Autoria

Compromissos e Responsabilidades dos Autores:

- Não há limite quanto ao número de autores e coautores. No entanto, todos os participantes listados devem ter contribuído significativamente para a pesquisa e a elaboração do manuscrito. A inclusão dos autores deve ser feita na etapa de "inclusão de metadados" durante a submissão, e não será permitida a adição de novos autores após a aprovação do artigo.

- Para manuscritos com mais de um(a) autor(a), é obrigatória a submissão da declaração de contribuição individual, especificando a participação de cada um(a) com base nas 14 categorias definidas pela Taxonomia CRediT. A declaração deve ser assinada por todos(as) os(as) autores(as) e enviada em formato PDF como documento suplementar no momento da submissão. Não será permitida a inclusão de novos(as) autores(as) após a submissão do manuscrito, e muito menos após sua aprovação. O modelo da declaração de contribuição individual está disponível aqui.

- Os manuscritos publicados devem seguir as diretrizes estabelecidas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), especialmente no que se refere à originalidade e à integridade da pesquisa. A responsabilidade pelos conceitos e ideias apresentados é exclusivamente dos autores, mesmo que reservado aos editores do periódico o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas de publicação.

- O uso de ferramentas de apoio à preparação, redação e tradução de manuscritos, incluindo Inteligência Artificial (IA), é permitido, desde que informado na seção de métodos ou equivalente. O BPG segue as diretrizes do Guia de Uso de Ferramentas e Recursos de Inteligência Artificial na Comunicação de Pesquisas da Rede SciELO. A autoria deve ser exclusivamente humana, e os autores devem mencionar todas as fontes utilizadas, assegurando que qualquer conteúdo gerado por IA seja explicitamente indicado. Além disso, todas as citações devem ser corretamente atribuídas e acompanhadas de referências verificáveis, pois ferramentas de IA podem gerar informações imprecisas ou referências inexistentes. A omissão do uso de IA configura uma falha ética e, se identificada durante a avaliação, resultará no arquivamento do manuscrito.

- Os autores devem submeter apenas manuscritos inéditos e originais (com a exceção de traduções e entrevistas), assegurando que não estão submetendo o mesmo trabalho a outro periódico simultaneamente, evitando a prática de publicação duplicada.

- Todo apoio financeiro que tenha contribuído para a pesquisa deve ser explicitamente mencionado, assim como as referências bibliográficas completas devem ser devidamente indicadas.

- Todos os dados apresentados devem ser precisos e provenientes de fontes legítimas, devidamente citadas. O plágio não é tolerado, bem como a falsificação ou fabricação de dados. Nesse sentido, é de responsabilidade dos autores garantir que os manuscritos não tenham apropriação indevida de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem o devido crédito; manipulação de materiais, dados ou processos de pesquisa de forma a distorcer a representação dos resultados; criação de dados, registros, relatos e resultados que não correspondem à realidade do estudo.

- É de responsabilidade dos autores revisar e corrigir o artigo conforme solicitado em um prazo de até 30 dias, salvo excepcionalidades que podem ser concedidas pela Comissão Editorial. Além disso, os autores se comprometem a manter o diálogo com a equipe editorial e a fornecer, quando necessário, correções ou retratações em caso de erros significativos identificados após a publicação. Caso isto não ocorra, o manuscrito pode ser excluído do acervo do BPG, com informe público da Comissão Editorial.

- Conforme a Declaração de Direitos Autorais, os autores mantêm os direitos sobre o conteúdo, mas concedem ao BPG o direito de primeira publicação, devendo reconhecer a revista como a fonte original ao redistribuir ou republicar o trabalho em outros formatos. Os autores têm a liberdade de distribuir seu trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou em outras plataformas, desde que seja dado o devido crédito à publicação original no BPG. Essa prática é incentivada, pois contribui para a visibilidade e o impacto do trabalho.