A formação-atuação docente em tempos de ofensiva neoliberal: alguns apontamentos
Resumo
O processo de intensificação da precariedade docente – inexorável das transformações do mundo do trabalho em sua totalidade sistêmica – que se materializa por meio da proletarização do magistério de acordo com as medidas de/do accountability educacional e das transformações curriculares para a formação inicial-continuada sob a premissa da pragmaticidade, indicam explicitamente uma face da atual agenda neoliberal para a educação no país. Tais mutações que impactam o trabalho docente se encontram no âmago das contrarreformas para a educação brasileira no atual contexto sócio-histórico, objetivando a formação sob a égide da pedagogia política do capital, sendo a reengenharia do controle das práticas pedagógicas a última investida após a solidificação das políticas avaliativo-curriculares. Neste sentido, objetivamos no presente estudo examinar os impactos da ofensiva neoliberal sobre o trabalho docente ante à reformulação das finalidades formativas no contexto de recomposição burguesa. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental.
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