Fazendo gênero no chão da escola

reflexões a partir do EDP Gênero, Sexualidade e Diversidade na escola, no X Fala Professor(a)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3176

Palavras-chave:

Geografia, Gênero, Sexualidade, Diversidade, Escola

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e discutir as questões tratadas no Espaço de diálogo e prática (EDP) “Gênero, sexualidade e diversidade na escola”, dentro do X Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor(a), que ocorreu em Fortaleza-CE, em julho de 2023, na Universidade Estadual do Ceará - Campus Itaperi. Foram apresentados nove trabalhos e as doze pessoas participantes do EDP trocaram impressões de que é preciso fortalecer nacionalmente os espaços de troca e ações coletivas acerca das questões de gênero e sexualidade, sobretudo  no âmbito escolar. Esta discussão aqui não apenas destaca a necessidade, mas também demonstra a viabilidade de incorporar essas questões no currículo escolar. As experiências apresentadas no EDP reforçam a ideia de que esses assuntos são relevantes para a vida cotidiana e, portanto, devem ser abordados nas escolas como uma medida para combater a violência e as desigualdades. A promoção de uma educação não sexista representa um compromisso com a mudança e é ferramenta essencial com relevância social e política.

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Biografia do Autor

Rusvênia Luiza B. R. da Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009). Coordena o Veredas - Ensino, pesquisa e extensão. É professora do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás desde 2008 e tutora do grupo PET.

Mariana Rabêlo Valença, Universidade de Pernambuco

Possui dupla graduação em Geografia: Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Licenciatura Plena em pela Universidade de Pernambuco (2008). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (2018). Atualmente é professora da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte.

Pedro Israel Mota Pinto, Universidade do Estado do Pará

Geógrafo pela Universidade Do Estado do Pará (UEPA). Mestrando em Geografia (UEPA). Pós-graduando em Especialização de Ensino de Geografia na Amazônia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Pós-graduando em Especialização em Políticas Públicas em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano (GeoPUrb). Integrante no Projeto Territórios pela Paz: Diagnósticos socioeconômico, infraestrutura e indicadores de violência, inserido ao Laboratório de Geografia da Violência e do Crime (UEPA). Participante do Grupo de Pesquisa Geograficidades Amazônicas (IFPA). Mobilizador de Juventudes pelo Clima na ONG MANDÍ. Pesquisador de Políticas Públicas para Juventudes da Amazônia na ONG COJOVEM. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Gêneros & Sexualidades, Geografia Ambiental e Ensino de Geografia. Membro da Confederação Nacional de Entidades de Estudantes de Geografia (CONEEG). Coordenador e Professor do Curso Popular TF Livre. Educador Popular. Educador Ambiental. Ativista Social. Produtor de Conteúdo Digital (Instagram: @botodebelem).

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

LUIZA B. R. DA SILVA, R.; RABÊLO VALENÇA, M.; ISRAEL MOTA PINTO, P. Fazendo gênero no chão da escola: reflexões a partir do EDP Gênero, Sexualidade e Diversidade na escola, no X Fala Professor(a). Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 611–633, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3176. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3176. Acesso em: 19 nov. 2024.