v. 2 n. 53 (2019): A prática do (a) professor (a) à margem: resistências, saberes e poderes

					Visualizar v. 2 n. 53 (2019): A prática do (a) professor (a) à margem: resistências, saberes e poderes

Cartaz do evento IX Fala Professor(a)! realizado em Belo Horizonte/MG em julho de 2019.

Publicado: 2020-03-02

Edição completa

Sumário

Editorial

Artigos

  • Educação geográfica e a relação sociedade-natureza

    Rodrigo José de Góis Queiroz
    15-52
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1694
  • A formação-atuação docente em tempos de ofensiva neoliberal: alguns apontamentos

    Rodrigo Coutinho Andrade
    53-92
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1736
  • Em tempos de defesa do óbvio: os desafios da docência em Geografia

    Victória Sabbado Menezes
    93-123
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1750
  • Espaço, outridade e educação: os desafios do ensino de Geografia na contemporaneidade

    Mateus de Moraes Servilha
    124-163
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1732
  • Relato da resistência docente em defesa do ensino médio integrado no campus Castanhal do Instituto Federal do Pará

    Felipe Garcia Passos, Reinaldo Eduardo da Silva Sales
    164-192
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1707
  • A formação de professores de Geografia e as potencialidades no PIBID: contribuições no subprojeto de Geografia da UERJ- FFP

    Debora Cristina Vieira de Simas
    193-223
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1712
  • As pesquisas no ensino de Geografia no cotidiano escolar: ações para educação básica, formação inicial e em exercício

    Ana Claudia Ramos Sacramento, Manoel Martins de Santana Filho
    224-259
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1719
  • Que revolução pode fazer uma profissão careta numa instituição ainda mais? O professor-estagiário vai a "campo" sem ser um antropólogo

    Nestor André Kaercher, Igor Armindo Rockenbach
    260-284
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1672
  • Práticas outras no ensino da Geografia: um estudo de caso do mapeamento colaborativo como ferramenta para o trabalho de reconhecimento dos territórios da juventude numa escola da periferia curitibana

    Danielle Willemann Sutil de Oliveira
    285-317
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1741
  • O raciocínio geográfico de alunos com deficiência intelectual em uma escola pública do Gama-DF

    Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Juanice Pereira Santos Silva
    318-348
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1684
  • As metodologias ativas presentes na formação inicial do professor de Geografia: um relato de experiência com base no Júri Simulado

    Ana Carolina dos Santos Marques, Ricardo Lopes Fonseca
    349-367
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1644
  • Jovens estudantes e seus professores de Geografia como agentes participativos na organização dos espaços escolares na educação básica

    Aline Nadal, Ivone Maria Mendes Silva, Maria Silvia Cristofoli
    368-405
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1738
  • Paisagem, pertencimento e escola: entrelaçando caminhos pedagógicos e culturais em Silveira Martins/RS

    Ana Carla Lenz, Natália Lampert Batista, Cesar De David
    406-425
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1706
  • O cinema, a Geografia e a sala de aula: relato de experiência no estágio docente no colégio técnico da UFMG

    Thiago Macedo Alves de Brito
    426-452
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1748
  • Conscientização e agroecologia: processos educativos na EFA Puris de Araponga/MG

    Luiz Henrique Vieira
    453-477
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1696
  • A inutilidade da natureza em Manoel de barros como proposta subversiva nas aulas de Geografia

    Aline Mello Campos
    478-506
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1693

IX Fala Professor (a)!

Normas