Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Terra Livre
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 2 No. 53 (2019): A prática do (a) professor (a) à margem: resistências, saberes e poderes
Vol. 2 No. 53 (2019): A prática do (a) professor (a) à margem: resistências, saberes e poderes
Cartaz do evento IX Fala Professor(a)! realizado em Belo Horizonte/MG em julho de 2019.
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.v2i53
Published:
2020-03-02
Full Issue
PDF (Português (Brasil))
Sumário
Capa
Associação dos Geógrafos Brasileiros
PDF (Português (Brasil))
Expediente e Sumário
As Editoras
I-XI
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
As Editoras
XII-XIV
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Educação geográfica e a relação sociedade-natureza
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1694
Rodrigo José de Góis Queiroz
15-52
PDF (Português (Brasil))
A formação-atuação docente em tempos de ofensiva neoliberal: alguns apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1736
Rodrigo Coutinho Andrade
53-92
PDF (Português (Brasil))
Em tempos de defesa do óbvio: os desafios da docência em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1750
Victória Sabbado Menezes
93-123
PDF (Português (Brasil))
Espaço, outridade e educação: os desafios do ensino de Geografia na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1732
Mateus de Moraes Servilha
124-163
PDF (Português (Brasil))
Relato da resistência docente em defesa do ensino médio integrado no campus Castanhal do Instituto Federal do Pará
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1707
Felipe Garcia Passos, Reinaldo Eduardo da Silva Sales
164-192
PDF (Português (Brasil))
A formação de professores de Geografia e as potencialidades no PIBID: contribuições no subprojeto de Geografia da UERJ- FFP
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1712
Debora Cristina Vieira de Simas
193-223
PDF (Português (Brasil))
As pesquisas no ensino de Geografia no cotidiano escolar: ações para educação básica, formação inicial e em exercício
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1719
Ana Claudia Ramos Sacramento, Manoel Martins de Santana Filho
224-259
PDF (Português (Brasil))
Que revolução pode fazer uma profissão careta numa instituição ainda mais? O professor-estagiário vai a "campo" sem ser um antropólogo
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1672
Nestor André Kaercher, Igor Armindo Rockenbach
260-284
PDF (Português (Brasil))
Práticas outras no ensino da Geografia: um estudo de caso do mapeamento colaborativo como ferramenta para o trabalho de reconhecimento dos territórios da juventude numa escola da periferia curitibana
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1741
Danielle Willemann Sutil de Oliveira
285-317
PDF (Português (Brasil))
O raciocínio geográfico de alunos com deficiência intelectual em uma escola pública do Gama-DF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1684
Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Juanice Pereira Santos Silva
318-348
PDF (Português (Brasil))
As metodologias ativas presentes na formação inicial do professor de Geografia: um relato de experiência com base no Júri Simulado
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1644
Ana Carolina dos Santos Marques, Ricardo Lopes Fonseca
349-367
PDF (Português (Brasil))
Jovens estudantes e seus professores de Geografia como agentes participativos na organização dos espaços escolares na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1738
Aline Nadal, Ivone Maria Mendes Silva, Maria Silvia Cristofoli
368-405
PDF (Português (Brasil))
Paisagem, pertencimento e escola: entrelaçando caminhos pedagógicos e culturais em Silveira Martins/RS
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1706
Ana Carla Lenz, Natália Lampert Batista, Cesar De David
406-425
PDF (Português (Brasil))
O cinema, a Geografia e a sala de aula: relato de experiência no estágio docente no colégio técnico da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1748
Thiago Macedo Alves de Brito
426-452
PDF (Português (Brasil))
Conscientização e agroecologia: processos educativos na EFA Puris de Araponga/MG
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1696
Luiz Henrique Vieira
453-477
PDF (Português (Brasil))
A inutilidade da natureza em Manoel de barros como proposta subversiva nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1693
Aline Mello Campos
478-506
PDF (Português (Brasil))
IX Fala Professor (a)!
Encontro Nacional de Ensino de Geografia – Fala Professora! – "A prática da professora à margem: resistências, saberes e poderes” – Relato de Campo – Lagoinha
Prema Priscila Vasconcelos
507-516
PDF (Português (Brasil))
Panorama do IX Fala Professor (a)!
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Diretoria Executiva Nacional (2019-2020)
517-523
PDF (Português (Brasil))
Normas
Normas
As Editoras
524-527
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission
Keywords
agb
interpolation
dry
rainy
standard years
migration
santarém/pa
hegemony
city
urban occupation
, wheat
, soy
agribusiness
bncc
southeast
belterra
amabela
autonomization
teaching
informal work
fascism
Current Issue
Homenagem
Indexadores
Licença