Cartografia inclusiva: reflexões e propostas

Autores

  • Regina Araujo de Almeida Geografia - FFLCH - USP
  • Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena Geografia - FFLCH - USP
  • Waldirene Ribeiro do Carmo Geografia - FFLCH - USP

Palavras-chave:

Inclusão, Cartografia Escolar, Interativa e Tátil, Etnocartografia.

Resumo

Cada vez mais, nesta sociedade digital vivendo a era da informação móvel, os mapas são vitais e onipresentes, estão em toda parte.  Recursos inovadores, dispositivos como os celulares e seus aplicativos ampliaram o potencial da Cartografia, agora com novos mapeadores e usuários. Espera-se que os mapas sejam acessíveis a todas as pessoas, respeitando a ideia dos direitos e oportunidades iguais. Para Introduzir esta temática, são analisados os conceitos de igualdade e inclusão, o que justificaria uma cartografia para todos. O presente texto tem como principal objetivo discutir diferentes abordagens cartográficas, apresentando algumas experiências de Cartografia Inclusiva: a Cartografia tátil, a Etnocartografia na Comissão Pró-Índio do Acre e os mapeamentos participativos em escolas de periferia da cidade de São Paulo. Um dos maiores desafios apontados está centrado na educação cartográfica, na formação de professores e na sua contínua atualização. Ao final, é proposta uma Agenda para a Cartografia Escolar Inclusiva, de acordo com seus novos desafios, explorando outros caminhos para a criação e uso dos mapas, em formatos multissensorais, interativos, multiculturais com uma diversidade de bases teóricas, métodos, técnicas e métricas. Um quadro teórico atual e abrangente para a Cartografia, conforme apresentado neste artigo, contempla os novos cenários da Cartografia onipresente com mapas podendo ser criados e utilizados por qualquer pessoa com pouco conhecimento de computação e virtualmente de qualquer local da superfície da Terra, com quase qualquer finalidade e a qualquer momento.

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

Almeida, R. A. de, Sena, C. C. R. G. de, & Carmo, W. R. do. (2018). Cartografia inclusiva: reflexões e propostas. Boletim Paulista De Geografia, (100), 224–246. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1507