A formação de professores de Geografia e as potencialidades no PIBID: contribuições no subprojeto de Geografia da UERJ- FFP
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1712Resumo
O presente artigo apresenta o resultado da dissertação de mestrado que se orientou em tratar o papel do PIBID da UERJ- FFP na formação dos docentes de Geografia, pela atuação dos professores supervisores, considerando a práxis do PIBID e a sua influência nas práticas curriculares e na construção dos saberes docentes. Para tal análise, foi considerada a avaliação oficial, criada em 2014 e publicada em setembro do mesmo ano pela a Fundação Carlos Chagas; as publicações no ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – dos anos de 2011, 2013 e 2017 e a análise dos questionários dos professores supervisores que participaram do PIBID. No atual cenário de contradição e grande desigualdade social, o PIBID vem se colocando como resistência e recognição da formação docente. Porém, se faz necessário levantar algumas questões que ajudem a pensar nos limites e possibilidades de materialização de propostas e projetos pedagógicos na perspectiva da construção crítica do conhecimento.Downloads
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Publicado
2020-03-02
Como Citar
SIMAS, D. C. V. de. A formação de professores de Geografia e as potencialidades no PIBID: contribuições no subprojeto de Geografia da UERJ- FFP. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 193–223, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1712. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1712. Acesso em: 22 dez. 2024.
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