A disciplina escolar de Geografia frente à apropriação neoliberal da transposição didática na educação
pensamento crítico a respeito da desvalorização docente no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3182Palavras-chave:
Disciplinas escolares, Ação docente, Movimentos contra-hegemônicos, Ciências humanas, GeografiaResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância das disciplinas escolares, tecendo questionários sobre a transposição didática, dando enfoque a desvalorização dos profissionais da Educação Básica, principalmente os das Ciências Humanas, área da qual a Geografia faz parte, que vem sofrendo ataques constantemente de perda de sua legitimidade nas escolas de todo o Brasil. Como caminho metodológico, ao refletir sobre as motivações e desmotivações para a ação docente, optou-se por uma pesquisa de caráter bibliográfico. Os resultados mostram que, por meio da união entre as escolas, os professores e os diferentes sujeitos sociais envolvidos no processo escolar, torna-se possível construir caminhos reflexivos e transformadores, capazes de mobilizar políticas eficazes que diminuam as desigualdades no campo escolar. Ressalta-se, ainda, o papel das Ciências Humanas, em especial o da Geografia aqui tratada, para transformar a realidade através do estímulo em sala de aula, da pesquisa, da análise e compreensão dos diferentes movimentos contra-hegemônicos.
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