Conscientização e agroecologia: processos educativos na EFA Puris de Araponga/MG

Autores

  • Luiz Henrique Vieira Seção Local Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1696

Resumo

O presente artigo retrata algumas reflexões e debates sobre as experiências em Agroecologia presentes na Escola Família Agrícola (EFA) Puris de Araponga, localizada na Zona da Mata do estado de Minas Gerais. Essa EFA oferece o curso de Ensino Médio integrado com curso de Agropecuária, com ênfase em Agroecologia desde 2008.  Os processos de ensino e aprendizagem se dão na consonância do tempo escola com o tempo comunidade, constituindo assim a Pedagogia da Alternância. Concebemos que as interpretações sobre as perspectivas agroecológicas apresentam-se através de inúmeras expressões e possuem relevantes complexidades de elementos que nos ajudam a colocá-los em evidência. Buscamos ainda, relacionar as perspectivas dos/as monitores/as, vista através de entrevistas, com a produção acadêmica relacionada à temática do estudo. Percebemos que o processo de conscientização tanto dos monitores/as quantos dos/as educandos/as, sobre uma alimentação saudável e agroecológica é um dos objetivos da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

VIEIRA, L. H. Conscientização e agroecologia: processos educativos na EFA Puris de Araponga/MG. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 453–477, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1696. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1696. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)