A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA

Autores

  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Prefeitura Municipal de São Paulo

Palavras-chave:

Redação, contexto, ensino, geografia

Resumo

A Escola, na qual convivemos, se apresenta como um inundo onde tratamos de outros mundos. Especificamente, um espaço vivo que nos permite lidar com o espaço chamado "geográfico". Este texto se propõe partir de e chegar até esse jogo de mundos e espaços, tornando o nosso fazer geográfico uni exercício sistemático de ensinar geografia. Muitas vezes pensamos estar ensinando uma ciência produzida no universo acadêmico; outras vezes, ainda, tudo se passa como um mascaramento ideológico em que os lugares são valorizados proporcionalmente ao desinteresse por sua aprendizagem. Em qualquer situação escolar, não tios sentimos como profissionais geógrafos, mesmo quando esta é nossa formação específica. Diversas concepções sociais podem até encarar com certa naturalidade essa divisão profissional. Mas a nossa, em particular, reconhece nela uma ruptura crónica no interior do fazer geográfico. Ensino e pesquisa como fazeres distantes e uma Geografia sendo feita, dominantemente, a margem de si mesma, de seu sentido...    

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

Oliveira, C. D. M. de. (2017). A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA. Boletim Paulista De Geografia, (70), 23–34. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925

Edição

Seção

Artigos