O rio Poti (Teresina/PI) como objeto de estudo no âmbito da Geografia Física Escolar

a relação estudante-rio-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3120

Palavras-chave:

Ensino de Geografia Física, Processo de Ensino e Aprendizagem, Rio

Resumo

O ensino dos aspectos físico-naturais no âmbito da Geografia Escolar, além de possibilitar a compreensão temática, contribui para o entendimento e relação dos estudantes com a dinâmica ambiental do seu cotidiano. Este estudo objetiva discutir a importância do Ensino de Geografia Física pautado na realidade para um processo de ensino e aprendizagem eficaz, tomando como exemplo quatro recortes espaciais localizados no baixo curso do rio Poti (Teresina/PI) e aplicando em uma turma de uma escola na região Sudeste da cidade. Metodologicamente houveram leitura/análise teórico-conceitual; seleção e análise da paisagem de quatro pontos do rio Poti; além da utilização do QGis versão 2.16 e de registros fotográficos. Os resultados apontam para a diversidade de elementos físico-naturais locais, sobretudo no sentido montante-jusante, com influências geológicas-geomorfológicas quanto aquelas relacionadas aos aspectos de drenagem, vegetacional e pedológica, contribuindo para necessárias incorporações em sala de aula, sobretudo em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Edenilson Andrade Ferreira, UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre em Geografia (2021-2023) pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, Especialista em Gestão Escolar; e em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021), Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2012.1/2017.2), desenvolvendo, nos períodos 2017.1 e 2017.2 a monitoria na disciplina de Fotointerpretação em Geografia, além de participante de projetos de Iniciação Científica Voluntária e de Projeto BIAMA/PRAEC/UFPI. Atualmente é integrante dos grupos de pesquisa Planejamento e Gestão Ambiental em Bacias Hidrográficas (UVA) e Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação da UFPI (GAAE/UFPI), desenvolvendo estudos sobre Ensino de Geografia, Recursos didáticos para o ensino de Geografia, Multiculturalismo, Meio ambiente urbano e Geotecnologias.

Ernane Cortez Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú,https://www.uva.ce.gov.br/

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012) Pós-Doutorado em Geografia "Educação Ambiental Aplicada a Gestão Territorial em Comunidades Ribeirinhas e Litorâneas" pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Possui graduação em Geografia/Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialização em Botânica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Mestrado Acadêmico em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (20004). Pesquisador do CNPq, Líder do Grupo de Pesquisa Planejamento e Gestão em Bacias Hidrográficas. Atualmente é professor Adjunto K da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA com experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacias Hidrográficas, Meio Ambiente, Degradação Ambiental, Planejamento Ambiental e EIA/RIMA. Professor e Orientador do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

ANDRADE FERREIRA, E.; CORTEZ LIMA, E. O rio Poti (Teresina/PI) como objeto de estudo no âmbito da Geografia Física Escolar: a relação estudante-rio-escola. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 512–545, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3120. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3120. Acesso em: 19 nov. 2024.