O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Formação Docente, Estudo da Localidade, Prática PedagógicaResumo
Este trabalho configura- se como um relato de experiência que envolve a pesquisa em ensino e a formação de professores. O referencial teórico e metodológico assenta-se na interface das áreas de Educação, Geografia e História. O Grupo de Estudo da Localidade (ELO) é concebido como uma comunidade de aprendizagem profissional da docência. O trabalho apresenta o contexto formativo e investigativo de tal grupo e reflete sobre seus desdobramentos, dentre eles a pesquisa sobre aprendizagens profissionais, a sistemática utilizada para favorecer a aquisição de conhecimentos específicos e pedagógicos. Os resultados evidenciam as características da pesquisa colaborativa, as contribuições para os processos de formação, os tipos de conhecimento, as trajetórias de aprendizagem profissional e as práticas educativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.