ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E INTERDISCIPLINARIDADE: O GRUPO “EDUCAÇÃO E DIDÁTICA DA GEOGRAFIA: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES”

Autores

  • Sônia Maria Vanzella Castellar Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Educação Geográfica, Didática da Geografia, Território, Lugar, Urbano, Cidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o grupo “Educação e Didática da Geografia: Práticas Interdisciplinares” e as pesquisas por ele realizadas. O grupo está estruturado no estudo do processo de ensino e aprendizagem e na formação inicial e continuada de professores de Geografia, tendo como princípios a articulação entre teoria e prática. Conta com pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado oriundos de múltiplas universidades, e promove trabalhos de articulação de novos enfoques teóricos e metodológicos no processo de ensino e aprendizagem, consolidando conhecimentos e práticas na didática da Geografia, sobre metodologias inovadoras e ativas ligadas ao ensino em espaços não formais. As reflexões acerca de novas perspectivas educacionais a serem incorporadas pelas escolas têm balizado a orientação dessas pesquisas, no sentido da articulação de seis feixes de ideias: (a) cartografia escolar (b) cidade e cultura urbana como projeto educativo; (c) didática e educação geográfica; (d) currículo, formação e saberes docentes; (d) ensino e aprendizagem no ensino fundamental; (e) experiências de aprendizagem conceituai em espaços formais e não-formais e alfabetização científica. 

Downloads

Publicado

2017-05-19

Como Citar

Castellar, S. M. V. (2017). ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E INTERDISCIPLINARIDADE: O GRUPO “EDUCAÇÃO E DIDÁTICA DA GEOGRAFIA: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES”. Boletim Paulista De Geografia, (90), 149–166. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/813

Edição

Seção

Artigos