A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

  • Francisco de Assis dos Santos Departamento de Educação - Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Cleonice B. Braga Departamento de Educação - Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Professor Pesquisador.

Resumo

O texto apresenta o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (Edugeo), formado por professores de Metodologia do Ensino de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), seus propósitos e pesquisas em andamento. Apresenta também conhecimentos produzidos por estudantes e professores orientadores durante estágio supervisionado em Geografia que teve a pesquisa como instrumento potencializador e dinamizador da prática docente, na perspectiva da formação de um professor pesquisador. Foram considerados aprendizados significativos pelos estudantes: o aprimoramento do olhar crítico sobre o espaço escolar, o exercício da escrita reflexiva (diários) e o conhecimento sobre a prática dos professores regentes, levando a outra concepção de professor. Para os professores orientadores, o processo proporcionou o refinamento do conceito de professor-pesquisador /reflexivo, vislumbrando uma educação voltada para a emancipação. 

Downloads

Publicado

2017-05-18

Como Citar

Santos, F. de A. dos, & Braga, M. C. B. (2017). A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. Boletim Paulista De Geografia, (89), 121–130. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/794

Edição

Seção

Artigos