A (Re)produção dos saberes
educação e a cerâmica artesanal do distrito administrativo de Icoaraci, Belém - PA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3155Palavras-chave:
Cerâmica artesanal, saberes tradicionais, educação, lugarResumo
Pensar em produções artesanais nos faz entrever a importância do fazer humano, a interpretação da natureza e na expressividade dos pensamentos. A materialização da pesquisa teve como lócus a Escola Liceu Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso com suas bases no ensino interdisciplinar, pautando a formação dos educandos na valorização da relação sujeito-meio, promovendo diversas atividades que encontram na cultura local. Buscamos compreender a educação pautada em uma perspectiva voltada à transmissão de saberes tradicionais. Foram adotados como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico e trabalhos de campo exploratórios. Extraímos de seus preceitos, uma visão que relaciona favoravelmente a educação e a valorização cultural da arte, tendo a escola como ponto de fluxo entre os saberes tradicionais e a relação afetiva e experiencial com espaço. Nesse cenário, em um viés geográfico, apontamos o lugar enquanto conceito fundamental para a análise da relação entre escola e comunidade, atuando como uma potência à manutenção do projeto e o seu caráter efetivo no sentido educacional.
Downloads
Referências
BEZERRA, Marcia. A urna bordada: artesanato e arqueologia na Amazônia contemporânea. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, v. 15, n. 3, p. 01 - 17, 19 mar. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/VjcZFnQdfVP4qMDYh4nL3bH/?lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2178-2547-bgoeldi-2019-0124
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos CEDES, 2005, v. 25, n. 66, p. 227-247. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006
CALLAI, Helena Copetti. Escola, cotidiano e lugar. In: MARGARIDA, Marísia; BUITONI, Santiago. Geografia: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. v. 22, cap. 1, p. 25 - 42.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.
CAVALCANTI, L. S. O Ensino de Geografia na Escola. 1. ed. Papirus Editora, São Paulo, 2012.
CAVALLO, Cristina; LUCK, Esther H. Design e ofícios artesanais na educação. In: Coleção Empreendedorismo e gestão para professores do ensino médio. Org.: MORAES, Joysi; MARIANO, Sandra R. H.; CUNHA, Robson M. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
CRISTINA M., Pescador. Tecnologias Digitais e Ações de Aprendizagem dos Nativos Digitais. V CINFE, Caxias Do Sul, 2010.
FORD, Raywen. Apreciação do artesanato e educação infantil. Revista Pro-posições, vol. 10, nº 3 [30]. Campinas: FE/Unicamp, novembro de 1999.
FRADE, Isabela. O neo-mar em comunicação. LOGOS: Comunicação e Artes, Rio de Janeiro, ed. 18, p. 110 - 127, 1º semestre de 2003.
FRAZZON, Lúcia Morosini. Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Revista Pedagógica, Chapecó, ed. 3, p. 7 - 32, 1999.
MOREIRA, Erika Vanessa; HESPANHOL, Rosângela Aparecida de Medeiros. O lugar como uma construção social. Revista Formação, [s. l.], ano 14, v. 2, p. 48 - 60, 2007. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/645/659. Acesso em: 15 jun. 2023.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Série Enfoques Teóricos, Porto Alegre, n. 10, p. 151 - 165, 1995.
SANTOS, Barbara de. Bordados, Artesanato e Educação. Orientador: Ana Angélica Medeiros Albano. 2016. 118 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
TAVARES, Auda Edileusa Piani; FIGUEIREDO, Silvio Lima. Saberes tradicionais e interculturalidade: o fazer cerâmica em Icoaraci, Pará. In: ALMEIDA, Oriana Trindade de; FIGUEIREDO, Sílvio Lima; TRINDADE JR, Saint-Clair Cordeiro da. Desenvolvimento e Sustentabilidade. Belém: NAEA, 2012. cap. 7, p. 102 – 115.
TAYANNE CID, Costa. Manifestações culturais do Pará no cotidiano escolar: reflexões sobre as práticas educativas dos professores do Liceu Escola de Artes e Ofícios “Mestre Raimundo Cardoso”. Orientador: Cezar Luís Seibt. 2017. 96 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
TUAN, Y. FU. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo/Rio de Janeiro. Difel. 1980.
TUAN, Yi Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.
VIEIRA, Eliete de L.; ALVES, Joel M. A.; PONTES Altem N. O artesanato de Icoaraci: um estudo sobre os indivíduos envolvidos no comércio de cerâmicas em Belém, Pará, Brasil. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.