em que medida a diversidade dos corpos interfere no desempenho dos licenciandos(as) no decorrer dos estágios (observação e regência). Desse modo, foram aplicados questionários nas disciplinas de Estágio Supervisionado II e III, do curso de Licenciatura em Geografia, na Universidade Regional do Cariri – URCA. Logo, considera-se que a experiência do estágio na formação docente, ao colocar na berlinda o corpo em sua relação com o espaço, revelou que o ambiente escolar permanece subjugado à perspectiva colonialista, seja nas relações de poder estabelecidas, seja no modo de saber e de ser dos sujeitos que ali se encontram.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3191 Residência Pedagógica no contexto do avanço das Reformas Neoliberais para a educação 2024-03-04T00:34:40+00:00 Claudia Lúcia Costa claudiageo@hotmail.com <p style="font-weight: 400;">O artigo aborda o avanço das políticas neoliberais para a educação no Brasil, o aprofundamento do desmonte da educação pública, especialmente dos cursos de Licenciaturas das universidades públicas no país, num recorte temporal de 2016 a 2022. O objetivo é situar o Programa de Formação Inicial Residência Pedagógica no contexto dessas reformas neoliberais, apontando os limites e as perspectivas desse Programa para a formação de professores. A pesquisa é qualitativa, pautada tanto na pesquisa documental e bibliográfica sobre o tema. Harvey (2008) e Antunes (2018) embasam o entendimento sobre o neoliberalismo, Saviani (2010); Mendonça e Fialho (2020) e Straforini (2018) abordam as discussões sobre a educação pública frente as contrarreformas neoliberais. Os resultados revelam os limites e perspectivas para a formação crítica de professores na atualidade rumo a uma educação popular.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3207 Precarização da educação e da atividade docente 2024-03-04T00:34:12+00:00 Wesley Valentim Anacleto da Silva wesley.valentim.silva@usp.br <p><span style="font-weight: 400;">O artigo discute o cenário de precarização da educação no Brasil, partindo da experiência cotidiana em escolas públicas paulistas, tanto em sala de aula como nos momentos de formação coletiva de professores. A implementação do Novo Ensino Médio marca a institucionalização da lógica neoliberal no ensino público, baseada na ideia de empreendedorismo. O Estado de São Paulo se torna a representação de um fenômeno nacional que encobre dos estudantes o contexto da crise econômica e a falta de perspectiva de trabalho. Nessa trama, podemos incluir os docentes que sofrem ataques à carreira por parte da Secretaria de Educação, num movimento de diferenciação salarial que beneficia os professores temporários, colocando efetivos e contratados uns contra os outros. Desse modo, a experiência docente se transforma à medida que os professores circulam entre as escolas e não conseguem ter estabilidade na profissão. A carreira vira destino de profissionais de outras áreas que não conseguem se inserir no mercado de trabalho, se tornando uma alternativa à demanda por emprego de toda a sociedade.</span></p> <p>&nbsp;</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3122 Jovens cotistas e espaço 2024-03-04T00:35:46+00:00 Aline de Vieira Souza aline.vieira1818@gmail.com <p>Este artigo é produto da nossa pesquisa de mestrado intitulada “Jovens Cotistas e Cidade - tecendo novas espacialidades a partir do ingresso na UFJF” que contou com o financiamento da CAPES. Utilizando de revisão bibliográfica, aplicação de questionários online e entrevistas semiestruturadas, buscamos entender como o ingresso na universidade a partir da política de cotas irá se desdobrar em novas relações socioespaciais e novas possibilidades de experimentação da própria condição juvenil dos sujeitos. Para isso, dividimos o texto em duas partes, na primeira trabalhamos centralmente as categorias jovem e juventude em sua relação imbricada com o espaço, o que nos possibilita a abordagem da dimensão espacial da experiência universitária desses sujeitos. Na segunda parte olhamos para as falas dos jovens a partir do entendimento da juventude como direito, procurando entender os impactos da política de cotas na experimentação de suas juventudes.&nbsp;</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3179 Por um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido 2024-03-04T00:35:27+00:00 Leandro Vieira Cavalcante leandro.cavalcante@hotmail.com <p class="Resumo">A partir de relato de experiência mediado por debate teórico-prático, discorre-se sobre perspectivas de ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido, mediante contribuições da chamada Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Nesse sentido, discute-se a necessidade e a importância de um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido, para efetivamente contribuir com a produção de um conhecimento geograficamente situado que possibilite apreender essa região a partir de sua diversidade de relações, processos, dinâmicas, sujeitos, paisagens e territórios. Defende-se que reside também na Geografia a chave de leitura e tomada de consciência para a transformação do mundo, em particular nos rincões mais remotos do Semiárido, onde se observam experiências exitosas de uma educação portadora de sentidos e de práxis críticas e emancipatórias.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3182 A disciplina escolar de Geografia frente à apropriação neoliberal da transposição didática na educação 2024-03-04T00:35:14+00:00 Anderson Felipe Leite dos Santos anderson.felipe@unesp.br <p>Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância das disciplinas escolares, tecendo questionários sobre a transposição didática, dando enfoque a desvalorização dos profissionais da Educação Básica, principalmente os das Ciências Humanas, área da qual a Geografia faz parte, que vem sofrendo ataques constantemente de perda de sua legitimidade nas escolas de todo o Brasil. Como caminho metodológico, ao refletir sobre as motivações e desmotivações para a ação docente, optou-se por uma pesquisa de caráter bibliográfico. Os resultados mostram que, por meio da união entre as escolas, os professores e os diferentes sujeitos sociais envolvidos no processo escolar, torna-se possível construir caminhos reflexivos e transformadores, capazes de mobilizar políticas eficazes que diminuam as desigualdades no campo escolar. Ressalta-se, ainda, o papel das Ciências Humanas, em especial o da Geografia aqui tratada, para transformar a realidade através do estímulo em sala de aula, da pesquisa, da análise e compreensão dos diferentes movimentos contra-hegemônicos.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3169 Impactos da Reforma do Novo Ensino Médio na formação cidadã 2024-03-04T00:35:34+00:00 Maria Roselândia Barros Cunha rose_geo@outlook.com Luiz Antonio Araújo Gonçalves luiz_goncalves@uvanet.br <p class="Resumo"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Este artigo é resultado das reflexões, leituras e debates realizados acerca das políticas educacionais e sobre o papel da Geografia Escolar na formação cidadã. Tendo em vista a nova reforma do Ensino Médio que entrou em vigor na rede de ensino de todo o país no ano de 2022, este ensaio teve o objetivo de investigar as mudanças promovidas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e seus impactos na formação cidadã no que tange à etapa do Ensino Médio, principalmente no itinerário formativo em que engloba a Geografia Escolar. A alteração mais explícita foi marcada pela prevalência da obrigatoriedade e supervalorização da Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, enquanto as demais disciplinas foram postas como optativas, dentre elas, a Geografia. Ademais, os resultados obtidos, através da revisão bibliográfica e documental,apontam para um paradigma de ensino pautado no individualismo e de uma formação direcionada às demandas do mercado de trabalho em detrimento da formação cidadã.</span></span></p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3187 Educação e território quilombola 2024-03-04T00:35:06+00:00 Maria Clara Salim Cerqueira mclaracerqueira@gmail.com <p style="font-weight: 400;">A partir da organização política de uma comunidade quilombola e de apanhadores de flores sempre-vivas, surge a necessidade da implementação de uma escola que estime os conhecimentos tradicionais, transmitidos de geração a geração, e que não são levados em consideração na educação formal da escola frequentada pelas crianças no centro urbano. Esse texto visa apresentar de maneira crítica o processo de construção, elaboração e participação da comunidade do documento necessário para a escola da comunidade: o Plano Político Pedagógico. Este processo e as reflexões aqui contidas foram embasadas nos conceitos de territorialidade e acervos orais, a partir das quais apresentamos possibilidades de aproximações da teoria com a prática na Educação Quilombola.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3205 A politica de cotas da universidade do Estado do Rio de Janeiro e permanência de corpos negros no espaço universitário- Campus Maracanã 2024-03-04T00:34:15+00:00 Nilton Abranches Junior niltonabranches07@yahoo.com.br Camila Reis Tomaz corporalidadeafroindigena@gmail.com Carolina da Silva Santos carolinasantos90@gmail.com Rachel Cabral da Silva silvarachelcabral@gail.com <p>O sistema de cotas é uma realidade no processo de acesso de estudantes no Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. É sabido que a UERJ detém o protagonismo na implantação do referido sistema e o curso de Geografia da UERJ é diretamente afetado, quando da promoção de uma transformação no perfil de estudante que chega ao ensino superior. Destarte todo o significado de tal sistema, este artigo tem como objetivo discutir sobre as reconfigurações que ocorreram no processo de ingresso, permanência e conclusão do curso. Para realização deste trabalho foi necessário fazer o levantamento do currículo em vigor para a formação de licenciados e bacharéis de Geografia. Levou-se em consideração também a constituição do corpo docente nesse processo de reconhecimento. Indica-se neste texto possibilidades de permanência criadas a partir dos estudantes. Enquanto resultados apresenta-se um corpo discente predominantemente negro, cursando um currículo onde questões étnico-raciais e suas interseccionalidades estão silenciadas, ficando a cargo de cada professora ou professor incluir em seu programa de curso tal discussão.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3119 Abordagem geográfica e os desafios por uma construção ativa 2024-03-04T00:33:29+00:00 Vitória Alves Lima valveslima8@gmail.com <p>O Encontro Nacional de Ensino de Geografia concentrou uma diversidade de temáticas essenciais ao fortalecimento do debate atual. Neste artigo, serão discutidas as ideias apresentadas no EDP/RE do Eixo – 08: natureza, meio ambiente e educação ambiental. Tem-se, como objetivos, apresentar um panorama geral da discussão realizada no referido eixo, identificar a proposta de educação ambiental que fundamenta os trabalhos e seu respectivo alcance, e verificar a existência de correlações entre as propostas de educação ambiental apresentadas e a perspectiva crítica da educação ambiental. Os procedimentos metodológicos adotados perpassam o levantamento bibliográfico e documental, escuta sensível e sistematização das informações coletadas. Como síntese dos resultados, destaca-se que uma parcela dos trabalhos corroborara com a proposta conservadora de educação ambiental, replicando em suas práticas os discursos fragmentadores baseados na proposta neoliberal comportamental e individualista. Portanto, o desafio da Geografia é desvincular-se do tratamento parcial das questões ambientais.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3183 Natureza, bem viver e questão agrária 2024-03-04T00:35:10+00:00 Dayane Galdino Brito dayanegbrito36@gmail.com Katielly Santana Lúcio da Costa santanakatielly03@gmail.com <p class="Resumo">Este ensaio desenvolve uma reflexão epistemológica sobre o conceito de natureza, sob as bases teóricas do materialismo histórico-dialético e do bem-viver, bem como as contribuições do ensino de Geografia e da Educação Ambiental Crítica para pensar o ensino da questão agrária relacionada às questões ambientais, bem como se contrapor a permanência e propagação do discurso de desenvolvimento nas aulas de Geografia. Assim, objetiva-se compreender as potencialidades da questão agrária no ensino de Geografia balizada pelo conceito de natureza. Para tanto, foram desenvolvidas revisões bibliográficas e análise documental da BNCC. Como resultados, entende-se que a compreensão da questão agrária com conflitos ambientais é relevante para formação dos alunos, perpassando alternativas às problemáticas do espaço rural que confrontem à lógica do desenvolvimento sob os moldes capitalistas.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3120 O rio Poti (Teresina/PI) como objeto de estudo no âmbito da Geografia Física Escolar 2024-03-04T00:33:24+00:00 Edenilson Andrade Ferreira edgeografia@outlook.com Ernane Cortez Lima ernanecortez@hotmail.com <p>O ensino dos aspectos físico-naturais no âmbito da Geografia Escolar, além de possibilitar a compreensão temática, contribui para o entendimento e relação dos estudantes com a dinâmica ambiental do seu cotidiano. Este estudo objetiva discutir a importância do Ensino de Geografia Física pautado na realidade para um processo de ensino e aprendizagem eficaz, tomando como exemplo quatro recortes espaciais localizados no baixo curso do rio Poti (Teresina/PI) e aplicando em uma turma de uma escola na região Sudeste da cidade. Metodologicamente houveram leitura/análise teórico-conceitual; seleção e análise da paisagem de quatro pontos do rio Poti; além da utilização do QGis versão 2.16 e de registros fotográficos. Os resultados apontam para a diversidade de elementos físico-naturais locais, sobretudo no sentido montante-jusante, com influências geológicas-geomorfológicas quanto aquelas relacionadas aos aspectos de drenagem, vegetacional e pedológica, contribuindo para necessárias incorporações em sala de aula, sobretudo em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3194 Pegar para ver outras Cartografias 2024-03-04T00:34:38+00:00 Flora Antonia Soares Ribeiro flora.asribeiro@gmail.com Lucas Pereira Vieira lucas98pereira@hotmail.com <p><em><span style="font-weight: 400;">Diante das diversas peculiaridades presentes na realidade do não vidente no ambiente escolar, se faz necessário a problematização a respeito das múltiplas possibilidades de construção do conhecimento geográfico. A compreensão do espaço geográfico por parte dos estudantes está diretamente relacionada ao&nbsp; processo de ensino-aprendizagem, onde os instrumentos que compõem esse processo tem fundamental importância. O presente trabalho procura justamente destacar a potencialidade de um desses possíveis instrumentos, o mapa tátil. Nesse sentido tratamos o mesmo enquanto uma ferramenta “suleadora” que possibilita a construção de educação de caráter inclusivo. Dessa forma, buscamos expandir a compreensão sobre a realidade dos indivíduos com deficiência visual em seu contexto escolar, possibilitando identificar as dificuldades existentes nesse processo assim como os caminhos possíveis de serem traçados ansiando uma Educação Inclusiva.</span></em></p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3155 A (Re)produção dos saberes 2024-03-04T00:35:42+00:00 João Victor Rocha Leão leaojoaovitor@gmail.com Wanessa Viviane Paixão Farias wanessa.viviane20@gmail.com <p>Pensar em produções artesanais nos faz entrever a importância do fazer humano, a interpretação da natureza e na expressividade dos pensamentos. A materialização da pesquisa teve como lócus a Escola Liceu Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso com suas bases no ensino interdisciplinar, pautando a formação dos educandos na valorização da relação sujeito-meio, promovendo diversas atividades que encontram na cultura local. Buscamos compreender a educação pautada em uma perspectiva voltada à transmissão de saberes tradicionais. Foram adotados como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico e trabalhos de campo exploratórios. Extraímos de seus preceitos, uma visão que relaciona favoravelmente a educação e a valorização cultural da arte, tendo a escola como ponto de fluxo entre os saberes tradicionais e a relação afetiva e experiencial com espaço. Nesse cenário, em um viés geográfico, apontamos o lugar enquanto conceito fundamental para a análise da relação entre escola e comunidade, atuando como uma potência à manutenção do projeto e o seu caráter efetivo no sentido educacional.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3176 Fazendo gênero no chão da escola 2024-03-04T00:35:32+00:00 Rusvênia Luiza B. R. da Silva rusvenia_silva@ufg.br Mariana Rabêlo Valença mariana.valenca@upe.br Pedro Israel Mota Pinto pedromota777@gmail.com <p>Este artigo tem por objetivo analisar e discutir as questões tratadas no Espaço de diálogo e prática (EDP) “Gênero, sexualidade e diversidade na escola”, dentro do X Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor(a), que ocorreu em Fortaleza-CE, em julho de 2023, na Universidade Estadual do Ceará - Campus Itaperi. Foram apresentados nove trabalhos e as doze pessoas participantes do EDP trocaram impressões de que é preciso fortalecer nacionalmente os espaços de troca e ações coletivas acerca das questões de gênero e sexualidade, sobretudo&nbsp; no âmbito escolar. Esta discussão aqui não apenas destaca a necessidade, mas também demonstra a viabilidade de incorporar essas questões no currículo escolar. As experiências apresentadas no EDP reforçam a ideia de que esses assuntos são relevantes para a vida cotidiana e, portanto, devem ser abordados nas escolas como uma medida para combater a violência e as desigualdades. A promoção de uma educação não sexista representa um compromisso com a mudança e é ferramenta essencial com relevância social e política.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3197 A Ciranda infantil no X Fala Professor (a)! 2024-03-04T00:34:30+00:00 Silvana Chagas Holanda silvana.holanda@aluno.uece.br Camila Dutra dos Santos camila.dutra@uece.br <p>O artigo apresenta a experiência da Ciranda Infantil como política de ação afirmativa do X Fala Professor (a): Encontro Nacional de Ensino de Geografia.&nbsp; O evento foi promovido pela Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), na Universidade Estadual do Ceará – UECE (Fortaleza, Ceará, Brasil), entre os dias 17 a 21 de julho de 2023. Tratou-se de um espaço educativo e de recreação, destinado às crianças que estivessem acompanhando os(as) participantes. O objetivo deste texto é apresentar as reflexões e tomada de decisões que contribuíram para o planejamento e gestão do referido espaço infantil, considerando as especificidades das territorialidades das crianças. Coordenada pelo Laboratório de Estudos do Campo, Natureza e Território (LECANTE) e o Grupo de Pesquisa e Articulação Campo, Terra e Território (NATERRA) com apoio da AGB - Seção Fortaleza, consideramos que essa ação afirmativa teve a função de possibilitar e ampliar a participação de encontristas nos espaços de debates e construção de conhecimentos, principalmente para mulheres socialmente definidas como responsáveis pelo cuidado das crianças.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3204 O Estado Imperial brasileiro se vê no espelho 2024-03-04T00:34:19+00:00 Jorge Luiz Barcellos da Silva jorgeobarcellos@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo investigar como o tema Brasil foi tratado pedagogicamente por meio do ensino de geografia nos primórdios do Colégio Pedro II. Nesse contexto de início das atividades dessa instituição educacional, em 1837, evidenciamos o processo de referenciar ideias acerca de cultura, sociedade, pátria, humanidades e, por conseguinte, sobre o que é o Brasil e a nação, vinculando-o como uma estratégia do Estado Nacional em formação. Os resultados encontrados assinalam o fato de que os programas curriculares, a disciplina escolar Geografia e os livros didáticos constituíam-se em vetores significativos de proposições para fundamentar a construção de uma ideia de território e de brasileiros.</p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3200 Proposta de análise de livros didáticos de Geografia dos anos iniciais 2024-03-04T00:34:26+00:00 José Orian Garcia Matos jose.orian@aluno.uece.br Sulivan Pereira Dantas sulivan.dantas@uece.br <p><span style="font-weight: 400;">O trabalho busca apresentar uma proposta de análise de livros didáticos de geografia dos anos iniciais, partindo do olhar da linguagem cartográfica. Pois entendemos a importância da principal linguagem da geografia e necessidade do processo de alfabetização cartográfica nos anos iniciais, pois essa linguagem é essencial na compreensão de temas, conceitos e conteúdos da geografia, pois é essencial para leitura espacial, mas para isso estudantes deve ser alfabetizado. A proposta entende a relevância do livro didático como um material que deve ser analisado além dos programas institucionais atuais como Programa Nacional do livro e material didático (PNLD) e a própria Base Nacional comum curricular (BNCC). Dito isso foram elaborados critérios com base teórica de discussões de pesquisadores da cartografia escolar.</span></p> 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3307 Normas de submissão 2024-02-23T17:08:54+00:00 Terra Livre AGB terralivreagb@gmail.com 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3305 Capa 2024-02-23T17:00:11+00:00 Igor Carlos Feitosa Alencar igor.urca@hotmail.com 2024-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Terra Livre