A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Pesquisa no Ensino, Laboratório de Pesquisa em Educação Geográfica, Repec, Geografia Urbana Escolar.Resumo
O artigo apresenta as pesquisas realizadas no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográ fica do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Lepeg / lesa / UFG). Esse laboratório tem- se consolidado como lócus de formação inicial e continuada de professores de Geografia, tendo como princípios dessa formação a integração entre teoria e prática e entre ensino e pesquisa, assim corno contribuir para a melhoria da parceria entre escola e universidade, por meio da aproximação de professores e da elaboração conjunta de materiais didáticos. Nesse sentido, o laboratório objetiva fornecer apoio a estudantes e professores do instituto e de outras instituições de ensino básico e superior para o desenvolvimento de estudos e pesquisas referentes ao ensino de Geografia. O ambiente do laboratório tem propiciado o desenvolvimento de várias pesquisas, assim como tem contribuído com o processo de constituição de vários núcleos de estudos, a exemplo do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre a cidade (Nupec), Grupo de Estudos de Ensino e Ambiente (GEA) e Grupo de Estudos de Vygotsky (GEV). Entre as investigações em andamento, destacam- e: a Rede Estudos e Pesquisas sobre a Cidade (Repec), cujo objetivo principal está consubstanciado na construção de material didático sobre a Região Metropolitana de Goiânia (RMG); e Tendências da pesquisa sobre o ensino de Cidade na Geografia e suas contribuições para a prática docente, em parceria com a Faculdade de Educação e Geografia da Universidade de São Paulo (USP), que poderá suscitar a incorporação de seus resultados na geografia urbana escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.