HEGEL:
A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i110.3128Palavras-chave:
Conhecimento, Hegel, Formação de Professores, Criatividade, ArteResumo
Este artigo discorre sobre o processo do conhecimento na consciência, e como esse conhecimento da certeza sensível é percorrido pela consciência em busca do saber absoluto, na obra Fenomenologia do Espírito de Hegel um dos mais importantes filósofos do século XVIII. Para a formação de professores de Geografia procura-se compreender de que forma a arte e os processos criativos, no desenvolvimento dos conteúdos geográficos por meio da experiência da consciência contribui para sua formação. Saber como se dá o processo de conhecimento e como esse conhecimento é construído. Sendo esses processos elevados ao nível de associação, visando o ensino e aprendizagem para se compreender de que forma esses conhecimentos se apresentam como construção do ato de pensar para a formação do pensamento, e como os processos criativos a partir da experiência da consciência pode corroborar nesse contexto, encontrando no caminho da consciência em si para a consciência para si, como ato de conhecimento para a formação de professores em Geografia alinhado ao processo histórico de desenvolvimento da autoconsciência da humanidade.
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