A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES

Autores

  • Antonio Carlos Castrogiovanni Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ivaine Maria Tonini Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nelson Rego Geografia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nestor André Kaercher Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Formação Continuada de Professores, Linguagens, Currículo, Prática Docente em Geografia, Ensino e Aprendizagem em Geografia

Resumo

Grupo de Pesquisa “A Geografia Escolar: a Formação e a Prática de seus Professores” desenvolve a área de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PosGea/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Dedicado a investigar as questões relacionadas ao ensino de Geografia e à formação inicial e continuada dos professores, principalmente de ensino fundamental e médio, os eixos principais de análise são: a formação básica e continuada de professores de Geografia; a Geografia e o currículo escolar; a relação aluno-professor nas aulas de Geografia; o uso de linguagens nas práticas pedagógicas e a prática da docência em Geografia. Desta maneira, o grupo quer construir possibilidades teóricas e metodológicas com os professores, promovendo continuamente a melhoria do processo de ensinoaprendizagem da Geografia nas escolas públicas e privadas. Acolhemos mestrandos e doutorandos, a maioria deles atuando como docentes em escolas públicas e privadas, e propomos um processo de permanente diálogo entre universidade e escolas da educação básica. 

Downloads

Publicado

2017-05-19

Como Citar

Castrogiovanni, A. C., Tonini, I. M., Rego, N., & Kaercher, N. A. (2017). A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES. Boletim Paulista De Geografia, (90), 37–46. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805

Edição

Seção

Artigos