Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 2 n. 53 (2019): A prática do (a) professor (a) à margem: resistências, saberes e poderes
v. 2 n. 53 (2019): A prática do (a) professor (a) à margem: resistências, saberes e poderes
Cartaz do evento IX Fala Professor(a)! realizado em Belo Horizonte/MG em julho de 2019.
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.v2i53
Publicado:
2020-03-02
Edição completa
PDF
Sumário
Capa
Associação dos Geógrafos Brasileiros
PDF
Expediente e Sumário
As Editoras
I-XI
PDF
Editorial
Editorial
As Editoras
XII-XIV
PDF
Artigos
Educação geográfica e a relação sociedade-natureza
Rodrigo José de Góis Queiroz
15-52
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1694
A formação-atuação docente em tempos de ofensiva neoliberal: alguns apontamentos
Rodrigo Coutinho Andrade
53-92
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1736
Em tempos de defesa do óbvio: os desafios da docência em Geografia
Victória Sabbado Menezes
93-123
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1750
Espaço, outridade e educação: os desafios do ensino de Geografia na contemporaneidade
Mateus de Moraes Servilha
124-163
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1732
Relato da resistência docente em defesa do ensino médio integrado no campus Castanhal do Instituto Federal do Pará
Felipe Garcia Passos, Reinaldo Eduardo da Silva Sales
164-192
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1707
A formação de professores de Geografia e as potencialidades no PIBID: contribuições no subprojeto de Geografia da UERJ- FFP
Debora Cristina Vieira de Simas
193-223
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1712
As pesquisas no ensino de Geografia no cotidiano escolar: ações para educação básica, formação inicial e em exercício
Ana Claudia Ramos Sacramento, Manoel Martins de Santana Filho
224-259
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1719
Que revolução pode fazer uma profissão careta numa instituição ainda mais? O professor-estagiário vai a "campo" sem ser um antropólogo
Nestor André Kaercher, Igor Armindo Rockenbach
260-284
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1672
Práticas outras no ensino da Geografia: um estudo de caso do mapeamento colaborativo como ferramenta para o trabalho de reconhecimento dos territórios da juventude numa escola da periferia curitibana
Danielle Willemann Sutil de Oliveira
285-317
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1741
O raciocínio geográfico de alunos com deficiência intelectual em uma escola pública do Gama-DF
Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Juanice Pereira Santos Silva
318-348
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1684
As metodologias ativas presentes na formação inicial do professor de Geografia: um relato de experiência com base no Júri Simulado
Ana Carolina dos Santos Marques, Ricardo Lopes Fonseca
349-367
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1644
Jovens estudantes e seus professores de Geografia como agentes participativos na organização dos espaços escolares na educação básica
Aline Nadal, Ivone Maria Mendes Silva, Maria Silvia Cristofoli
368-405
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1738
Paisagem, pertencimento e escola: entrelaçando caminhos pedagógicos e culturais em Silveira Martins/RS
Ana Carla Lenz, Natália Lampert Batista, Cesar De David
406-425
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1706
O cinema, a Geografia e a sala de aula: relato de experiência no estágio docente no colégio técnico da UFMG
Thiago Macedo Alves de Brito
426-452
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1748
Conscientização e agroecologia: processos educativos na EFA Puris de Araponga/MG
Luiz Henrique Vieira
453-477
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1696
A inutilidade da natureza em Manoel de barros como proposta subversiva nas aulas de Geografia
Aline Mello Campos
478-506
PDF
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1693
IX Fala Professor (a)!
Encontro Nacional de Ensino de Geografia – Fala Professora! – "A prática da professora à margem: resistências, saberes e poderes” – Relato de Campo – Lagoinha
Prema Priscila Vasconcelos
507-516
PDF
Panorama do IX Fala Professor (a)!
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Diretoria Executiva Nacional (2019-2020)
517-523
PDF
Normas
Normas
As Editoras
524-527
PDF
Idioma
English
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Edição Atual
Homenagem
Indexadores
Licença