Foco e escopo

O Boletim Paulista de Geografia tem como foco principal a divulgação de estudos e pesquisas na área de Geografia, buscando promover o debate teórico e metodológico sobre a realidade geográfica, tanto no Brasil quanto no contexto global. O periódico incentiva contribuições que vão desde discussões teóricas até a aplicação prática de conceitos geográficos, buscando aprimorar a compreensão do campo e suas conexões com outras ciências. São aceitas submissões em português, inglês e espanhol. Os textos, seguindo as boas práticas de publicação, são avaliados por pares de forma anônima.

Os manuscritos submetidos ao BPG devem ser inéditos e apresentar originalidade, seja em sua abordagem teórica-metodológica ou nos resultados obtidos. No caso de pesquisas práticas, recomenda-se a realização de atividades de campo como parte do processo investigativo. Além disso, recomenda-se que as considerações finais, tanto em pesquisas de Geografia Humana quanto de Geografia Física, incluam reflexões políticas sobre os resultados, contribuindo para um debate crítico e fundamentado.

Como periódico vinculado à Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), o BPG mantém alinhamento com os princípios e posicionamentos políticos da entidade, os quais podem ser consultados nos sites oficiais da AGB e da AGB-SP. Dessa forma, as publicações do BPG não devem divergir desses posicionamentos institucionais.

Os tipos de manuscritos aceitos pelo BPG incluem:

- Manuscritos inéditos, sejam resultados de pesquisa ou de natureza teórica-metodológica;

- Resenhas de livros;

- Entrevistas;

- Traduções de textos publicados em outras línguas, com a devida autorização do(a) autor(a);

- Manuscritos vinculados a dossiês temáticos, conforme aprovados em assembleia da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local São Paulo;

- Notas técnicas dos Grupos de Trabalho vinculados à AGB ou a movimentos sociais.