A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O JOGO DE SIMULAÇÃO CITIES SKYLINES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3224

Palavras-chave:

resolução de problemas, jogos de simulação, mobilidade urbana, ensino de geografia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o uso de jogo digital de simulação de cidades Cities Skylines como recurso didático integrado à metodologia de resolução de problemas na análise da mobilidade urbana. Para isso, analisa um percurso didático que buscou proporcionar aos alunos situações que lhes permitissem refletir e propor configurações urbanas sustentáveis. Os sujeitos de investigação foram vinte e oito alunos do terceiro ano de Geografia do Ensino Médio integrado em informática do Instituto Federal Catarinense (Campus Videira). As atividades foram desenvolvidas durante três meses (com três aulas semanais), em grupos, com dois ou três alunos, totalizando dez equipes. Os alunos foram incentivados, por meio de desafios semanais, a considerar a sustentabilidade na sua dimensão social, econômica e ambiental, assim como a necessidade de uma cidade para as pessoas, com a presença de vias para pedestres e ciclistas e transporte público eficiente. Foi realizado análise de conteúdo dos projetos de cidades sustentáveis apresentados pelas dez equipes, no qual observou-se os encaminhamentos que os grupos deram para resolver os problemas e o plano de ação (Estratégia de resposta) para apresentar uma medida eficaz (Eficiência na solução) na cidade simulada. Para isso, os alunos precisaram ponderar as demandas da população, diversificar os meios de circulação, considerar as características do meio físico e pensar a cidade como um todo. Os resultados apontam que é necessário orientar os alunos para formular hipóteses, analisar o espaço urbano e elaborar alternativas e soluções para problemas reais nos centros urbanos.

Biografia do Autor

Solange Francieli Vieira, Universidade Estadual do Centro-Oeste; Instituto Federal Catarinense

Solange Francieli Vieira é licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO (2005), é bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2008) e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2008). É Docente do Instituto Federal Catarinense (IFC), onde atua como professor dos cursos de ensino médio integrado, graduação e pós-graduação. Éanda doutora do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. É membro do grupo de pesquisa e extensão de Educação Geográfica e Cartografia para Escolares - EDUCARTGEO (Departamento de Geografia Unicentro), membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Didática da Geografia (jovens pesquisadores) - REDLADGEO, membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica - NEPEG (UFG). Atualmente está cursando estágio de doutorado na Universidade de Valência (2022-2023).Tem experiência e desenvolve pesquisa em Análise Ambiental, Ensino de Cidade e Educação Geográfica.

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Marquiana de F. Vilas Boas Gomes é professora (Associada) no departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR. É membro efetivo do programa de pós-graduação em Geografia (UNICENTRO), nível de mestrado e doutorado. Graduou-se em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (1997; 1998); Possui mestrado (2002) e doutorado (2009) em Geografia, Linha - Dinâmica e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado (2019) em Ensino de Geografia, na linha Ensino-Aprendizagem de Geografia da Universidade Federal de Goiás com estágio pós doutoral no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Foi tutora de Grupo PET-Geografia do período de 2006-2009. Exerceu a função de Diretora de Cultura da Unicentro em 2009. Foi Pró-Reitora de Extensão e Cultura na UNICENTRO no período de 2010-2016. É líder do grupo de pesquisa EducartGEO - Educação Geográfica e Cartografia para Escolares. Foi orientadora no Programa de Iniciação a Docência PIBID da Geografia e do Interdisciplinar da UNICENTRO no período de 2012-2017. Atua como revisora de periódicos na área de Geografia e Extensão. Desenvolve várias atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas ensino de geografia, cartografia escolar e formação de professores de geografia.

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

Vieira, S. F., & de Freitas Vilas Boas Gomes, M. (2024). A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O JOGO DE SIMULAÇÃO CITIES SKYLINES. Boletim Paulista De Geografia, 1(112), 1–23. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3224