Currículo Paulista do Ensino Médio:

implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia

Autores

  • Barbara Silva Alves de Lima Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro.
  • Nivea Massaretto Verges Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Gabriel Grazzini Gabriel Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.54446/bpg.v1i108.2351

Palavras-chave:

Currículo e Prática Docente, Ensino de Geografia, Geografía escolar, saberes docentes

Resumo

A introdução da lei nº 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) causaram profundas mudanças sobre a Educação Básica nacional, refletindo na reformulação dos currículos estaduais e municipais de todo país e na alteração dos conteúdos das disciplinas escolares, em especial da Geografia voltados ao Ensino Fundamental e Médio. O objetivo deste artigo é analisar de forma crítica a implantação destes documentos na rede estadual paulista de Educação, assim como os impactos sobre o ensino de Geografia através dos itinerários formativos no Ensino Médio, além de reflexões e possíveis caminhos para o ensino da Geografia, pautados na compreensão de que o currículo, sua construção e prática não devem estar desassociados do trabalho docente e sua relação na construção coletiva do conhecimento escolar, justamente por tratar-se de um projeto institucional de sociedade. Através de uma leitura dialética do processo histórico de elaboração e reprodução dos documentos, evidenciou-se o contexto político de produção da BNCC e sua rápida inserção na reformulação do currículo Paulista, tendo, a parte voltada ao Ensino Médio, sido inserida durante o contexto de pandemia, onde professores e comunidade escolar demonstravam fragilidade em sua articulação para contestação. A pesquisa também revelou o esvaziamento dos conteúdos da Geografia dentro dos itinerários formativo voltados ao Ensino Médio, trazendo a reflexão sobre a necessidade do reconhecimento dos saberes docentes na elaboração e organização dos conteúdos essenciais para a prática de ensino escolar.

Biografia do Autor

Nivea Massaretto Verges, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. Licenciada e bacharel em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Atualmente é Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro e Bolsista Capes. Foi membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA (UNESP - Presidente Prudente) e do Grupo de Pesquisa: Interações na Superfície, Água e Atmosfera - GAIA (UNESP-Presidente Prudente). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Didática (IFMT - Campus Várzea Grande), do Núcleo de Ensino de Geografia e Didática - NEGED (UNESP-Rio Claro) e do Conselho Editorial do Periódico Geografia (UNESP-Rio Claro). Atuou como Professora na Rede Municipal de Itatiba/SP e Rede Estadual de São Paulo, no Colégio Objetivo de Jarinu/SP, na Rede SESI - SP, na Rede Estadual de Mato Grosso, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT/Campus Cuiabá, no Colégio Maxi - Cuiabá e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul/Campus Charqueadas. Tem experiência na área de Geografia, trabalhando com Ensino de Geografia.

Gabriel Grazzini Gabriel, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando em Geografia pela UNESP-Rio Claro. Mestre em Geografia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) (2019). Tem experiência de pesquisa na área de Geografia e Geografia Politica, com ênfase em Educação e Formação Humana. Possui graduação em Geografia pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) (2014)

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

Silva Alves de Lima, B., Massaretto Verges, N., & Grazzini Gabriel, G. (2023). Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia. Boletim Paulista De Geografia, 1(108), 50–69. https://doi.org/10.54446/bpg.v1i108.2351