ENSINO DE GEOGRAFIA INCLUSIVO

PERCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E DEMANDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3272

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino de Geografia, Formação Docente, Inclusão Escolar, Público-alvo da Educação Especial

Resumo

O intento do presente artigo foi analisar experiências, percepções e demandas de docentes de Geografia e de alunos com deficiência do município de Restinga Sêca, RS, e de licenciandos do Curso de Geografia da UFSM, sobre os desdobramentos do Ensino de Geografia Inclusivo. Para alcançar tal objetivo, aplicou-se entrevistas com os três públicos e utilizou-se da abordagem qualitativa e, em certos momentos, quantitativa, para dar condução a pesquisa e análise dos resultados. Assim, averiguou-se que houve avanços no processo de inclusão de discentes com deficiência, tanto nas escolas do Município de Restinga Sêca como no Curso de Geografia da UFSM. Contudo, a inclusão é interpretada como desafio. Existe um contexto de precarização nas instituições do Município em estudo que impede a efetiva inclusão, com qualidade, de todos. Embora muitos entrevistados discutam sobre a importância das parcerias, as escolas públicas ainda não conseguem trabalhar na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e de coensino, principalmente por causa das condições de trabalho e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) extraclasse, que faz perpetuar o sistema integracionista na escola de ensino regular. Em alguns casos, há uma justificativa da não aprendizagem pela situação biológica do estudante. É preciso uma formação de professores que possa qualificar o sujeito. Entretanto, os Cursos não devem ser vistos como única solução, pois o futuro docente ou aquele em exercício precisam trabalhar nas suas (auto)formações, para que possam corroborar, adequadamente, nos processos de ensino e aprendizagem e inclusão do público-alvo da educação especial no ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Lucian Armindo da Silva Brinco , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui Graduação (Licenciatura Plena) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Mauro Kumpfer Werlang, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Professor Titular do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Natália Lampert Batista , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Professora adjunta do Departamento de Geociências e no Programa de Pós-Graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC), Polo Brusque, Santa Catarina.

Referências

ALMEIDA, J. P.; ROCHA, I. S.; PEIXOTO, S. A. Uma reflexão acerca do ensino de geografia e da inclusão de alunos surdos em classes regulares. Revista Brasileira de Educação em Geografia: Campinas, v. 3, n. 5, p. 98-118, jan./jun., 2013.

ANDRADE, L; NOGUEIRA, R. E. Discutindo demografia a partir de gráficos táteis. 2016. In: NOGUEIRA, R. E. (Org.) Geografia e Inclusão escolar: Teoria e Práticas. Florianópolis: Edições do Bosque, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

BESERRA, J. D. V. C. Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. 2017. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia – Licenciatura Plena), Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, 2017.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm >. Acesso em: 14 de out. 2023.

BRINCO, L. A. S. Os professores de geografia na perspectiva da educação especial e inclusiva. Revista Ensino de Geografia (Recife), Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), v. 4, n° 1, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246539

CARNEIRO, J. I. A.; ISAC, D. B. C. S.; MAURÍCIO, S. S. Regionalizações do Brasil e a Geografia Escolar Inclusiva: uma experiência na disciplina de práticas curriculares em Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 13, n. 23, p. 05-17, jan./dez., 2023. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1245

CHAVES, A. P. N. Ensino de geografia e a cegueira: diagnóstico da inclusão escolar na Grande Florianópolis. 2010, 158 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2010.

FEITOSA, A. N.; SILVA, A. C. A. O ensino de Geografia e educação inclusiva: Escola Estadual Tarcísio Maia/Pau dos Ferros-RN. GeoTemas, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, v. 4, n. 2, p. 85-100, jul./dez., 2012.

FONSECA, R. L. Praticando geografia com alunos surdos e ouvintes: uma contribuição para o ensino de geografia. 2012. 201 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, R. Ensino de Geografia e Educação Inclusiva: estratégias e concepções. Revista Urutágua. Departamento de Ciências Sociais – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, quadrimestral, n. 14, dez./fev./mar. 2008.

FREITAS, R. Permanência, mudança ou silenciamento: O que os livros de Geografia para o ensino fundamental dizem (ou não) acerca das pessoas com deficiência? 2015. 230 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

GARCIA, F. A; SOUZA, S. R. C. Intervenções pedagógicas frente às necessidades educacionais especiais no ensino regular. 2016. In: NOGUEIRA, R. E. (Org.) Geografia e Inclusão escolar: Teoria e Práticas. Florianópolis: Edições do Bosque, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

GUITES, A. R. L. Cartografia Inclusiva: o mapa mundi tátil na práxis pedagógica em Bossoroca/RS. In: RODRIGUES, T. T.; MIRANDA, W. O. (Orgs.) Ensino de Geografia e Inclusão: do pensamento geográfico ao exercício da cidadania. Rio de Janeiro: Libroe, p. 68-92, 2021. DOI: https://doi.org/10.35417/978-65-991247-8-5_68

HORTA, Í. B.; FERNANDEZ, G. R. S. Refletindo sobre a formação de professores de geografia e o ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Anais... Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia, Evento Virtual, Santa Maria, RS, p. 367-379, 2021.

LIMA, M. S. B.; MOREIRA, É. V. A Pesquisa Qualitativa em Geografia. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n. 37, v. 2, p. 27-55, ago./set., 2015.

MARTINS, L. A. R. Reflexões sobre a formação de professores com vista à educação inclusiva. In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Orgs.) O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. EDUFBA, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

MEDEIROS, T. C.; SOUZA, S. R. C. T. Possibilidades para o ensino inclusivo de temáticas geográficas para alunos cegos em Caxias/MA, Brasil. Anais... Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia, Evento Virtual, Santa Maria, RS, p. 146-158, 2021.

NASCIMENTO, R. S. Cartografia Escolar e Eficácia para Aprendizagem – Desafios, Experiências e Inclusão. História, Natureza & Espaço, UERJ, Edição XX CCNE 2022, v. 11, n. 3, p. 38-64, 2023.

NARDI, T. C.; CAMATTI, L. Percepções docentes sobre o Ensino de Geografia para Surdos. In: RODRIGUES, T. T.; MIRANDA, W. O. (Orgs.) Ensino de Geografia e Inclusão: do pensamento geográfico ao exercício da cidadania. Rio de Janeiro: Libroe, p. 137-169, 2021. DOI: https://doi.org/10.35417/978-65-991247-8-5_137

NUERNBERG, A. H; GESSER, M. Barreiras atitudinais no contexto da inclusão escolar de estudantes com deficiência. 2016. In: NOGUEIRA, R. E. (Org.) Geografia e Inclusão escolar: Teoria e Práticas. Florianópolis: Edições do Bosque, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

PAULINO, V. C.; COSTA, M. P. R. Mediação pedagógica para o aluno com cegueira: possibilidades do Coensino e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Pedro & João Editores, São Carlos, São Paulo, 2022, 188 p. DOI: https://doi.org/10.51795/9786526500354

PEREIRA, T. F. Aprendizagem do relevo terrestre por parte de educandos com deficiência visual. 2017. 127 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2017.

RIBEIRO, R.; MACHADO, S. M. M. A geografia da inclusão ou a inclusão na Geografia? 2016. In: NOGUEIRA, R. E. (Org.) Geografia e Inclusão escolar: Teoria e Práticas. Florianópolis: Edições do Bosque, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

ROCHA, Í, S.; SANTOS, D. P. Geografia escolar e educação inclusiva: contextualização em uma escola pública de Montes Claros – MG. Revista Ciranda: Montes Claros, v. 1, n. 2, p. 66-76, jan./dez., 2018.

SAMPAIO, V. S.; SAMPAIO, A. V. O.; ALMEIDA, E. S. O ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva. Geopauta: Vitória da Conquista, v. 4, n. 3, p. 210-226, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/rg.v4i3.6997

SAMPAIO, A. Á. M. Sobre a 2a edição de Ler o Mundo… In: SAMPAIO, A. Á. M; SAMPAIO, A. C. F (Orgs.) Ler o mundo com as mãos e ouvir com os olhos: Reflexões sobre o Ensino de Geografia em tempos de inclusão. Paco Editorial, Jundiaí, São Paulo, 2 edição, 264 p. 2017.

SARMENTO, V. N. Ex/Inclusão da Pessoa com Deficiência em tempos de pandemia: velhos debates, novos desafios. In: FUMES, N. L. F.; CARMO, B. C. M. (Orgs.). Deficiência, Educação e Pandemia: a desigualdade revelada. EDUFAL, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, 2021.

SILVA, A. G. O Ensino de Geografia e Educação para os Surdos na cidade de Delmiro

Gouveia-AL: Um olhar sobre os Desafios e Possibilidades de Ensino. 53 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia – Licenciatura Plena), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Delmiro Gouveia, Alagoas, 2022.

SILVA, A. M. F. S.; ATAIDE, C. A. MENDONÇA, A. C. S. O Aluno com Deficiência Intelectual e o papel da Tecnologia Assistiva na Sala de aula. Anais... VI Seminário Nacional de Educação Especial/XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, 2020.

SILVA NETO, A. O.; ÁVILA, É, G.; SALES, T. R. R.; AMORIM, S. S.; NUNES, A. K. F.; SANTOS, V. M. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial: Santa Maria, v. 31, n. 60, p. 81-92, jan./mar., 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X24091

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica, Belo Horizonte, 2001.

SOUZA, L. P. O Ensino de Geografia acessível a Pessoas com Deficiência Visual por meio do uso de Globos Terrestres Táteis. 55 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia – Bacharelado) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catariana, 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Armindo da Silva Brinco , L., Kumpfer Werlang, M., & Lampert Batista , N. (2024). ENSINO DE GEOGRAFIA INCLUSIVO: PERCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E DEMANDAS . Boletim Paulista De Geografia, 1(112), 410–436. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3272