AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
Palavras-chave:
Conhecimento do Conteúdo, Relevo e suas Dinâmicas, Conhecimento DocenteResumo
O conhecimento do conteúdo é uma importante matéria prima para a construção de práticas pedagógicas em Geografia na educação básica. Neste trabalho serão trazidas questões relativas ao conhecimento do professor frente ao conteúdo “relevo” e as abordagens desse conteúdo em sala de aula. Em qual medida o conhecimento do conteúdo apresentado pelo professor favorece, ou não, a aproximação das práticas em Geografia da finalidade social atual posta a essa disciplina escolar. Pretende - se também, suscintamente, apresentar os rumos dos trabalhos na área da formação do docente geógrafo e do ensino de Geografia na educação básica, tomados no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Quanto a isso, os dados aqui indicados revelam a incipiência da abordagem das referidas temáticas nessa instituição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.