As pesquisas no ensino de Geografia no cotidiano escolar: ações para educação básica, formação inicial e em exercício
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1719Resumo
O trabalho tem por objetivo debater sobre o desenvolvimento de pesquisas no cotidiano na escola, tendo por lastro os projetos realizados no Departamento de Geografia da UERJ-FFP no período de 2001-2018. Nos últimos anos, agências de fomento vinham disponibilizando editais referentes à escola pública, o que permitiu conhecer práticas pedagógicas realizadas pelos docentes no seu cotidiano, bem como trazê-los para as universidades para estudar e refletir sobre suas práticas. Entende-se que a escola, além de um espaço de trabalho docente, é um espaço de pesquisa e de formação – nesse último caso também para os discentes. A Geografia, como disciplina escolar é mais um elemento importante para se pensar a escola, pois a problematização da realidade vivida permite que se atualizem, se redefinam e transponham os conceitos e os conteúdos geográficos, de modo que ganhem novos significados. Assim, a universidade e a escola pública se articulam e se aproximam para realização de pesquisas e para a compreensão das dinâmicas próprias da escola e das suas propostas teórico-metodológicas, renovando-as.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-03-02
Como Citar
SACRAMENTO, A. C. R.; SANTANA FILHO, M. M. de. As pesquisas no ensino de Geografia no cotidiano escolar: ações para educação básica, formação inicial e em exercício. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 224–259, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1719. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1719. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.