Natureza, bem viver e questão agrária

possibilidade para o Ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3183

Palavras-chave:

ensino de Geografia, Questão Agrária, Natureza, Bem Viver

Resumo

Este ensaio desenvolve uma reflexão epistemológica sobre o conceito de natureza, sob as bases teóricas do materialismo histórico-dialético e do bem-viver, bem como as contribuições do ensino de Geografia e da Educação Ambiental Crítica para pensar o ensino da questão agrária relacionada às questões ambientais, bem como se contrapor a permanência e propagação do discurso de desenvolvimento nas aulas de Geografia. Assim, objetiva-se compreender as potencialidades da questão agrária no ensino de Geografia balizada pelo conceito de natureza. Para tanto, foram desenvolvidas revisões bibliográficas e análise documental da BNCC. Como resultados, entende-se que a compreensão da questão agrária com conflitos ambientais é relevante para formação dos alunos, perpassando alternativas às problemáticas do espaço rural que confrontem à lógica do desenvolvimento sob os moldes capitalistas.

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Biografia do Autor

Dayane Galdino Brito, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Mestra em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (2022).  Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). É integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica - NEPEG e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Ensino e Ambiente- NÚCLEOGEA/UFG. É professora efetiva de Geografia na Rede Estadual da Paraíba na Educação Básica. Tem experiência de pesquisa na área de Educação Geográfica, com ênfase na formação de professores e o ensino da Natureza na Geografia Escolar, e em Educação Ambiental Crítica.

Katielly Santana Lúcio da Costa, Universidade Federal de Goiás

Graduada no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA), desde 2021.

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AUTOR. OCUTADO PARA ANÁLISE, 2021.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

GALDINO BRITO, D.; SANTANA LÚCIO DA COSTA, K. Natureza, bem viver e questão agrária: possibilidade para o Ensino de Geografia. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 473–511, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3183. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3183. Acesso em: 19 nov. 2024.