A formação de professores de Geografia e as potencialidades no PIBID: contribuições no subprojeto de Geografia da UERJ- FFP
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1712Resumo
O presente artigo apresenta o resultado da dissertação de mestrado que se orientou em tratar o papel do PIBID da UERJ- FFP na formação dos docentes de Geografia, pela atuação dos professores supervisores, considerando a práxis do PIBID e a sua influência nas práticas curriculares e na construção dos saberes docentes. Para tal análise, foi considerada a avaliação oficial, criada em 2014 e publicada em setembro do mesmo ano pela a Fundação Carlos Chagas; as publicações no ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – dos anos de 2011, 2013 e 2017 e a análise dos questionários dos professores supervisores que participaram do PIBID. No atual cenário de contradição e grande desigualdade social, o PIBID vem se colocando como resistência e recognição da formação docente. Porém, se faz necessário levantar algumas questões que ajudem a pensar nos limites e possibilidades de materialização de propostas e projetos pedagógicos na perspectiva da construção crítica do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-03-02
Como Citar
SIMAS, D. C. V. de. A formação de professores de Geografia e as potencialidades no PIBID: contribuições no subprojeto de Geografia da UERJ- FFP. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 193–223, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1712. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1712. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.