A formação-atuação docente em tempos de ofensiva neoliberal: alguns apontamentos

Autores

  • Rodrigo Coutinho Andrade DEGEO IM-UFRRJ. GTPS-UFRRJ. Seção Local Niterói

Resumo

O processo de intensificação da precariedade docente – inexorável das transformações do mundo do trabalho em sua totalidade sistêmica – que se materializa por meio da proletarização do magistério de acordo com as medidas de/do accountability educacional e das transformações curriculares para a formação inicial-continuada sob a premissa da pragmaticidade, indicam explicitamente uma face da atual agenda neoliberal para a educação no país. Tais mutações que impactam o trabalho docente se encontram no âmago das contrarreformas para a educação brasileira no atual contexto sócio-histórico, objetivando a formação sob a égide da pedagogia política do capital, sendo a reengenharia do controle das práticas pedagógicas a última investida após a solidificação das políticas avaliativo-curriculares. Neste sentido, objetivamos no presente estudo examinar os impactos da ofensiva neoliberal sobre o trabalho docente ante à reformulação das finalidades formativas no contexto de recomposição burguesa. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental.

Biografia do Autor

Rodrigo Coutinho Andrade, DEGEO IM-UFRRJ. GTPS-UFRRJ. Seção Local Niterói

Doutor em Educação; Professor do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Membro da Seção Local da AGB-Niterói. Membro do GT de Ensino-Educação da Seção Local da AGB- Niterói.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

ANDRADE, R. C. A formação-atuação docente em tempos de ofensiva neoliberal: alguns apontamentos. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 53–92, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1736. Acesso em: 18 abr. 2024.