Espaço, outridade e educação: os desafios do ensino de Geografia na contemporaneidade

Autores

  • Mateus de Moraes Servilha Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho consiste na produção de reflexões acerca das relações entre espaço, outridade e educação. Iniciamos o trabalho a partir de um diálogo com os conceitos de diferença, outridade e estigma para, em seguida, propor reflexões acerca das relações dialéticas do tempo e do ser. Em seguida, enfrentamos o conceito de espaço, buscando em autores da Geografia, reflexões sobre os processos de integração socioespacial em escala global e as relações, nesse contexto, entre sujeito e outridade. Posteriormente, apresentamos reflexões sobre as temáticas debatidas e a educação, apontando elementos que nos fazem entender a importância do ensino de geografia para a formação, hoje, de caminhos civilizatórios emancipatórios. O objetivo deste trabalho é compreender a relevância do debate acerca do sujeito e a outridade para o ensino de geografia, tanto quanto das teorias sobre o espaço geográfico para o pensamento educacional contemporâneo.

Biografia do Autor

Mateus de Moraes Servilha, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto de Geografia do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

SERVILHA, M. de M. Espaço, outridade e educação: os desafios do ensino de Geografia na contemporaneidade. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 124–163, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1732. Acesso em: 30 jan. 2023.