O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA

Autores

  • Andrea Coelho Lastória Faculdade de Educação - USP Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Formação Docente, Estudo da Localidade, Prática Pedagógica

Resumo

Este trabalho configura- se como um relato de experiência que envolve a pesquisa em ensino e a formação de professores. O referencial teórico e metodológico assenta-se na interface das áreas de Educação, Geografia e História. O Grupo de Estudo da Localidade (ELO) é concebido como uma comunidade de aprendizagem profissional da docência. O trabalho apresenta o contexto formativo e investigativo de tal grupo e reflete sobre seus desdobramentos, dentre eles a pesquisa sobre aprendizagens profissionais, a sistemática utilizada para favorecer a aquisição de conhecimentos específicos e pedagógicos. Os resultados evidenciam as características da pesquisa colaborativa, as contribuições para os processos de formação, os tipos de conhecimento, as trajetórias de aprendizagem profissional e as práticas educativas. 

Downloads

Publicado

2017-05-18

Como Citar

Lastória, A. C. (2017). O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA. Boletim Paulista De Geografia, (89), 49–60. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/791

Edição

Seção

Artigos