Fazendo gênero no chão da escola
reflexões a partir do EDP Gênero, Sexualidade e Diversidade na escola, no X Fala Professor(a)
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3176Palavras-chave:
Geografia, Gênero, Sexualidade, Diversidade, EscolaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar e discutir as questões tratadas no Espaço de diálogo e prática (EDP) “Gênero, sexualidade e diversidade na escola”, dentro do X Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor(a), que ocorreu em Fortaleza-CE, em julho de 2023, na Universidade Estadual do Ceará - Campus Itaperi. Foram apresentados nove trabalhos e as doze pessoas participantes do EDP trocaram impressões de que é preciso fortalecer nacionalmente os espaços de troca e ações coletivas acerca das questões de gênero e sexualidade, sobretudo no âmbito escolar. Esta discussão aqui não apenas destaca a necessidade, mas também demonstra a viabilidade de incorporar essas questões no currículo escolar. As experiências apresentadas no EDP reforçam a ideia de que esses assuntos são relevantes para a vida cotidiana e, portanto, devem ser abordados nas escolas como uma medida para combater a violência e as desigualdades. A promoção de uma educação não sexista representa um compromisso com a mudança e é ferramenta essencial com relevância social e política.
Downloads
Referências
AHMED, Sara. Queer phenomenology: orientations, objects, others. Durham; Londres: Duke University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1515/9780822388074
ALMEIDA, J. S. DE. (2013) As relações de poder nas desigualdades de gênero na educação e na sociedade. In: Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n. 31, p. 165 - 181.
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista Estudos Feministas. 2011, v. 19, n. 2, p. 549-559. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200016. Acesso em: 01 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200016
BORTOLINI, Alexandre. Pode falar de gênero na escola? In.: PINHEIRO, Diógenes; REIS, Cláudia. Quando LGBTs invadem a escola e o mundo do trabalho. 2 Editora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2020.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: O Corpo Educado. 4 ed. 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Editora José Olympio, 2018.
CAMPELLO, Bernadete Santos ; CENDON, Beatriz Valadares ; KREMER, Jeannette Marguerite. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. 3l9p. - (Aprender)
EVARISTO, Conceição. Não nasci rodeada de livros, mas de palavras, através da literatura oral. Entrevista. Jornal El país. Paraty. 03 jul. 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/29/cultura/1501282581_629505.html. Acesso em: 23 jan. 2021.
LAN, D. Violencia de género, circuitos espaciales y micromachismos In: Diálogos ibero-latino-americanos sobre geografias feministas e das sexualidades. Ponta Grossa: Toda palavra, 2017.
LAN, D. Género y territorio: laviolencia doméstica enespaciosdevulnerabilidad y exclusión social - notas a partir de um caso en Argentina. In: Geografias subversivas: discursos sobre espaço,gênero e sexualidades. Ponta Grossa, PR: TODAPALAVRA, 2009.
LAVINAS, Lena. (1991) Gênero, cidadania e adolescência. In: Quem mandou nascer mulher? Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Tempos, 1997. p. 11-43.LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática.
LINS, Beatriz Accioly; Machado, Bernardo Fonseca & ESCOURA, Michele. Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola. São Paulo: Editora Reviravolta, 2016.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (Org.). O Corpo Educado. 4 ed. 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 9-42.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.
Ribeiro, Djamila. Lugar de Fala. Belo Horizonte: Letramento, 2017. 112 p.
SANTOS, Felipe Eduardo Melo dos; SANTOS, Adir Felipe Silva; Silva, Cintia Cristina Lisboa da; SILVA, Joseli Maria. GÊNERO E JUVENTUDES: ANÁLISE DA PRODUÇÃO GEOGRÁFICA BRASILEIRA. 8º Colóquio Mulher e Sociedade. 2023.
SANTOS, Milton. O dinheiro e o território. In: SANTOS, Milton; BECKER, Bertha (org.). Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2002.
SILVA, Joseli Maria. Geografias subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidades. 2009.
SILVA, Joseli Maria; ORNAT, Márcio José. CASA, CORPO E AMOR: desafios à imaginação geográfica no Brasil em tempos de pandemia. In: Georgiane Garabely Heil Vázquez, Joseli Maria Silva, Karina Janz Woitowicz (organizadoras). Já sai da sala me sentindo doido. Vivências de mulheres no tempo e espaço da pandemia de Covid-19: Perspectivas transnacionais – Curitiba : CRV, 2021. p. 45-70.
TORRES, Marcos Antonio. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.