A inutilidade da natureza em Manoel de barros como proposta subversiva nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1693Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na periferia de São Gonçalo. Esta pesquisa traz a poesia de Manoel de Barros para se pensar a natureza de uma perspectiva mais humana, rompendo com uma visão de natureza como recurso e mercadoria, como é tratada de maneira tradicional pela Geografia – principalmente em seus livros didáticos. Tal estudo revelou que aprender Geografia através da poesia de Manoel de Barros promove mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente. Dar sentido ao meio ambiente urbano, onde o aluno vive, e mudar a maneira de entender a natureza é a proposta das aulas de Geografia tratadas nesse texto. Os alunos, uns mais outros menos, falaram sobre a sua relação de respeito à natureza e relataram a sua relação poética com ela. Porém, alguns não conseguiram ver poesia na natureza degradada da periferia, mesmo assim reconheceram a sua importância para a vida humana, muito além de vê-la coisificada.Downloads
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Publicado
2020-03-02
Como Citar
CAMPOS, A. M. A inutilidade da natureza em Manoel de barros como proposta subversiva nas aulas de Geografia. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 478–506, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1693. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1693. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Artigos
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