A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares

Autores

  • Andrea Coelho Lastória Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Thais Angela Cavalheiro de Azevedo Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Formação de professores, Pedagogia, Linguagem Cartográfica, Cartografia para Crianças e Escolares.

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões acerca de processos de formação de professores do Estado de São Paulo e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares. Ressaltamos a relevância da Cartografia como importante linguagem a ser aprendida e ensinada por professores desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e discutimos a problemática em torno do referido componente curricular no currículo dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, bem como, a fragilidade de sua realidade no cotidiano escolar. Realizamos uma investigação com abordagem qualitativa, focalizando nos procedimentos de análise de dados documentais formais e nas observações de relatos de pedagogos em formação, tanto inicial, quanto continuada. Encontramos em todos os Projetos Políticos Pedagógicos investigados a presença de noções e conceitos relacionados à Cartografia. Observamos, nas oficinas de formação de professores, que para muitos docentes as práticas que contemplam a Cartografia ainda são vistas como novidade. Destacamos o interesse dos docentes em contemplar a Cartografia em suas práticas educativas, tendo em vista subsidiar a leitura e compreensão do mundo e as ações voltadas para a localidade dos estudantes. Apontamos inconsistências presentes entre o currículo formal e o real e discrepâncias entre os currículos desenvolvidos nas diferentes instituições de ensino superior.

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

Lastória, A. C., & Azevedo, T. A. C. de. (2018). A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares. Boletim Paulista De Geografia, 99, 21–33. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459