Cartografia Tátil: o papel das tecnologias na Educação Inclusiva

Autores

  • Carla Cristina R. Gimenes de Sena Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Ourinhos
  • Waldirene Ribeiro do Carmo

Palavras-chave:

Cartografia tátil, inclusão, mapas táteis, tecnologia.

Resumo

A Cartografia Escolar se estabelece como importante campo de pesquisa que integra a Geografia, a Cartografia e Educação, abrangendo conteúdos voltados para as metodologias para o ensino da Cartografia na Educação Básica (iniciação cartográfica, desenvolvimento do pensamento espacial, educação especial, entre outros). Este artigo apresenta algumas das reflexões feitas ao longo das últimas décadas sobre  as principais técnicas de construção de representações táteis e o potencial desses recursos no ensino de Geografia em uma perspectiva inclusiva, assim como a importância da Cartografia Tátil como tema fundamental na formação inicial e continuada de professores de Geografia. Acrescenta-se a isso, parte dos resultados dos projetos desenvolvidos nos últimos 10 anos pelo Laboratório de Ensino e Material Didático em Geografia (LEMADI) do Departamento de Geografia da USP em conjunto com o Laboratório de Ensino de Geografia do da UNESP, Campus de Ourinhos, e o Centro de Cartografia Tátil da América Latina sediado na Universidade Tecnológica Metropolitana de Santiago do Chile. Ampliando o campo de investigação, o texto discute a inserção das tecnologias como aliadas à produção de recursos didáticos adaptados, com destaque para a prototipagem rápida em 3D, e à inclusão de pessoas com deficiência, além da necessidade de aumentar as pesquisas na área.

Referências

ALMEIDA, R. A.; CARMO, W. R. e SENA, C. C. R. G. Técnicas Inclusivas de Ensino de Geografia (capítulo 16), In: VENTURI, L. A. B. Geografia – Práticas de Campo, Laboratório e Sala de Aula. Editora Sarandi, São Paulo, 2011.

ALMEIDA, R. D. Cartografia Escolar. Boletim do Programa Salto para o Futuro/TV Escola. Ano XXI – Bol. 13, 2011.

ALMEIDA (Vasconcellos), R., Tsuji, B. Interactive mapping for people who are blind or visually impaired. In: Taylor, D.R.F. (Ed.), Cybercartography: Theory and Practice, Elsevier, 2005, pp. 411–431.

BERTIN, J. La Graphique et le Traitment Graphique de l'Information. França: Flamarion, 1977, 277p.

BOLONHINI JR., R. Portadores de Necessidades Especiais, Editora ARX, São Paulo, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998a.

_______ Constituição (1988). Título II Direitos e garantias fundamentais. Cap. 1. Dos direitos e deveres individuais e coletivos. Art. 5º.

_______ Constituição (1988). Título VII Da ordem social. Cap 3. Da educação, da cultura e do desporto. Seção 1. Art. 208. Inciso III.

CARMO, W. R. A Cartografia Tátil na Formação de Professores de Geografia: da teoria à prática. Tese de Doutorado. Departamento de Geografia, FFLCH – USP. São Paulo, 2016.

_______. Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores. Dissertação de Mestrado, DG, FFLCH, USP. São Paulo, 2010.

Centro de Cartografía Táctil – CECAT. INFORME TÉCNICO FINAL AÑO 2016 - PROYECTO IPGH Nº CART.02/GEOG.02 2016: “PROPUESTA DE ESTANDARIZACIÓN DE SIMBOLOGÍA TÁCTIL PARA LATINOAMÉRICA: APLICACIÓN EN CARTOGRAFÍA TURÍSTICA”. CECAT, Facultad de Humanidades y

tecnologías de la Comunicación Social, Universidad Tecnológica Metropolitana-UTEM, Santiago do Chile.

GUAL, J.; PUYUELO, M.; LLOVERAS, J. Improving Tactile Map Usability through 3D Printing Techniques: An Experiment with New Tactile Symbols. In: The Cartographic Journal, Vl. 000, nº 000, p. 1-8, 2013.

JORDÃO, B. G. F. Cartografia tátil na educação básica: os cadernos de geografia e a inclusão de estudantes com deficiência visual na rede estadual de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Departamento de Geografia, FFLCH, Universidade de São Paulo, Brasil, 2015.

MIRANDA, Arlete A. B. A prática pedagógica do professor de alunos com deficiência mental. Tese de Doutorado. UNIMEP. 2003.

ORMELEZI, E.M. Inclusão educacional e escolar da criança cega congênita com problemas na constituição subjetiva e no desenvolvimento global: uma leitura psicanalítica em estudo de caso.

Tese (doutorado em Psicologia e Educação) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2006

ROQUEJANI, T. C. O Ensino de Geografia com Adequações Curriculares em Salas Inclusivas do Ensino Fundamental - Anos Finais. Dissertação de Mestrado, UNESP – Bauru, Bauru – SP, 2018.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SEEMANN, Jörn. O ensino de Cartografia que não está no currículo: olhares cartográficos, “carto-fatos” e “cultura cartográfica”. In: NUNES, Flaviana G. Ensino de Geografia: novos olhares e práticas. UFGD Editora, 2011.

SENA, Carla C. R. G de. Cartografia tátil no ensino de Geografia: uma proposta metodológica de desenvolvimento e associação de recursos didáticos adaptados a pessoas com deficiência visual. Tese de Doutorado. Departamento de Geografia, FFLCH – USP. São Paulo, 2008.

TAYLOR, D.R.F. (Ed.). Cybercartography: Theory and Practice, Elsevier, 2005.

_______. Tactile Atlas of Latin America. Carleton University, Ottawa, Ontario, Canada, 2001.

_______. The concept of cybercartography. In: Peterson, M. (Ed.), Maps and the Internet, Elsevier, Amsterdam, NL, 2003.

VASCONCELLOS, Regina. A Cartografia Tátil e o Deficiente Visual: uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa. 1993. Tese de Doutorado. Departamento de Geografia. FFLCH-USP. São Paulo. 1993.

UNESCO, 1994. Salamanca Declaration. Disponível em:

http://www.unesco.org/education/pdf/SALAMA_E.PDF.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

Sena, C. C. R. G. de, & Carmo, W. R. do. (2018). Cartografia Tátil: o papel das tecnologias na Educação Inclusiva. Boletim Paulista De Geografia, 99, 102–123. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1470

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)