Relato da resistência docente em defesa do ensino médio integrado no campus Castanhal do Instituto Federal do Pará
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1707Resumo
Este trabalho recupera o processo de reformulação curricular do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do campus Castanhal do Instituto Federal do Pará. Diante da ameaça de unir disciplinas, principalmente as de ciências humanas, como narrativa dominante para enxugar o currículo, atuamos para contornar a naturalização de uma hierarquização das grandes áreas do conhecimento que tende a achatar a formação básica dos estudantes. Para isso, levantamos documentos e leis orientadoras, articulamos argumentos e ações e, em seguida, sistematizamos o processo vivenciado por meio dos conceitos de ciclo de políticas (MAINARDES, 2006) e performatividade (BALL, 2002) no contexto da intensificação do neoliberalismo nas políticas educacionais brasileiras (FREITAS, 2018). Ao final, a reformulação ocorreu mantendo todas disciplinas básicas do curso independentes, com redução proporcional de carga horária, discussões profícuas sobre o papel das humanidades frente aos problemas sociais e ambientais atuais e a confirmação da importância da práxis política da profissão docente.Downloads
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Publicado
2020-03-02
Como Citar
PASSOS, F. G.; SALES, R. E. da S. Relato da resistência docente em defesa do ensino médio integrado no campus Castanhal do Instituto Federal do Pará. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 164–192, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1707. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1707. Acesso em: 22 dez. 2024.
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