AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO

Autores

  • Valéria de O. Roque Ascenção Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberto Célio Valadão Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Conhecimento do Conteúdo, Relevo e suas Dinâmicas, Conhecimento Docente

Resumo

O conhecimento do conteúdo é uma importante matéria prima para a construção de práticas pedagógicas em Geografia na educação básica. Neste trabalho serão trazidas questões relativas ao conhecimento do professor frente ao conteúdo “relevo” e as abordagens desse conteúdo em sala de aula. Em qual medida o conhecimento do conteúdo apresentado pelo professor favorece, ou não, a aproximação das práticas em Geografia da finalidade social atual posta a essa disciplina escolar. Pretende - se também, suscintamente, apresentar os rumos dos trabalhos na área da formação do docente geógrafo e do ensino de Geografia na educação básica, tomados no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Quanto a isso, os dados aqui indicados revelam a incipiência da abordagem das referidas temáticas nessa instituição. 

Downloads

Publicado

2017-05-19

Como Citar

Ascenção, V. de O. R., & Valadão, R. C. (2017). AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO. Boletim Paulista De Geografia, (90), 167–178. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/814

Edição

Seção

Artigos