ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E INTERDISCIPLINARIDADE: O GRUPO “EDUCAÇÃO E DIDÁTICA DA GEOGRAFIA: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES”
Palavras-chave:
Educação Geográfica, Didática da Geografia, Território, Lugar, Urbano, Cidade.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o grupo “Educação e Didática da Geografia: Práticas Interdisciplinares” e as pesquisas por ele realizadas. O grupo está estruturado no estudo do processo de ensino e aprendizagem e na formação inicial e continuada de professores de Geografia, tendo como princípios a articulação entre teoria e prática. Conta com pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado oriundos de múltiplas universidades, e promove trabalhos de articulação de novos enfoques teóricos e metodológicos no processo de ensino e aprendizagem, consolidando conhecimentos e práticas na didática da Geografia, sobre metodologias inovadoras e ativas ligadas ao ensino em espaços não formais. As reflexões acerca de novas perspectivas educacionais a serem incorporadas pelas escolas têm balizado a orientação dessas pesquisas, no sentido da articulação de seis feixes de ideias: (a) cartografia escolar (b) cidade e cultura urbana como projeto educativo; (c) didática e educação geográfica; (d) currículo, formação e saberes docentes; (d) ensino e aprendizagem no ensino fundamental; (e) experiências de aprendizagem conceituai em espaços formais e não-formais e alfabetização científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.