PIBID E O PROCESSO FORMATIVO NA PRÁTICA DOCENTE DOS EGRESSOS EM GEOGRAFIA NA UNIFESSPA PERÍODO 2011-2018
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3243Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Egresso em Geografia, Formação Docente Inicial em Geografia, Pibid, Prática DocenteResumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação profissional dos egressos. Esses futuros professores participaram do programa nos subprojetos da Licenciatura em Geografia, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), nos editais Pibid/Capes/DEB Nº 011/2012 e Nº 061/2013. A metodologia utilizada caracteriza uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, a partir da qual fez-se uma pesquisa empírica com aplicação de questionários. Esses questionários, aplicados por meio do Google Forms, foram direcionados aos discentes egressos que participaram das edições dos subprojetos já mencionados, compondo uma amostra de 28 alunos bolsistas. Na pesquisa teórica, apoiamo-nos em autores que estudam a temática de formação de professores, como Nóvoa (2015), Libâneo (1990), Dias (2017), Imbernón (2011), Pimenta; Lima (2017), Tardif (2014), e de outros que estudam o ensino e a formação de professores de Geografia, como Cavalcanti (2013), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007) e outros. Na análise dos dados, constatou-se que o Pibid ― enquanto política pública que promove e incentiva a carreira docente ― melhora o desenvolvimento da prática pedagógica e da articulação teoria e prática; além disso, propicia a formação continuada dos professores que estão em sala de aula. Os resultados mostram, a partir das falas dos egressos, que poder participar do Pibid foi uma experiência que lhes trouxe significativas contribuições.
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