A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP

Autores

  • Antonio Carlos Pinheiro Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - Guarulhos
  • Jorge Luiz Barcellos da Silva Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - Guarulhos

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas Programadas, Residência Pedagógica.

Resumo

Este texto analisa a participação e o papel da Geografia na formação de profissionais da Educação do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Relata, apresenta e faz considerações de experiências realizadas em vários projetos com alunos de graduação desde 2007 na unidade curricular de Práticas Pedagógicas Programadas (PPP) e a partir de 2009 no Programa de Residência Pedagógica (PRP). As PPP têm por finalidade proporcionar espaço para a aprendizagem prática dos profissionais em formação, levando para o interior da universidade a realidade educacional em sua complexidade, nas escalas local, regional, nacional e global. Nas PPP realizamos projetos de educação formal e não formal, educação e saúde, educação ambiental. A PRP é uma organização de est ágio curricular. O programa pretende que os profissionais em formação sejam inseridos em diferentes contextos escolares, objetivando superar as desconexões existentes entre teoria e prática, usualmente presentes em sua formação. No PRP os alunos atuam na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens e adultos e na gestão educacional. 

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Publicado

2017-05-18

Como Citar

Pinheiro, A. C., & Silva, J. L. B. da. (2017). A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP. Boletim Paulista De Geografia, (89), 61–82. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/792

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