O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco

Autores

  • Luzia Mitiko Saito Tomita Universidade Estadual de Londrina
  • Eloiza Cristiane Torres Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Geografia. Bacia hidrográfica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa. Mapa conceitual.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar o uso de mapas conceituais como facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia. Para tal procura-se discutir a complexidade e dificuldades que envolvem o tratamento dado à bacia hidrográfica, enquanto conteúdo exemplificador para a aplicação desta proposta, no ensino de Geografia. Na prática escolar, o professor depara-se com um ensino que se resume à simples somatória de definições dos elementos componentes da bacia, sem se ater à discussão da dinâmica estruturadora dessa unidade. Dessa preocupação, após a retomada de bases conceituais e teóricas sobre a bacia hidrográfica e de uma breve reflexão acerca de seu ensino nas escolas, será abordada a proposta de construção de um mapa conceitual para o estudo dessa unidade, na expectativa de promover a aprendizagem significativa. 

Biografia do Autor

Luzia Mitiko Saito Tomita, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Geografia pela USP.

Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Geografia pela UNESP-PP.

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Univerisade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos; formação inicial de geografia; educação inclusiva; processos de ensino e de aprendizagem.

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Publicado

2016-07-22

Como Citar

Tomita, L. M. S., Torres, E. C., & Fonseca, R. L. (2016). O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco. Boletim Paulista De Geografia, (94), 47–64. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423

Edição

Seção

Artigos