O raciocínio geográfico de alunos com deficiência intelectual em uma escola pública do Gama-DF

Autores

  • Daniel Rodrigues Silva Luz Neto Universidade de Brasília (UnB)/ Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). https://orcid.org/0000-0002-6326-4906 http://orcid.org/0000-0002-9424-5935
  • Juanice Pereira Santos Silva Universidade de Brasília (UnB)/ Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). https://orcid.org/0000-0002-6411-0669

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1684

Resumo

 O espaço geográfico se constitui indissociavelmente por constantes interações de componentes físico-naturais e sociais, que se apresentam em forma de paisagem aos olhos dos sujeitos. Diante disso, o ensino de Geografia na Educação Básica pode potencializar a interpretação desses fenômenos espaciais por meio do desenvolvimento do raciocínio geográfico dos alunos, dentre eles, os deficientes intelectuais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o raciocínio geográfico de 4 alunos de uma escola pública do Gama, no Distrito Federal. Para tanto, apropria-se da abordagem qualitativa na produção e análise das informações empíricas. Em campo, utilizou-se de ações da pesquisa participante por meio da realização das atividades in lócus. Os resultados mostraram que os alunos com deficiência intelectual podem se desenvolverem por meio do raciocínio geográfico na medida em que se apropriam dos conceitos e dos princípios lógicos da Geografia correlacionados a estratégias didático-pedagógicas. Dentre essas, o trabalho de campo foi um diferencial nesta pesquisa porque se constatou a mobilização do raciocínio geográfico dos alunos pesquisados pela interpretação e reflexão sobre a atuação cidadã nas suas práticas espaciais.

 

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Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Universidade de Brasília (UnB)/ Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). https://orcid.org/0000-0002-6326-4906

Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Geografia pela Universidade de Brasília, membro do grupo de Ensino, Aprendizagem e formação de professores de Geografia (GEAF-UnB) e professor de Geografia da Educação Básica desde de 2008. https://orcid.org/0000-0002-6326-4906
 

Juanice Pereira Santos Silva, Universidade de Brasília (UnB)/ Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). https://orcid.org/0000-0002-6411-0669

Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB),professora da Carreira Magistério Público da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal - SEEDF, desde 1999, componente curricular Biologia. Mestra em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (1997). Possui especialização em Educação Ambiental. Trabalha com Educação Inclusiva no Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Generalista desde 2009. https://orcid.org/0000-0002-6411-0669

 

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

LUZ NETO, D. R. S.; SILVA, J. P. S. O raciocínio geográfico de alunos com deficiência intelectual em uma escola pública do Gama-DF. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 318–348, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1684. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1684. Acesso em: 22 dez. 2024.