EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA:

UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3078

Palavras-chave:

Continente africano, Lei nº 10.639/03, Diretrizes Curriculares, Educação Básica

Resumo

O presente estudo propõe uma reflexão da abordagem do ensino de Geografia da África na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, levando em consideração que foi constatada uma ausência dessa temática em determinadas séries da educação básica, a qual, teve como objetivo analisar e obter uma compreensão em que se direcionou a atenção à distribuição dos conteúdos relacionados à Geografia da África ao longo dos diferentes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se em pesquisa bibliográfica com ênfase nos estudos de Munanga (2005), Santos (2009), Ferracini (2012), Silva (2023) e outros, além da análise documental, utilizando como subsídio a BNCC (2018) e a Lei nº 10.639/03. Como resultados alcançados, verificou-se a ausência dos conteúdos de Geografia do continente africano na educação infantil, uma vez que não foi identificado nenhum aspecto que abordasse a Educação Étnico-Racial. Além disso, constatou-se que esta temática ainda é pouco explorada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais do ensino fundamental, os conteúdos estão concentrados somente no 8º ano. Por fim, no ensino médio, a discussão é insuficiente. Conclui-se, nesta investigação, a relevância do papel desempenhado pelos professores no processo de ensino, uma vez que estes profissionais devem ser instigados a elaborar, desenvolver e/ou apresentar atividades que favoreçam a efetiva aprendizagem dos temas relacionados à Geografia da África, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei nº 10.639/03.

Biografia do Autor

SILVA, Matheus Henrique Pereira da, Universidade Estadual de Goiás

Professor de Geografia na Universidade Estadual de Goiás - UnU Porangatu, Chefe de Gabinete - Câmara Municipal de Porangatu-GO. Mestre em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus Porto Nacional. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2019), especialização em Metodologia do Ensino e da História e da Geografia pela FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI) 2020. Atuou como coordenador do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC ) 2018. Foi professor de Geografia e História no Ensino Fundamental I e ​​II no Instituto Líber Porangatu Goiás 2019/2020. 1. Atuou como Coordenador de Mídias – Técnico de Informação – Faculdade Líber (FacLíber) 2021-2022

BISPO, Marciléia Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Câmpus de Porto Nacional

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharel) pela Universidade do Tocantins -UNITINS (1996), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais -Universidade Federal de Goiás IESA/UFG. É professora Associada na Universidade Federal do Tocantins no curso de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado) campus de Porto Nacional. Foi coordenadora Institucional do PIBID/UFT nos anos de 2015 a 2018. Atualmente é Docente orientadora na Residência Pedagógica no curso de Geografia, campus Porto Nacional. Tem experiência na área de Geografia, atuou principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, educação ambiental, formação de professores, meio ambiente e representações, território e comunidades tradicionais.

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

SILVA, M. H. P. D., & BISPO, M. O. (2023). EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR. Boletim Paulista De Geografia, 1(111), 186–201. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3078