As pesquisas no ensino de Geografia no cotidiano escolar: ações para educação básica, formação inicial e em exercício

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1719

Resumo

O trabalho tem por objetivo debater sobre o desenvolvimento de pesquisas no cotidiano na escola, tendo por lastro os projetos realizados no Departamento de Geografia da UERJ-FFP no período de 2001-2018. Nos últimos anos, agências de fomento vinham disponibilizando editais referentes à escola pública, o que permitiu conhecer práticas pedagógicas realizadas pelos docentes no seu cotidiano, bem como trazê-los para as universidades para estudar e refletir sobre suas práticas. Entende-se que a escola, além de um espaço de trabalho docente, é um espaço de pesquisa e de formação – nesse último caso também para os discentes. A Geografia, como disciplina escolar é mais um elemento importante para se pensar a escola, pois a problematização da realidade vivida permite que se atualizem, se redefinam e transponham os conceitos e os conteúdos geográficos, de modo que ganhem novos significados.  Assim, a universidade e a escola pública se articulam e se aproximam para realização de pesquisas e para a compreensão das dinâmicas próprias da escola e das suas propostas teórico-metodológicas, renovando-as.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Geografia . Area ensino de geografia

Manoel Martins de Santana Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Geografia. Ensino de Geografia

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

SACRAMENTO, A. C. R.; SANTANA FILHO, M. M. de. As pesquisas no ensino de Geografia no cotidiano escolar: ações para educação básica, formação inicial e em exercício. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 224–259, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1719. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1719. Acesso em: 22 dez. 2024.