Natureza, bem viver e questão agrária
possibilidade para o Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3183Palavras-chave:
ensino de Geografia, Questão Agrária, Natureza, Bem ViverResumo
Este ensaio desenvolve uma reflexão epistemológica sobre o conceito de natureza, sob as bases teóricas do materialismo histórico-dialético e do bem-viver, bem como as contribuições do ensino de Geografia e da Educação Ambiental Crítica para pensar o ensino da questão agrária relacionada às questões ambientais, bem como se contrapor a permanência e propagação do discurso de desenvolvimento nas aulas de Geografia. Assim, objetiva-se compreender as potencialidades da questão agrária no ensino de Geografia balizada pelo conceito de natureza. Para tanto, foram desenvolvidas revisões bibliográficas e análise documental da BNCC. Como resultados, entende-se que a compreensão da questão agrária com conflitos ambientais é relevante para formação dos alunos, perpassando alternativas às problemáticas do espaço rural que confrontem à lógica do desenvolvimento sob os moldes capitalistas.
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