HEGEL:

A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

  • Emerson Ribeiro UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i110.3128

Palavras-chave:

Conhecimento, Hegel, Formação de Professores, Criatividade, Arte

Resumo

Este artigo discorre sobre o processo do conhecimento na consciência, e como esse conhecimento da certeza sensível é percorrido pela consciência em busca do saber absoluto, na obra Fenomenologia do Espírito de Hegel um dos mais importantes filósofos do século XVIII. Para a formação de professores de Geografia procura-se compreender de que forma a arte e os processos criativos, no desenvolvimento dos conteúdos geográficos por meio da experiência da consciência contribui para sua formação. Saber como se dá o processo de conhecimento e como esse conhecimento é construído. Sendo esses processos elevados ao nível de associação, visando o ensino e aprendizagem para se compreender de que forma esses conhecimentos se apresentam como construção do ato de pensar para a formação do pensamento, e como os processos criativos a partir da experiência da consciência pode corroborar nesse contexto, encontrando no caminho da consciência em si para a consciência para si, como ato de conhecimento para a formação de professores em Geografia alinhado ao processo histórico de desenvolvimento da autoconsciência da humanidade.

Referências

BITTENCOURT. Rodrigo. P. AS VISÕES DE HEGEL E MARX ACERCA DA HISTÓRIA. Pol. Hist. Soc., Vitória da Conquista, v. 21, n. 2, p. 183-196, jul-dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i2.10409

CLAVIER, Paul. Kant. Le sidé escosmologiques. Paris: Presses Universitaires de France. 1997.

GOLEMAN, Daniel, KAUFMAN, Paul, RAY, Michael – Espírito Criativo. São Paulo: Cultrix – Amana Key, 1992.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

_______________. Hegel. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

_______________. Ciencia de la lógica. 2 vols. Buenos Aires; Solar, 1993 [Trad. de Augusta y Rodolfo Mondolfo].

_______________. Fenomenologia do Espírito. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1992. pt.1.

LUKÁCS, György. Sociologia/org. José de Paulo Netto e Carlos Nelson Coutinho – São Paulo. Ática, 1981.

POINCARÉ, Henri. O valor da ciência. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.

RIBAS, Alexandre. D. E VITTE, Antonio. C. O CURSO DE GEOGRAFIA FÍSICA DE IMMANUEL KANT (1724- 1804): UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA E A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA v. 10 n. 19 (2008): Geographia. DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2008.1019.a13554

NUNES, Ana I. B. L. e SILVEIRA, Rosemary do N.. Psicologia da aprendizagem: teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2009.

REDYSON, Deyve. 10 Lições sobre Hegel (3 EDIÇÃO). 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. V. 1. 88 p.

RIBEIRO. Emerson. Processos criativos em Geografia: metodologia e avaliação para a sala de aula em instalações geográficas. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

RIBEIRO. Emerson. A GEOGRAFIA E A ARTE NO PROCESSO DE AUTOCONSCIÊNCIA DA HUMANIDADE: PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS. R. Ra’e Ga. Curitiba, v.46, p. 165 -184, Abr/2019. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v46i1.58127

RIBOT, Th. LèssaisurlÌmaginationCréatrice - Alcan, 1 vol. 8 – 1908.

SILVA, A. G. F. HEGEL & a EDUCAÇÃO. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. 112 p .

VITTE, Antonio C. A geografia física: da conformidade-a-fins à paisagem. Caderno Prudentino de Geografia, n. 30. Presidente Prudente. 2008.

VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKI, Lev. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VYGOTSKY, Lev.S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores/Lev SemionovichVigotski; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes. – São Paulo: Ática, 2010.

Site:

https://www.ethicalpolitics.org/ablunden/pdfs/Hegel-and-Marx.pdf Qual é a diferença entre Hegel e Marx? Andy Blunden. Tradução: João Narciso. 26/ 05/ 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Ribeiro, E. (2023). HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Boletim Paulista De Geografia, 1(110), 189–210. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i110.3128