A inclusão de tecnologias no currículo de geografia

potencialidades e desafios na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i113.3431

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de Geografia., TDICs

Resumo

O artigo em questão apresenta as potencialidades e os recorrentes desafios da inserção das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem em Geografia, uma vez que há mudanças significativas na sociedade nos últimos anos, tal como a evolução tecnológica e sua inserção no meio escolar, em que muitas vezes se dá de forma não planejada pelo corpo docente. O texto segue um enfoque qualitativo com base em leituras sistemáticas sobre o tema e documentos legislativos educacionais, tais como PNE e PCN. O trabalho torna-se importante em razão da necessidade de se discutir com mais intensidade os avanços e transformações das tecnologias na sociedade que afetam o setor educacional, e por apresentar informações importantes para as mudanças no campo curricular da Educação Básica atrelada às ferramentas digitais. Diante disso, tem-se como objetivo geral apresentar como são abordadas e inseridas as tecnologias no currículo de Geografia nos documentos legais, e como objetivos específicos: i) discutir como as tecnologias estão inseridas no PNE e PCN de Geografia; ii) discutir as possibilidades de inserção das novas tecnologias no currículo de Geografia, dado a diversidade de recursos disponíveis atualmente; e iii) caracterizar os desafios da inclusão das tecnologias no ensino de Geografia. Portanto, a inclusão de tecnologias apresentam-se como sendo grandes potencializadoras no ensino de geografia, por proporcionarem acesso em tempo real de informações, personalização no ensino, observação e análise do espaço geográfico, aprendizagem interativa, desenvolvimento de competências e habilidades digitais. Porém, precisa-se haver maior debate no campo curricular, com o propósito de nortear e melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Marcos Gomes de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Ensino de Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí (PPGGEO-UFPI). Licenciado em Geografia pela UFPI (2018.1 - 2021.2). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (20182020) e foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (RP) (20202022) pela UFPI. Atuou como monitor nas disciplinas Recursos Didáticos para o Ensino de Geografia (2020), Biogeografia (2021), Atividade Curricular de Extensão 2 (ACE 2) (2021) e Atividade Curricular de Extensão 5 (ACE 5) (2021). É participante ativo do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG) da UFPI (2019-atual) e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo (GEODOC) da UFPI (2020-atual). Desenvolve pesquisas em Geografia, com ênfase no ensino da disciplina, metodologias de ensino, formação de professores e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de Geografia. Ex-professor estagiário pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC-PI) (20212022).

Alda Cristina de Ananias Araújo, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com formação concluída em 2022. Mestre em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI, com linha de pesquisa centrada na Organização do Espaço e Educação Geográfica (2023-2025). Atualmente, é Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia UFRRJ (2025-2029), com linha de pesquisa centrada no Território, Ambiente e Ensino de Geografia. Dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas no campo da Geografia, com especial ênfase no ensino de geografia e nas metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem com a utilização de recursos didáticos voltados para o componente curricular de Geografia. Possui interesse nos temas: Recursos Didáticos, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem de Geografia, Ensino dos aspectos físicos naturais, Currículo de Geografia e Metodologias de Ensino.

Armstrong Miranda Evangelista, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1993), Especialização em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Pós-Doutorado em Geografia, linha Ensino de Geografia, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (2018-2019). Atualmente é professor efetivo Associado IV da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Geografia. É professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, geografia escolar, educação e currículo de Geografia. Participa do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia - NUPEG, desde a sua fundação até os dias atuais, sendo o atual Coordenador. Coordena ainda o grupo de pesquisa GEOEDUC no CNPQ.

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Arquivos adicionais

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Sousa, M. G. de, Araújo, A. C. de A., & Miranda Evangelista, A. (2025). A inclusão de tecnologias no currículo de geografia: potencialidades e desafios na educação básica. Boletim Paulista De Geografia, 1(113), 290–309. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i113.3431

Edição

Seção

Artigos