Edição Atual

v. 1 n. 60 (2023): É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil
					Visualizar v. 1 n. 60 (2023): É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil
Publicado: 2024-02-23

Edição completa

Sumário

Editorial

Artigos

  • Do ensino remoto ao ensino presencial em contexto pandêmico desafios no Ensino de Geografia de uma escola pública em Tefé (Amazonas/Brasil)

    Hanah Clara Farias Ribeiro, Hikaro Kayo de Brito Nunes
    20-58
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3107
  • Prática docente em Geografia reflexões e experiências

    Danilo Carneiro Magalhães
    59-80
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3164
  • As implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente de Geografia e seus desdobramentos na prática pedagógica e na luta política

    Janeide Bispo dos Santos, Marcos Antônio Campos Couto
    81-120
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3213
  • Considerações acerca da BNC-Formação e as novas morfologias do trabalho o professor de novo tipo

    Rodrigo Coutinho Andrade
    121-156
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3210
  • Diversidade de corpos no Estágio Supervisionado "a dor e a delícia de ser o que é"

    Clesley Nascimento, Renata Silva Barbosa
    157-186
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3195
  • Residência Pedagógica no contexto do avanço das Reformas Neoliberais para a educação

    Claudia Lúcia Costa
    187-208
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3191
  • Precarização da educação e da atividade docente notas sobre a experiência na rede pública estadual de São Paulo

    Wesley Valentim Anacleto da Silva
    209-236
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3207
  • Jovens cotistas e espaço a juventude como direito

    Aline de Vieira Souza
    237-276
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3122
  • Por um ensino-aprendizagem de Geografia no/do Semiárido

    Leandro Vieira Cavalcante
    277-303
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3179
  • A disciplina escolar de Geografia frente à apropriação neoliberal da transposição didática na educação pensamento crítico a respeito da desvalorização docente no ensino básico

    Anderson Felipe Leite dos Santos
    304-340
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3182
  • Impactos da Reforma do Novo Ensino Médio na formação cidadã

    Maria Roselândia Barros Cunha , Luiz Antonio Araújo Gonçalves
    341-368
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3169
  • Educação e território quilombola o processo de construção do Plano Político Pedagógico da Escola da Comunidade de Raiz

    Maria Clara Salim Cerqueira
    369-402
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3187
  • A politica de cotas da universidade do Estado do Rio de Janeiro e permanência de corpos negros no espaço universitário- Campus Maracanã

    Nilton Abranches Junior, Camila Reis Tomaz, Carolina da Silva Santos, Rachel Cabral da Silva
    403-433
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3205
  • Abordagem geográfica e os desafios por uma construção ativa natureza, meio ambiente e educação ambiental

    Vitória Alves Lima
    434-472
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3119
  • Natureza, bem viver e questão agrária possibilidade para o Ensino de Geografia

    Dayane Galdino Brito, Katielly Santana Lúcio da Costa
    473-511
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3183
  • O rio Poti (Teresina/PI) como objeto de estudo no âmbito da Geografia Física Escolar a relação estudante-rio-escola

    Edenilson Andrade Ferreira, Ernane Cortez Lima
    512-545
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3120
  • Pegar para ver outras Cartografias desafios e possibilidades do uso do mapa tátil no Ensino de Geografia para alunos não videntes

    Flora Antonia Soares Ribeiro; Lucas Pereira Vieira
    546-571
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3194
  • A (Re)produção dos saberes educação e a cerâmica artesanal do distrito administrativo de Icoaraci, Belém - PA

    João Victor Rocha Leão, Wanessa Viviane Paixão Farias
    572-610
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3155
  • Fazendo gênero no chão da escola reflexões a partir do EDP Gênero, Sexualidade e Diversidade na escola, no X Fala Professor(a)

    Rusvênia Luiza B. R. da Silva, Mariana Rabêlo Valença, Pedro Israel Mota Pinto
    611-633
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3176
  • A Ciranda infantil no X Fala Professor (a)! Ação afirmativa na construção de um espaço para a garantia de direitos

    Silvana Chagas Holanda, Camila Dutra
    634-657
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3197
  • O Estado Imperial brasileiro se vê no espelho aproximações sobre o tema Brasil no Ensino de Geografia nos primórdios do Colégio de Pedro II

    Jorge Luiz Barcellos da Silva
    658-689
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3204
  • Proposta de análise de livros didáticos de Geografia dos anos iniciais um olhar para linguagem cartográfica.

    José Orian Garcia Matos, Sulivan Pereira Dantas
    690-705
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3200

Normas

Ver Todas as Edições