O rio Poti (Teresina/PI) como objeto de estudo no âmbito da Geografia Física Escolar
a relação estudante-rio-escola
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3120Palavras-chave:
Ensino de Geografia Física, Processo de Ensino e Aprendizagem, RioResumo
O ensino dos aspectos físico-naturais no âmbito da Geografia Escolar, além de possibilitar a compreensão temática, contribui para o entendimento e relação dos estudantes com a dinâmica ambiental do seu cotidiano. Este estudo objetiva discutir a importância do Ensino de Geografia Física pautado na realidade para um processo de ensino e aprendizagem eficaz, tomando como exemplo quatro recortes espaciais localizados no baixo curso do rio Poti (Teresina/PI) e aplicando em uma turma de uma escola na região Sudeste da cidade. Metodologicamente houveram leitura/análise teórico-conceitual; seleção e análise da paisagem de quatro pontos do rio Poti; além da utilização do QGis versão 2.16 e de registros fotográficos. Os resultados apontam para a diversidade de elementos físico-naturais locais, sobretudo no sentido montante-jusante, com influências geológicas-geomorfológicas quanto aquelas relacionadas aos aspectos de drenagem, vegetacional e pedológica, contribuindo para necessárias incorporações em sala de aula, sobretudo em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental.
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