A inclusão de tecnologias no currículo de geografia
potencialidades e desafios na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i113.3431Palavras-chave:
Currículo, Ensino de Geografia., TDICsResumo
O artigo em questão apresenta as potencialidades e os recorrentes desafios da inserção das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem em Geografia, uma vez que há mudanças significativas na sociedade nos últimos anos, tal como a evolução tecnológica e sua inserção no meio escolar, em que muitas vezes se dá de forma não planejada pelo corpo docente. O texto segue um enfoque qualitativo com base em leituras sistemáticas sobre o tema e documentos legislativos educacionais, tais como PNE e PCN. O trabalho torna-se importante em razão da necessidade de se discutir com mais intensidade os avanços e transformações das tecnologias na sociedade que afetam o setor educacional, e por apresentar informações importantes para as mudanças no campo curricular da Educação Básica atrelada às ferramentas digitais. Diante disso, tem-se como objetivo geral apresentar como são abordadas e inseridas as tecnologias no currículo de Geografia nos documentos legais, e como objetivos específicos: i) discutir como as tecnologias estão inseridas no PNE e PCN de Geografia; ii) discutir as possibilidades de inserção das novas tecnologias no currículo de Geografia, dado a diversidade de recursos disponíveis atualmente; e iii) caracterizar os desafios da inclusão das tecnologias no ensino de Geografia. Portanto, a inclusão de tecnologias apresentam-se como sendo grandes potencializadoras no ensino de geografia, por proporcionarem acesso em tempo real de informações, personalização no ensino, observação e análise do espaço geográfico, aprendizagem interativa, desenvolvimento de competências e habilidades digitais. Porém, precisa-se haver maior debate no campo curricular, com o propósito de nortear e melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Referências
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 11 jan. 2024
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasilia: MEC, 1997. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657%3Aparametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195%3Aseb-educacao-basica&Itemid=859. Acesso em: 9 jan. 2024.
CAMPOS, D. L.; SILVA, S. C. B. da. O conceito de currículo: um breve histórico das mudanças no enfoque das linhas curriculares. Revista Igapó, Amazonas, v. 3, n. 1, p. 28-39, abr. 2009. Disponível em: https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/30. Acesso em: 1 jan. 2024.
CASTELLS, E. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CAVALCANTI, L. S. O ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LADEIRA, F. F. As tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de geografia: para além de visões instrumentais. Ensino em revista, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 1-25, jun. 2022. Disponível:https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/66137. Acesso em: 3 jan. 2024.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
OLIVEIRA, I. J. de. As geotecnologias e o ensino de cartografia nas escolas: potencialidades e restrições. Revista brasileira de educação geográfica, Campinas, v. 7, n. 13, p. 158-172, jan./jun. 2017. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/491. Acesso em: 6 abr. 2024.
PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L. T. de. A sala de aula como ecossistema: tecnologias, complexidade e novos olhares para a educação. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora Puc, 2021.
PRODANOV; C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROCHA, D. G. da; GOUVEIA, L. B.; PERES, P. Práticas pedagógicas inovadoras: novos desafios. In: ROCHA, D. G. da; OTA, M. A.; HOFFMANN, G. (org.). Aprendizagem digital: curadoria, metodologia e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre: Penso, 2021. p. 13-28.
SANTOS, J. L. B. dos. Jogos digitais no ensino de Geografia: o histórico da educação lúdica e os desafios da atualidade. 2021. Trabalho de Conclusão Curso (Licenciatura em Geografia). Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/22760. Acesso em: 6 abr. 2024.
SAVIANI, N. Currículo: um grande desafio para o professor. Revista de educação, v. 1, n. 16, p. 34-38, dez. 2003.
SOUZA, M. A. de. Prática pedagógica: conceito, características e inquietações. In: Encontro ibero-americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola, 4,. 2004, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...], Porto Alegre: UFRGS, 2004.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Gomes de Sousa, Alda Cristina de Ananias Araújo, Armstrong Miranda Evangelista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.