Proposta de análise de livros didáticos de Geografia dos anos iniciais

um olhar para linguagem cartográfica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3200

Palavras-chave:

Cartografia,, Livro Didático, Geografia, Anos inciais

Resumo

O trabalho busca apresentar uma proposta de análise de livros didáticos de geografia dos anos iniciais, partindo do olhar da linguagem cartográfica. Pois entendemos a importância da principal linguagem da geografia e necessidade do processo de alfabetização cartográfica nos anos iniciais, pois essa linguagem é essencial na compreensão de temas, conceitos e conteúdos da geografia, pois é essencial para leitura espacial, mas para isso estudantes deve ser alfabetizado. A proposta entende a relevância do livro didático como um material que deve ser analisado além dos programas institucionais atuais como Programa Nacional do livro e material didático (PNLD) e a própria Base Nacional comum curricular (BNCC). Dito isso foram elaborados critérios com base teórica de discussões de pesquisadores da cartografia escolar.

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Biografia do Autor

Sulivan Pereira Dantas, Universidade Estadual do Ceará

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor temporário dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE - Campus Fortaleza), Coordenador do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão de Alfabetização Geográfica ALFAGEO/UECE. Professor efetivo da Rede Municipal de Fortaleza (PMF - desde 2016), atuando como Diretor Escolar da Escola Municipal Professor Noberto Nogueira Alves. Tem experiência como Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - nos editais de 2018/20 e 2020/22) do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará/Campus Fortaleza. Este faz parte do conselho editorial da ATENAS Editora, atua como parecerista ad hoc do periódico eletrônico Revista GeoTemas, editado pela PPG da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e avaliador da ProEx e revista eletrônica do PPG da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Possui experiência como professor dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e do Curso de Pós-graduação em Gestão Ambiental com ênfase em Auditoria e Perícia (Instituto Regional de Educação do Ceará). Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Ensino de Geografia, com ênfase em Formação de Professores, Alfabetização Geográfica, Estágio Supervisionado e Práticas Educativas. Pesquisador no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO/UECE-Fortaleza)

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

GARCIA MATOS, J. O.; PEREIRA DANTAS, S. Proposta de análise de livros didáticos de Geografia dos anos iniciais: um olhar para linguagem cartográfica. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 690–705, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3200. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3200. Acesso em: 22 dez. 2024.